Juliano Loureiro • out. 07, 2020

Compartilhe este artigo:

Ainda me lembro bem das horas e horas que passei nas livrarias da minha cidade. Seja para comprar livros escolares escolares ou romances ficcionais, a livraria sempre foi um lugar que me senti muito bem. Silêncio, poucas pessoas e muitos livros. Esta combinação era perfeita para mim. O meu carinho pela literatura começou dentro das livrarias. Acredito que com você algo parecido pode ter acontecido também.


Inspirado nessas lembranças da infância, decidi pesquisar e mostrar para você algumas das mais bonitas livrarias do mundo. Seja pelo vasto conteúdo, arquitetura ou representatividade, cada uma carrega uma história riquíssima que encanta a todos. Portanto, vamos ao que interessa. Boa leitura!

Livraria Lello

livraria-lello

Como não ficar encantado com essa escadaria em vermelho? Certamente, esta é principal marca registrada da Livraria Lello, situada em Porto, Portugal. Recheada de místicas, a Livraria Lello inspirou J. K. Rowling na criação de Harry Potter. A autora morou na cidade portuguesa por alguns anos.


Funcionando a ininterruptos 144 anos, desde 1869 e, inicialmente, apenas como uma editora de livros, a Lello se atualiza a todo momento. Vendo grande potencial turístico do local, atualmente cobra 5 euros de entrada para cada turista. Além disso, é pioneira no "drive thru" de livros. Fechada desde março por conta da pandemia causada pelo coronavírus, decidiu implementar o serviço para manter a sua missão de "pôr o mundo inteiro a ler, sempre que haja mundo, leitores e o que ler".

Shakespeare & Company

shakespeare-company

A história dessa livraria é bastante curiosa. Shakespeare & Company é o nome de duas livrarias, fundadas em momentos distintos e por pessoas diferentes. Em 1919, Sylvia Beach a abriu na zona sul de Paris. Durante a década de 20 foi o reduto de alguns grandes nomes da literatura mundial, como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford. Fechou em 1940 por conta da ocupação nazista e nunca mais abriu.


Já a segunda livraria Shakespeare & Company foi fundada por George Whitman em 1951. Permanece aberta até os dias atuais. Diferentemente das demais livrarias apresentadas neste artigo, a Shakespeare & Company é pequenina e aconchegante. Localizada no coração de Paris, às margens do rio Sena, e em frente à Catedral de Notre-Dame. É dedicada a livros de língua inglesa e desde sua re abertura é um ponto de encontro para escritores e leitores mais assíduos.

El Ateneo Grande Splendid

el-ateneo-grande-splendid

A biblioteca El Ateneo Grand Splendid  é uma das mais conhecidas livrarias em Buenos Aires, Argentina. Em 2008, o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo.


A história do El Ateneo é curiosa. Originalmente, foi projetado como um teatro, o Grand Splendid, em 1991. Exibiu diversas apresentações por cerca de dez anos e possuía uma capacidade de 1.050 pessoas. No final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 se tornou um dos primeiros lugares na Argentina a exibir filmes.


A transformação do espaço em biblioteca ocorreu somente nos anos 2000. O Grupo Ilhsa, através da Tematika, que possui as livrarias El Ateneo e Yenny (totalizando mais de 40 lojas), bem como o El Ateneo editora, arrendou o local e promoveu profundas obras de reforma e adaptação do local.


Em 2007, a El Ateneo Grand Splandid vendeu mais de 700.000 livros e atualmente possui a marca de mais de 1 milhão de visitas anuais.

Livraria da Vila

livraria-da-vila

Para finalizarmos o artigo, uma livraria brasileira. Diferente de todas as outras citadas acima, a Livraria da Vila possui arquitetura moderna com destaque para a escadaria amarela em formato espiral.  Foi fundada em abril de 1985 no bairro da Vila Madalena, na cidade de São Paulo, pelo casal Aldo Bocchini e Miriam Gouvea. Em 2003, foi comprada pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel.



O que achou do artigo? Gostou das 4 livrarias apresentadas? E qual outra você visitou que ficou fora dessa lista? Comente aqui, quero saber. Aproveitando, não se esqueça de seguir o BINGO no Instagram. Todo dia diversos conteúdos literários. Até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: