Juliano Loureiro • out. 26, 2021

Compartilhe este artigo:

É muito importante exaltar escritores nacionais, principalmente aqueles que fazem parte da cena contemporânea da literatura brasileira. Neste artigo, conheça mais sobre Daniel Galera, dono de best-sellers como “Meia-Noite e Vinte”.


Nascido em 1979, no estado de São Paulo, Galera já publicou quatro livros, além de ter participado em algumas antologias de contos. para somar, também já publicou vários contos, novelas e um HQ.


Outros trabalhos de destaque, além da literatura, também envolvem o de tradução. Para se ter uma ideia, Daniel é responsável pela versão PT-Br da obra “Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo”, escrita pelo aclamado David Foster Wallace.


Quer conhecer um pouco mais da trajetória de Daniel Galera e das suas principais obras? Então você está lendo o artigo correto! Confira até o final.

Trajetória de Daniel Galera

daniel-galera

Como citado anteriormente, Daniel Galera é paulista, mas viveu boa parte da sua adolescência e vida adulta em Porto Alegre. Formado em publicidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), hoje atua como escritor e tradutor literário.


No início da sua carreira, foi colunista fixo do fanzine eletrônico CardosOnline, que também revelou Clarah Averbuck e Daniel Pellizzari.


O seu livro de estreia chegou às bancas em 2001.
“Dentes Guardados” é uma antologia de contos. Seguido por "Até o Dia em que o Cão Morreu", publicado em 2003. Esse teve uma adaptação para o cinema, denominada Cão Sem Dono, dirigido por Beto Brant.


O seu terceiro romance, “Mão de Cavalo”, foi a sua primeira parceria com a
Companhia das Letras. Em 2008 foi lançado um dos seus livros mais aclamados: “Cordilheira”. A obra rendeu ao autor o Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008, além do 3.º lugar do Prêmio Jabuti.


O mesmo êxito ocorreu com seu próximo lançamento de 2012, “Barba ensopada de sangue”, que rendeu novamente o 3º lugar no Prêmio Jabuti e foi o vencedor da categoria de Melhor Livro do Ano no Prêmio São Paulo de Literatura 2013.


Seu último lançamento foi “Meia-Noite e Vinte”, que chegou às bancas em 2016.

Um pouco sobre as suas obras

Conheça um pouco do enredo dos principais livros já publicados por Daniel Galera.

1. Até o dia em que o cão morreu

Depois de alugar um apartamento vazio no centro de Porto Alegre, um homem de cerca de 25 anos gasta os dias olhando a cidade pela janela, bebendo cerveja e caminhando pela vizinhança. 


Até que um cachorro aparece em sua porta, e uma modelo chamada Marcela entra em sua vida. O impasse do narrador também tem um caráter particular: a dificuldade de escolher entre um cotidiano cheio de privações, mas sem riscos emocionais, e as possibilidades infinitas dos afetos. É aí que o mundo se torna mais complexo e interessante.


Confira a minha resenha do livro clicando AQUI.

2. Mãos de cavalo

Mãos de Cavalo começa com capítulos curtos, escritos em terceira pessoa, que tratam de episódios aparentemente díspares: 


  1. o tombo de bicicleta de um garoto de dez anos numa rua vazia da zona sul de Porto Alegre; 
  2. uma partida de futebol entre adolescentes do condomínio Esplanada, também na capital gaúcha; 
  3. e os preparativos de um cirurgião plástico bem-sucedido que, em companhia de um amigo, pretende viajar à Bolívia para escalar o Cerro Bonete, façanha até então inédita. 


Esses acontecimentos vão aos poucos se conectando no tempo e no espaço dramáticos, e compõem uma delicada trama sobre memória, perda e culpa.

3. Cordilheira

Primeiro lançamento da coleção Amores Expressos, Cordilheira fala de uma escritora brasileira que muda sua vida ao conhecer um misterioso fã numa viagem à Argentina. Uma trama sobre perdas e sonhos, mas também uma reflexão sobre os limites nem sempre definidos entre realidade e ilusão.


Recém-saída de um relacionamento amoroso e ainda sob impacto do suicídio de uma amiga, uma escritora resolve aproveitar o lançamento da tradução argentina de seu romance, considerado pelo público e pela crítica uma das melhores surpresas da nova literatura brasileira, para passar uma temporada em Buenos Aires.

4. Barba ensopada de sangue

Neste quarto romance de Daniel Galera, um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. 


Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores. 


Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor esquadrinha as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade.

5. Meia-noite e meia

Em meio a uma onda de calor devastadora e a uma greve de ônibus que paralisa a cidade, três amigos se reencontram em Porto Alegre. No final dos anos 1990, eles haviam incendiado a internet com o Orangotango, um fanzine digital que se tornou cultuado em todo o Brasil. 


Agora, quase duas décadas depois, a morte do quarto integrante do grupo vai reaproximar Aurora, cientista e pesquisadora vivendo uma pequena guerra acadêmica, Antero, artista de vanguarda convertido em publicitário, e Emiliano, jornalista que tem uma difícil tarefa pela frente.

Obras publicadas ao mesmo tempo

Confira também quais são as outras obras publicadas, além dos livros citados acima:


Contos:

  • “Dentes Guardados” (2001).


Novelas:

  • “O deus das avencas” (2021).


HQs

  • “Cachalote, Quadrinhos na Cia” (2010).


Além disso,
Galera também já publicou mais de 14 livros internacionalmente e participou em 8 antologias.


Gostou de conferir um pouco mais sobre a trajetória literária de Daniel
Galera? Comente aqui se você já leu algum livro do ao autor. E até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: