Juliano Loureiro • mar. 12, 2021

Compartilhe este artigo:

“Elementar, meu caro Watson!”.


Essa simples frase marca a brilhante carreira de Arthur Conan Doyle.
O seu personagem mais famoso, Sherlock Holmes, é um marco histórico da literatura policial. Não para menos, foram 60 histórias de Holmes e seu parceiro Dr. Watson.


Popularmente limitada ao detetive, a vida e a carreira de Doyle têm suas curiosidades e muitos fatos pouco conhecidos por grande parte dos leitores. Se Sherlock não deixava nenhuma história sem aparar as suas arestas, não vai ser a do seu pai que a deixaremos sem contar.


Preparei uma biografia de Arthur Conan Doyle e já digo que além de Holmes, a religião e até mesmo o terror ganharam páginas na bibliografia de Doyle. Então, prepare-se para investigar a vida desse grande escritor da literatura mundial.

A vida de Arthur Conan Doyle

arthur-conan-doyle

Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor - e médico - escocês nascido em 22 de maio de 1859. Apesar de ter nascido em uma família rica, não significa que ele teve a infância maravilhosa que pensam.


Apesar de ter nascido em Edimburgo, a família de Doyle era irlandesa e católicos fervorosos. Essa informação é importante porque a religião terá papel fundamental na vida do escritor, nos bons e maus momentos.


Além de bastante religiosa,
a família Doyle era muito respeitada no mundo das artes. Seu pai Charles, nem tanto - esse era mais lembrado pelas bebedeiras -, mas a mãe era uma entusiasta literária, sendo a primeira e principal influência para o nosso autor.


Porém, o lado religioso da família acabou orientando a infância de Doyle e, aos nove anos de idade, a criança Arthur foi enviada para a Inglaterra, onde estudaria na Hodder Place; uma escola jesuíta, em Stonyhurst. Foram 2 anos em Hodder Place antes de  Doyle ir para Stonyhurst College, onde ficou por 5 anos.


Os anos no internato não foram bons para Arthur Conan Doyle. Ele era vítima constante de
bullying e castigos físicos eram comuns nessas instituições religiosas. O que “salvou” Doyle foi seu hobbie pela escrita. Mesmo em uma fase difícil da sua vida, ele conseguiu esboçar seus primeiros textos e até mesmo cativar um público de jovens.


Apesar do seu refúgio na literatura contra as violências sofridas, ao término dos seus estudos, toda sua família acreditava numa carreira artística. Mas Doyle surpreendeu a todos e ingressou na Universidade de Edimburgo, porém no curso de Medicina. 


E você acredita que, graças à ela, à Medicina é que Arthur Conan Doyle se tornou famoso? Eu explico.


Dizem que durante a faculdade, Doyle teve um professor com uma capacidade de observação apuradíssima, totalmente fora de série. O professor era o Dr. Joseph Bell e, segundo fontes, foi o grande inspirador para a criação de Sherlock Holmes.

A carreira de Conan Doyle

Doyle levava a sério os estudos da Medicina, mas isso não o impediu de dar início a uma futura promissora carreira literária. Duas histórias dessa época merecem destaque: “The Mystery of Sasassa Valley” (O Mistério do Vale Sasassa) e “The American Tale” (O Conto Americano), esse último conto foi publicado na London Society.


Por alguns anos, Doyle conciliou muito bem as duas profissões, inclusive uma inspirando a outra. Em uma viagem ao Círculo Ártico, como cirurgião da embarcação - que nada mais era que um barco de caçadores de baleia -, Doyle inspirou-se para criar a história
“Captain of the Pole Star” (Capitão da Estrela Polar).


Medicina e literatura andaram por muitos anos juntas, mas a carreira médica não estava permitindo a dedicação desejada por Doyle, para seus textos. Por fim, Arthur Conan Doyle abandonou a medicina e passou a se dedicar aos textos e livros. Ah! E em substituição à medicina, quem passou a andar junto à literatura, na vida de Doyle, foi a religião.


Em 1887, Arthur Conan Doyle traria ao mundo um dos mais emblemáticos personagens da literatura policial. Foi em
Um Estudo em Vermelho” que fomos apresentados a Sherlock Holmes e Dr. Watson. Depois disso, foram só mais 59 histórias dessa dupla.


Não vai achar que foi fácil o nascimento dessa dupla.
“Um Estudo em Vermelho” começou a ser escrito em 1886, com o nome de “A Tangled Skein” (Um Novelo Embaraçado). Mas, foi com o outro nome com que Arthur Conan Doyle publicou a sua primeira história de Holmes, na revista Beeton's Christmas Annual. 


No mesmo ano que começou a despontar para o sucesso, Doyle começou a participar ativamente da comunidade espírita. Em 1887, submeteu duas cartas sobre a sua conversão ao espiritismo, a um periódico religioso e, até por volta de 1916, escreveu três livros que, segundo estudiosos, seriam autobiográficos.


Deixando a vida religiosa de lado, não demorou muito para que Doyle tivesse sua segunda história publicada. E novamente, em uma revista.
“The Signo of the Four” (O Signo dos Quatro) foi publicada na revista Lipincott’s Magazine, em fevereiro de 1890.


O período entre os anos de 1890 e início de 1900 foi bem produtivo para Doyle. Nesse intervalo, ele produziu as suas principais obras:
“O Signo dos Quatro” (1890), “As Aventuras de Sherlock Holmes” (1892), “As Memórias de Sherlock Holmes” (1894) e “O Cão dos Baskervilles” (1901), todas com a dupla Holmes e Watson.


As últimas histórias de Sherlock Holmes, sob a escrita de Doyle, foram publicadas em uma coletânea chamada
“O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes”, em 1928.


Arthur Conan Doyle faleceu na Inglaterra, no dia 7 de julho de 1930.

cta-livro-lucas-amazon
cta-livro-lucas-amazon

Curiosidades sobre Doyle

  • Em 1893, Arthur Conan Doyle tentou matar Sherlock Holmes, para se dedicar às escritas sobre o espiritismo;


  • a ideia não agradou ao público e o autor voltou com o personagem como um fantasma em “O Cão dos Baskervilles” e, definitivamente, em “A Casa Vazia”;


  • Arthur Conan Doyle também produziu romances históricos. O de maior sucesso, “Rodney Stone”, foi publicado em 1896 e fala sobre a Era Napoleônica;


  • o endereço fictício – 221B, Baker Street, Londres, abriga hoje o museu do ilustre detetive Holmes;


  • em 1902, o rei Eduardo VII concedeu a Doyle o título de Sir pela publicação de diversos artigos a favor de seu país na Guerra dos Bôeres e no livro “A Guerra na África do Sul”;


  • Arthur Conan Doyle também produziu boas histórias de terror: 
  • O Funil de Couro;
  •  Terror da Fenda de Blue John; 
  • O Gato Brasileiro;
  • O Horror das Alturas;
  • A Nova Catacumba;
  • O Caso de Lady Sannox

Principais obras de Arthur Conan Doyle

  • Um Estudo em Vermelho (1887);
  •  Signo dos Quatro (1890);
  • Um Escândalo na Boêmia (1891);
  • O Mistério do Vale Boscombe (1891);
  • As Aventuras de Sherlock Holmes (1892);
  • Ritual Musgrave (1893);
  • O Problema Final (1893);
  • O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes (1902);
  • O Cão de Baskervilles (1902);
  • A Volta de Sherlock Holmes (1905);
  • O Mundo Perdido (1912);
  • O Detetive Moribundo (1913);
  • O Vale do Terror (1915);
  • A Vampira de Sussex (1924).


Agora que você já conhece um pouco da vida de Sir Arthur Conan Doyle, pode investigar a fundo as suas histórias e escolher a sua próxima leitura.


Pensa que acabou? Elementar, meu caro leitor.


Antes de você ir, quero fazer um convite muito especial. Que tal sair do romance policial direto para uma história futurística, para uma distopia em companhia do Lucas, no livro que acabei de lançar?!


Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história?
Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: