Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 7 de outubro de 2020

Compartilhe este artigo:

Ainda me lembro bem das horas e horas que passei nas livrarias da minha cidade. Seja para comprar livros escolares escolares ou romances ficcionais, a livraria sempre foi um lugar que me senti muito bem. Silêncio, poucas pessoas e muitos livros. Esta combinação era perfeita para mim. O meu carinho pela literatura começou dentro das livrarias. Acredito que com você algo parecido pode ter acontecido também.


Inspirado nessas lembranças da infância, decidi pesquisar e mostrar para você algumas das mais bonitas livrarias do mundo. Seja pelo vasto conteúdo, arquitetura ou representatividade, cada uma carrega uma história riquíssima que encanta a todos. Portanto, vamos ao que interessa. Boa leitura!

Livraria Lello

livraria-lello

Como não ficar encantado com essa escadaria em vermelho? Certamente, esta é principal marca registrada da Livraria Lello, situada em Porto, Portugal. Recheada de místicas, a Livraria Lello inspirou J. K. Rowling na criação de Harry Potter. A autora morou na cidade portuguesa por alguns anos.


Funcionando a ininterruptos 144 anos, desde 1869 e, inicialmente, apenas como uma editora de livros, a Lello se atualiza a todo momento. Vendo grande potencial turístico do local, atualmente cobra 5 euros de entrada para cada turista. Além disso, é pioneira no "drive thru" de livros. Fechada desde março por conta da pandemia causada pelo coronavírus, decidiu implementar o serviço para manter a sua missão de "pôr o mundo inteiro a ler, sempre que haja mundo, leitores e o que ler".

Shakespeare & Company

shakespeare-company

A história dessa livraria é bastante curiosa. Shakespeare & Company é o nome de duas livrarias, fundadas em momentos distintos e por pessoas diferentes. Em 1919, Sylvia Beach a abriu na zona sul de Paris. Durante a década de 20 foi o reduto de alguns grandes nomes da literatura mundial, como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford. Fechou em 1940 por conta da ocupação nazista e nunca mais abriu.


Já a segunda livraria Shakespeare & Company foi fundada por George Whitman em 1951. Permanece aberta até os dias atuais. Diferentemente das demais livrarias apresentadas neste artigo, a Shakespeare & Company é pequenina e aconchegante. Localizada no coração de Paris, às margens do rio Sena, e em frente à Catedral de Notre-Dame. É dedicada a livros de língua inglesa e desde sua re abertura é um ponto de encontro para escritores e leitores mais assíduos.

El Ateneo Grande Splendid

el-ateneo-grande-splendid

A biblioteca El Ateneo Grand Splendid  é uma das mais conhecidas livrarias em Buenos Aires, Argentina. Em 2008, o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo.


A história do El Ateneo é curiosa. Originalmente, foi projetado como um teatro, o Grand Splendid, em 1991. Exibiu diversas apresentações por cerca de dez anos e possuía uma capacidade de 1.050 pessoas. No final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 se tornou um dos primeiros lugares na Argentina a exibir filmes.


A transformação do espaço em biblioteca ocorreu somente nos anos 2000. O Grupo Ilhsa, através da Tematika, que possui as livrarias El Ateneo e Yenny (totalizando mais de 40 lojas), bem como o El Ateneo editora, arrendou o local e promoveu profundas obras de reforma e adaptação do local.


Em 2007, a El Ateneo Grand Splandid vendeu mais de 700.000 livros e atualmente possui a marca de mais de 1 milhão de visitas anuais.

Livraria da Vila

livraria-da-vila

Para finalizarmos o artigo, uma livraria brasileira. Diferente de todas as outras citadas acima, a Livraria da Vila possui arquitetura moderna com destaque para a escadaria amarela em formato espiral.  Foi fundada em abril de 1985 no bairro da Vila Madalena, na cidade de São Paulo, pelo casal Aldo Bocchini e Miriam Gouvea. Em 2003, foi comprada pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel.



O que achou do artigo? Gostou das 4 livrarias apresentadas? E qual outra você visitou que ficou fora dessa lista? Comente aqui, quero saber. Aproveitando, não se esqueça de seguir o BINGO no Instagram. Todo dia diversos conteúdos literários. Até o próximo texto.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG