Juliano Loureiro • nov. 15, 2021

Compartilhe este artigo:

Pergunte a um leitor ávido o porquê dele gostar tanto de ler. Prepare-se para ouvir uma lista infindável de argumentos, pontos de vista e benefícios da leitura. É claro que você terá uma percepção individual e, por mais que não haja um embasamento científico nessa fala imediatista, a gente sabe muito bem algumas vantagens da leitura.


E é sobre o que a leitura causa de bom em nós leitores que irei falar neste post. De antemão, como sempre ressalto, a literatura não é uma ciência exata, não é medicina, não é biologia. Ela é humana, então seus conceitos são mais flexíveis do que rígidos, então nos dá uma liberdade para expressarmos e afirmarmos com veemência os nossos próprios conceitos sobre o que a leitura nos proporciona.


Irei listar benefícios pessoais e trarei alguns “com fontes científicas” para dar uma validada na lista. Sem mais delongas, vamos conferir os benefícios de ler bons livros!

1. Novas conexões

Antes de falar propriamente sobre o que são essas novas conexões, gostaria que você entendesse que os “benefícios de ler bons livros” não significa que vou julgar se o livro que você está lendo é realmente bom ou não, esse discernimento é pessoal, exclusivamente seu. Um bom livro é sempre aquele que você gosta!


Por que ler um livro é bom para fazer novas conexões? Vou dar o meu exemplo pessoal: quando eu não tinha muito o hábito da leitura, eu lia meus livros e não comentava com ninguém, nem procurava também trocar ideia sobre leituras, achava que era um hábito meio solitário.


Mas com o tempo, com a explosão das redes sociais, comecei a mostrar um pouco desse meu hobby. Mostrava o que estava lendo, os livros que comprava etc. E aí, alguns amigos começaram a trocar ideia sobre gostos literários em comum. Pessoas que não eram tão próximas, começaram a puxar conversa por causa de algum livro, interesse literário, saber se tal livro era bom ou não, enfim,
criei novos vínculos e fortaleci outros por conta do gosto pela literatura.


Hoje, já tirei por completo a ideia de que a leitura é um hobby solitário, tenho sempre aqueles amigos para conversar sobre literatura, sobre autores favoritos, troca de informações, ou seja, por causa dos livros fiz novas amizades e inclusive, conheci novas pessoas!

2. Válvula de escape

Pode parecer contraditório, mas um bom livro também é um excelente isolante de problemas. Sabe quando você quer sumir do mundo, nada tá dando certo, seu dia está péssimo e você não quer trocar nenhuma palavra com ninguém? Abra um livro e mergulhe. Isole-se em um mundo que não é o seu e os seus problemas não existam.


A leitura tem esse poder de nos desligar temporariamente do nosso mundo e nos permitir viver ou vivenciar a vida de outros. É bom quando precisamos dar uma refrescada na mente, aliviar as tensões no cérebro e não ter que fazer absolutamente nada!


Assim, esquecemos as coisas que nos corroem, descansamos corpo e mente e após esse refresco, estamos aptos a recomeçar tranquilamente. Não é fingir que os problemas não existem, mas é dar uma pausa, desacelerar, tirar pensamentos ruins da cabeça, proporcionar um pouco de prazer para nossa mente, para que não fiquemos saturados.


Tenha sempre por perto um livro para esses momentos de tensão!

3. Enriquecimento cultural

Vou trazer mais uma experiência pessoal com a leitura. Quem muito me influenciou indireta e diretamente na leitura foi meu pai. Desde muito novo, sempre tivemos assinatura de gibis em casa e meu pai sempre estava lendo, sempre. E sempre nos presenteava com livros.


Recentemente, conversava com ele sobre livros em geral e ele falou que os livros que eu lia não traziam nenhum ‘aprendizado’. Questionei ele o que seria aprendizado e por que todo livro tem que nos ensinar alguma coisa? Nos ensinar nos moldes que ele questionou.


Meu pai é leitor de obras “clássicas”, digamos assim, eu já me enveredo por outras áreas como terror,
sci-fi etc. O que meu pai questiona é que a leitura desses gêneros não nos ensina nada a respeito, por exemplo, da época em que o escritor escreveu seu livro. E aí fui entender. 


Por exemplo: quando você lê um
Machado de Assis, você entende o comportamento da sociedade, os problemas e comportamentos sociais, tem contato com uma escrita diferente. O que, supostamente, não acontece ao ler um Stephen King. Ou será que acontece? 


Acredito que meu pai ainda tem uma visão muito escolástica, acadêmica da literatura. Porém, eu já vejo além, obviamente meus autores favoritos não me proporcionam um contato com outros tempos históricos, mas em toda leitura há sim um ensinamento. Talvez a gente não perceba porque estamos lendo por prazer, em um momento de relaxamento.


Mas não podemos falar que não há aprendizado, toda leitura nos coloca em contato com uma pessoa diferente (o autor) com uma bagagem histórica e cultural e que por
99% das vezes reflete na sua escrita. Isso, sem contar as próprias narrativas, que podem nos trazer informações verídicas sobre povos, histórias de países, enfim.


Acredito que muitos pensam como meu pai, que algumas leituras não nos ensinam nada. Que a leitura por prazer não seja aprendizado, o que é um tremendo engano. Ler é nos colocar em contato direto com a cultura do outro, do autor, dos personagens fictícios ou não.


Claro que não há certo ou errado sobre como se aproveitar de uma leitura, as únicas verdades são há de que toda leitura tem conhecimento e que só quem se permite, absorve o conhecimento e a cultura. Ah! E não existe conhecimento melhor ou pior que o outro.

4. Vocabulário

Este tópico poderia muito bem ser um 3.1, pois é reflexo do benefício anterior. Não há forma mais prazerosa do que expandir nosso vocabulário através da leitura.


Quanto mais lemos, quanto mais diversificamos as leituras e aí dá até para conciliar com as “leituras clássicas” do meu pai, quanto mais autores e gêneros, mais variável é o nosso contato com diferentes ‘dialetos’, digamos assim.


Leia um livro de 1897, leia um livro de 2021, mensure a fluidez de leitura. Provavelmente, você terá alguns estranhamentos no livro mais antigo
“opa! Que palavra é essa? O que significa isso?”. Mas isso não impede que um livro recente também lhe cause alguma estranheza.


O meu pai, por exemplo, se ler um livro com temática atual, poderá se deparar com expressões, gírias, abreviaturas, termos em inglês que para gente já é comum, para ele e outros leitores podem ser novidades.


Então, acrescente ao hábito de ler bons livros, ter um bom dicionário por perto também. Você vai ver como o contato com formas de escritas diferentes também irá te auxiliar em produções textuais, quando você precisar escrever um simples texto, todas as formas de escrita que você absorveu estarão prontas para serem postas para fora!

5. Estimula a criatividade

Um dos benefícios da leitura que acho mais importante é o estímulo à criatividade. E é um benefício assim, silencioso, muita gente nem dá tanto importância aos pensamentos que vem à mente enquanto estamos lendo.


Uma forma de ilustrar como a nossa criatividade aflora durante a leitura é trazer um dos principais pontos do debate “livro ou filme”. Quando é lançada a pergunta qual o preferido das pessoas, a grande maioria sempre responde preferir o livro. E um dos argumentos é que as pessoas imaginavam uma coisa e ela não era representada no cinema ou sem a grandiosidade que imaginamos.


Ao ler, o nosso cérebro, automaticamente, cria os cenários, personifica os personagens - quem nunca criou um personagem na cabeça e se frustrou com a escolha do ator para a representação cinematográfica?


E por mais detalhada que seja a narrativa de uma história, o leitor sempre cria as suas particularidades, imagina detalhes e cenários e isso enriquece a leitura e é a melhor maneira de trabalharmos o cérebro.

6. Ajuda na concentração

Eu acabei de afirmar que uma das vantagens da leitura é estimular o nosso cérebro, trazer inquietude criativa para nossa mente, mas um outro benefício de ler bons livros é trabalhar a nossa concentração. 


Acho que não é preciso explicação científica para isso, acho que todos nós, leitores, temos os nossos ritos para uma boa leitura, para que possamos imergir na história. Algumas pessoas precisam de silêncio total, outras utilizam fones e músicas específicas e tem aquelas que conseguem ler em qualquer ambiente e situação.


Ao abrirmos nossos livros buscamos dedicarmos 100% à leitura, então foco e concentração são trabalhados e, com o hábito da leitura, com o tempo a tendência é que consigamos atingir mais rápido o nível de concentração desejado.


E quanto mais lemos, quanto mais colocamos essas funções cognitivas para trabalhar, mais fácil conseguiremos realizar nossos trabalhos e tarefas sem distrações e mesmo em ambientes não tão propícios.Eu, por exemplo, hoje consigo fazer uma leitura sem distração, mesmo no transporte coletivo.


Listei apenas 6 benefícios de ler bons livros, mas acredito que essa lista tende a chegar facilmente em dezenas de vantagens! Conte para nós, nos comentários, quais os benefícios que a leitura traz para a sua vida!

Além de ler, você gosta de escrever?

Agora, antes de você sair, eu tenho mais uma dica muito importante! Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: