Juliano Loureiro • dez. 14, 2021

Compartilhe este artigo:

“Tem dia que a gente se sente, como quem partiu ou morreu…” , “Estava à toa na vida, o meu amor me chamou, para ver a banda passar tocando coisas de amor.”. Esse lado compositor e músico de Chico Buarque, muito provavelmente você conhece e já tenha ouvido algumas de suas composições.


Agora, você sabia que além de um dos principais artistas da música nacional,
Chico Buarque de Hollanda é também um escritor premiado e é tão aclamado quanto na MPB? Assim como suas canções, suas obras literárias já beiram a definição de clássicos nacionais.


Mas, como ao que nos interessa em primeiro instante são os livros, vamos falar do escritor Chico Buarque. Será que a gente conhece tão bem a sua veia literária quanto falamos de suas músicas? É o que veremos!


Ajeite-se na cadeira, arrume a sua postura e, antes de tudo, vamos conhecer um pouco da vida desse artista completo.

Uma pequena biografia de Chico Buarque

chico-buarque

Para manter o foco do blog, vou cometer a audácia de “ignorar”, neste momento, a carreira musical de Chico Buarque de Hollanda. Vamos dar ênfase a um pouco da sua história de vida e vamos falar de suas principais obras literárias.


Como é de se imaginar, Chico não é seu nome de batismo, Francisco Buarque de Hollanda nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de junho de 1944. Quarto filho de uma família com sete irmãos, dos pais Sérgio, sociólogo e historiador, e Maria Amélia Cesário Alvim, pianista, a família mudou várias vezes de cidade.


Quando Chico tinha dois anos, mudaram-se para São Paulo, onde o pai assumiu o cargo de diretor do Museu do Ipiranga. Três anos depois, a mudança foi um pouco mais distante, os Buarque de Hollanda foram morar na Itália, pois o pai aceitara o convite para lecionar aulas de História na Universidade de Roma.


Durante a sua infância, mesmo com essas mudanças,
Chico Buarque já demonstrava um interesse na música, colecionando alguns recortes de seus artistas favoritos. Mas a literatura também se fez presente. A sua casa, na Itália, recebia visitas de nomes renomados da cultura brasileira, como por exemplo, o poeta Vinícius de Moraes.


Já na adolescência,
Chico Buarque de Hollanda gostava muito da literatura francesa, alemã e russa.


E é na adolescência, caminhando para a fase adulta, que a vida de Chico se transforma. Com a faculdade, vem também a Ditadura Militar, a repressão do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), a Passeata dos Cem Mil, em 1969, até o autoexílio em Roma, até março de 1970.


A partir desse momento, a vida pessoal de Chico Buarque se mistura e muito com a artística, principalmente musical. Neste momento, não cabe nos alongar muito, mas vale muito à pena, depois, buscar toda a história da carreira musical de Chico e descobrir como ele driblou a ditadura e se tornou um dos maiores nomes das canções de protesto.

A carreira literária de Chico Buarque de Hollanda

Como já citei no tópico acima, Chico Buarque teve um ambiente propício para o desenvolvimento artístico, desde a sua casa aberta aos grandes nomes da literatura, ao gosto pela literatura europeia.


A escrita foi desenvolvida principalmente na adolescência, ainda no colégio.
Seus primeiros trabalhos foram publicados no Verbâmidas, jornal do Colégio Santa Cruz. Chico Buarque também deu sua contribuição para o Estado de São Paulo e, de curiosidade, o escritor e músico também participou do emblemático jornal satírico O Pasquim.


O que talvez você não saiba é que a veia escritora de Chico não se limitou à literatura, até pelo contrário, antes do sucesso dos livros, B
uarque aventurou-se e foi bem sucedido nas peças de teatro e novelas.


Se ainda há dúvidas de que Chico Buarque de Hollanda é um artista completo e que entrega trabalhos primorosos, em 2019, o escritor venceu o prêmio Camões de literatura, pelo conjunto de sua obra.


Quer saber quais obras foram responsáveis pelo sucesso literário de Chico Buarque? Confira as principais:

Principais obras literárias

  • Roda Viva (teatro): antes de ser um dos maiores clássicos da MPB, Roda Viva foi o primeiro roteiro de teatro de Chico e virou símbolo de resistência contra a ditadura;
  • Ópera do Malandro (teatro): em 1974, Chico Buarque montou uma peça discutindo questões como machismo e transfobia, o resultado? A sua primeira montagem foi exibida com diversos cortes impostos pela censura.
  • Estorvo (romance): primeiro romance escrito por Buarque, em 1991, recebeu o Prêmio Jabuti no ano seguinte.
  • Budapeste (romance): talvez, a obra mais aclamada de Chico Buarque, Budapeste foi vencedor do Jabuti de 2004 e foi adaptado para o cinema em 2009.
  • Leite Derramado (romance): o quarto livro de Chico Buarque ficou marcado por uma polêmica. Ele foi eleito o livro de 2010, no Prêmio Jabuti, sem ter vencido a sua categoria de Melhor Romance.
  • O Irmão Alemão (romance): esse livro tem a peculiaridade de mesclar um pouco de ficção com autobiografia e ter uma linha tênue que, por vezes, confunde o próprio leitor. O que ali é a vida de Chico Buarque e o que é invenção? Um convite para conhecer um pouco mais da vida desse artista completo.
  • Essa Gente (romance): o último trabalho do escritor traz uma reflexão sobre o uso da linguagem e o conturbado país de hoje. A sua escrita é em forma de diário do personagem Manuel Duarte, que escreveu um best seller na década de 1990, mas passa por um momento de crise criativa e emocional.


Agora que você conheceu um pouco mais da vida e trabalho literário de Chico Buarque, conte para a gente qual o seu trabalho favorito do escritor e músico!

Além de ler, você gosta de escrever? Conheça a Escola Bingo

Agora, antes de você sair, eu tenho mais uma dica muito importante! Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 10 mai., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: