Juliano Loureiro • dez. 29, 2021

Compartilhe este artigo:

Você precisa de um “empurrãozinho” para aprimorar a escrita do seu livro? Os apps podem ser uma boa pedida! Neste artigo, confira 10 aplicativos para ajudar no planejamento do seu livro.


A tecnologia está aqui para deixar o nosso dia a dia ainda mais prático e produtivo. Por isso, esses aplicativos podem ser tão essenciais para escritores, desde os mais jovens até os mais experientes. Quer saber mais sobre? Basta seguir a leitura!

Parte I: Antes de escrever

Antes mesmo de uma única palavra ser cometida no papel, os autores passam por uma tonelada de trabalho árduo: pensando, organizando, traçando, pesquisando e aperfeiçoando a semente de sua ideia. Felizmente, existem muitos aplicativos prontos para ajudá-lo a cada passo do caminho! Então é você:

Para quem está cansado de rabiscar ideias para histórias nos cantos enrugados das toalhas de mesa, o Day One é um aplicativo de registro no diário para iPhones, iPads e Macs. 


Ele permite que você registre em diário e até mesmo o presenteie com uma série de recursos gratuitos enquanto você faz isso, incluindo: uma interface limpa, sincronização, importação de fotos, lembretes e funcionalidades de metadados.

Leve, limpo e gratuito” é como o Simplenote se comercializa - e é verdade! As melhores histórias podem começar com as menores das ideias, e o Simplenote é uma das maneiras mais simples de garantir que você as tenha todas anotadas. 


Além disso, todas as suas notas têm backup e a função de pesquisa significa que você pode encontrar notas antigas sempre que quiser recuperá-las.

A dica nº 1 de Neil Gaiman para aspirantes a escritor é: “Leia tudo o que puder. Leia os clássicos em qualquer área da escrita em que queira trabalhar para saber quais são os melhores pontos. Leia fora de suas áreas de conforto para saber o que mais está disponível".


Portanto, se você quiser melhorar a experiência de leitura em seu computador, recomendamos o Mercury Reader : uma extensão do Chrome que pode otimizar qualquer página da web para você.

Você diz: “Trello”, dizemos, “Hel- lo .” Porque o Trello é incrivelmente útil. É um aplicativo de gerenciamento de projetos infinitamente flexível: você pode usá-lo como um quadro de cortiça virtual para estruturar seu manuscrito, por exemplo. 


Ou você pode vê-lo como um gerenciador de tarefas para controlar quais cenas você planeja escrever a seguir. O que quer que você decida fazer com ele, tudo o que você precisa fazer é mover suas “cartas” para começar a organizar seu livro.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

WorkFlowy é uma forma de “organizar sua mente”. Simplificando, é um aplicativo bacana que facilita o delineamento. 


Stewart Butterfield e Cal Henderson (co-fundadores do Slack) e Ev Williams (fundador do Medium, Twitter e Blogger) são fãs dele - e os escritores podem usá-lo para delinear todo o seu romance ou apontar um ponto de trama particularmente complicado. Simplesmente comece a partir do quadro geral e vá descendo até que suas ideias se cristalizam em uma história.

Você já se perguntou se seus pontos de enredo fazem realmente sentido ou se uma ideia de história pode se conectar a outra ideia de história? Bem, um mapa mental é uma forma visual de examinar as relações potenciais entre as coisas. 


Felizmente, uma das melhores tecnologias de mapeamento mental é gratuita: o Coggle permite que você codifique os caminhos por cores e faça diagramas realmente bonitos sem nenhum esforço.

Parte II: Durante a  escrita

Para cumprir sua meta de contagem de palavras, às vezes você precisa desligar tudo o mais e apenas escrever. Então diga adeus ao Instagram! Abandone o Facebook! Twitter? O que é isso?


O traço comum nos aplicativos a seguir é que todos eles são processadores de escrita livres de distrações. Eles fornecerão o que você precisa para escrever 1.666 palavras por dia - apenas você e uma página em branco.

FocusWriter é um dos processadores de texto livres de distração mais populares que existem. 


Não há muitas funcionalidades de formatação e edição (embora existam cronômetros, temas, estatísticas e um corretor ortográfico) - mas o ponto simples do FocusWriter é permitir que você escreva. Se você só precisa de uma página em branco e nada mais, esta é uma escolha sólida.

WriteMonkey é uma opção elegante e enganosamente poderosa se você quiser fazer alguma escrita sem distrações. 


Sua interface de tela inteira é espartana e desprovida de qualquer barra de ferramentas, a menos que você saiba quais teclas pressionar. Na parte inferior da tela, você encontra tudo o que você precisa para escrever: um contador de palavras e um relógio minúsculo. 


WriteMonkey pode ser executado a partir de um stick USB, pois é um aplicativo portátil, e você pode usar os atalhos do teclado para acessar todos os comandos de que precisa. (Sério, tudo.)

cta-juliano
cta-juliano

Q10

Como diz a análise da Cnet, “Q10 é pequeno, rápido e sai do seu caminho”. É um aplicativo de escrita bacana que vem com apenas alguns sinos e assobios: em particular, sessões de escrita cronometradas, se isso for algo que fará sua escrita ir.

yWriter é um processador de escrita sem distrações que foi construído especificamente com os escritores em mente. E você pode dizer: tudo nele é baseado em uma estrutura nova. Você divide os projetos em capítulos e os capítulos em cenas. 


As guias também especificam personagens, itens e outras notas para referência rápida e indexada aos recursos da história e outras pesquisas que você possa ter conduzido.


Gostou de conferir quais são os 10 aplicativos para ajudar no planejamento do seu livro?

Aprenda mais no YouTube

Após conhecer todos esses aplicativos, que tal aprender mais? Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: