Juliano Loureiro • jan. 07, 2022

Compartilhe este artigo:

Quando Jeff Bezos, fundador da Amazon, apresentou o Kindle em 2007, o mercado de e-books ainda estava andando devagar. Apesar de vender livros digitais desde o início dos anos 2000, não havia no mercado formatos de arquivo e aparelhos que facilitavam a leitura.


Mas antes mesmo do Kindle, Bezos criou em 2004 o Lab 126. O nome é uma referência ao sonho do CEO de vender todos os livros de A a Z. O "1" é a letra "A" e o "26" representa a letra "Z" no alfabeto. Desde então, a empresa do sorriso laranja desenvolveu cada vez mais o Kindle e também abriu portas para outros concorrentes.


No texto de hoje não vamos focar na história, mas sim nos atuais e-readers disponíveis no mercado para você comprar. Vamos lá? Boa leitura!

Afinal, o que é um e-reader?

E-reader, ou leitor de livro digital, é um dispositivo eletrônico desenvolvido especialmente para ler livros, revistas e quadrinhos. O grande diferencial do e-reader para um tablet ou outro aparelho eletrônico, é a tecnologia de tela e-Ink. Esta tecnologia permite que a tela simule o papel, tornando a leitura bem mais confortável aos olhos do leitor.


A principal vantagem de um e-reader em comparação com outros dispositivos, como tablets e smartphones, é sua tela otimizada para leitura (falaremos melhor mais adiante). A maioria dos e-readers utiliza uma tecnologia de tinta eletrônica (e-ink) que simula a aparência de papel impresso, reduzindo o cansaço ocular e permite ler sob luz solar direta sem reflexos.


Os e-readers são tipicamente mais leves com uma vida útil de bateria muito mais longa do que outros dispositivos móveis. Eles podem armazenar milhares de livros, tornando-os convenientes para leitores ávidos. Além disso, muitos têm funcionalidades adicionais, como a capacidade de alterar o tamanho da fonte, iluminação embutida para leitura noturna e, em alguns casos, recursos de conectividade que permitem baixar conteúdo diretamente para o dispositivo sem a necessidade de um computador.

Quais são as opções disponíveis atualmente?

Saiba quais são as opções de e-reader disponíveis para comprar no Brasil atualmente:

Amazon Kindle

novo-kindle-paperwhite

Esta linha é talvez a mais popular e inclui vários modelos. É líder do mercado e atualmente sem concorrentes diretos, o Kindle possui quatro versões à venda: Kindle 11ª geração, Novo Kindle Paperwhite, Novo Kindle Paperwhite Signature Edition e Kindle Oasis.


Com as saídas do Lev, da Saraiva e do Kobo, apesar de ainda vendido no Brasil, antes tinha a distribuição oficial da Cultura, o Kindle domina praticamente 100% do mercado nacional de e-readers. 


Além dos bons aparelhos, a Amazon ainda oferece a maior biblioteca de e-books do mundo.

Rakuten Kobo

O Kobo, fabricado pela empresa Rakuten, ficou popular no Brasil pela distribuição oficial da Livraria Cultura. Porém, na data de publicação deste artigo, a Cultura não possuía em sua loja o dispositivo para vender. Atualmente, é possível comprar alguns modelos do Kobo na Casas Bahia e Ponto (empresas do Grupo Via) e Sou Barato.


No site da Rakuten, sete modelos estão disponíveis: Kobo Elipsa, Kobo Sage, Kobo Forma, Kobo Libra 2, Kobo Libra HBO, Kobo Clara HD e Kobo Nia. Todos eles possuem a tecnologia e-ink para a tela e alguns possuem botões físicos para ações de passar a página, por exemplo.

Pocketbook InkPad Color

pocketbook-inkpad-color

Este modelo é desconhecido da maioria das pessoas, até porque foi lançado há um ano e ainda não está disponível oficialmente no Brasil. O aparelho possui uma tela de 7,8 polegadas totalmente colorida, o que é uma revolução no mercado dos e-readers, o que promete virar a escolha número 1 dos leitores de histórias em quadrinhos, revistas ou livros ilustrados.


Para se ter um aparelho desses morando no Brasil, deve-se recorrer às importações no e-bay, Amazon americana ou, com sorte, no Mercado Livre.


É bem provável que em um futuro próximo a Amazon opte por um modelo topo de linha com tela colorida. Será que teremos um Novo Oasis ainda em 2022?

Outros e-readers

Se olharmos para o mercado chinês, pelo AliExpress ou para o mercado norte-americano, pelo Ebay, é possível encontrar diversos outros modelos de e-readers das mais diversas marcas. São aparelhos desconhecidos e, muitas vezes, de qualidade duvidosa, mas que vale a menção aqui no artigo.


Abaixo, alguns desses e-readers:


  1. Barnes & Noble Nook: A linha Nook oferece várias opções, como o Nook GlowLight 3. Eles são comercializados pela grande rede de livrarias americana Barnes & Noble, com funcionalidades semelhantes aos Kindle e Kobo.
  2. Onyx Boox: Os e-readers Onyx Boox são conhecidos por sua tela e-ink que suporta anotações e desenhos com uma caneta stylus, tornando-os uma opção versátil para aqueles que querem ler e tomar notas ou desenhar.
  3. PocketBook: Os e-readers PocketBook são menos conhecidos em alguns mercados, mas ainda são uma opção sólida, oferecendo uma gama de dispositivos com diferentes características.


Cada marca oferece modelos com diferentes características e faixas de preço para atender a uma variedade de necessidades e preferências dos consumidores. É importante notar que o mercado de e-readers está em constante evolução, com novos modelos e atualizações sendo lançados regularmente.

Veja quais são as vantagens e desvantagens de um e-reader

Existem diversas vantagens e desvantagens de usar um e-reader para leitura, veja quais são:

Vantagens

Um e-reader, seja qual for o modelo, permite ao leitor maior praticidade de leitura, afinal, em um único aparelho é possível armazenar milhares de livros. Além disso, os aparelhos são leves e compactos, sendo possível guardá-los em bolsas ou pochetes.


Por conta de sua praticidade e versatilidade, os e-readers permitem aos usuários praticarem mais a leitura em locais como a fila de um banco ou transporte público.


Quase todos os e-readers vendidos por aqui possuem iluminação de tela interna, o que facilita bastante a leitura em ambientes pouco iluminados, sendo esta outra grande vantagem. Por fim, um e-book é, na grande maioria das vezes, bem mais barato que um livro físico.


Veja em detalhes essas vantagens:


  1. Tela Otimizada: A tecnologia de e-ink é mais confortável para os olhos em comparação com as telas LCD/LED, especialmente sob luz solar direta, pois não produz brilho.
  2. Bateria de Longa Duração: A bateria dos e-readers pode durar semanas em uma única carga, ao contrário dos tablets e smartphones que geralmente precisam ser carregados diariamente.
  3. Capacidade de Armazenamento: Podem armazenar milhares de livros, economizando espaço físico e facilitando o transporte de uma grande biblioteca.
  4. Portabilidade: São leves e fáceis de segurar por longos períodos, o que é ideal para leitura prolongada.
  5. Funcionalidades de Leitura: Oferecem recursos como mudança do tamanho da fonte, dicionários integrados, e às vezes até recursos de áudio para livros falados.
  6. Foco na Leitura: Menos distrações em comparação com tablets e smartphones, já que são projetados primariamente para leitura.
  7. Acesso Fácil: Comprar e baixar livros é geralmente rápido e fácil por lojas online integradas.

Desvantagens

Para quem quer se aventurar no mundo dos e-readers terá que fazer um investimento inicial que é a compra do aparelho. O Kindle mais barato custa hoje R$ 399,90. Esse valor pode parecer baixo mas é a grande barreira de entrada das pessoas no mundo dos livros digitais. Por mais que os e-books sejam baratos, muitas pessoas não têm condições de comprar um aparelho.


Ler em um e-reader não traz ao leitor a mesma experiência sensitiva de um livro físico. Folhear, admirar a capa e fazer anotações no papel são apenas alguns dos fatores que fazem as pessoas se apaixonar pelos livros. A relação com o e-reader é mais "fria".


Por se tratar de um aparato tecnológico, um e-reader não dura para sempre. De tempos em tempos é preciso trocar o aparelho por conta do desgaste. Além disso, os aparelhos podem apresentar defeitos inesperados.


Desvantagens em detalhes:


  1. Funcionalidade Limitada: Fora da leitura, os e-readers oferecem poucas funcionalidades adicionais, especialmente quando comparados a tablets.
  2. Velocidade de Resposta: As telas de e-ink têm taxas de atualização mais lentas, o que significa que podem ser menos responsivas do que as telas de LCD/LED.
  3. Sem Cor: A maioria dos e-readers usa tinta eletrônica em preto e branco, o que não é ideal para conteúdos ricos em cores, como revistas ou livros ilustrados.
  4. Custo Inicial: Enquanto os e-books podem ser mais baratos a longo prazo, o custo inicial de um e-reader pode ser um impedimento para alguns usuários.
  5. Restrições de Conteúdo: Alguns e-readers são fechados em seus próprios ecossistemas, o que pode limitar onde você pode comprar ou baixar livros.
  6. Tecnologia em Mudança: Com a evolução rápida da tecnologia, os e-readers podem se tornar obsoletos mais rapidamente do que os livros físicos.
  7. Conforto em Condições de Pouca Luz: Alguns modelos mais baratos não têm iluminação embutida, o que pode dificultar a leitura em condições de pouca luz.

Um e-reader vale a pena?

Sim, vale a pena. É bastante comum as pessoas adquirirem o hábito de leitura por conta de um e-reader. Eles também são aparelhos indispensáveis para quem ler bastante no trabalho ou faculdade, dispensando os grandes livros didáticos em formato físico. Por mais que seja necessário o investimento financeiro essencial, as vantagens de um e-reader são bem maiores que as desvantagens. Mas claro, vai da preferência de cada um.


Entretanto, se está em dúvida se compra ou não um dispositivo, analise esses pontos:


  1. Volume de Leitura: Se você lê frequentemente, especialmente romances ou textos longos, um e-reader pode ser um bom investimento devido à sua conveniência e capacidade de armazenamento.
  2. Preferências de Leitura: Se você prefere a sensação do papel e gosta de colecionar livros físicos, um e-reader pode não substituir essa experiência. No entanto, se você não se importa com o formato digital e busca praticidade, um e-reader pode ser bastante adequado.
  3. Facilidades para a Visão: Se você tem dificuldade em ler textos pequenos, a capacidade de ajustar o tamanho da fonte e a nitidez do e-ink podem ser muito benéficas.
  4. Mobilidade: Se você viaja muito ou gosta de ler em trânsito, um e-reader é leve e fácil de transportar, oferecendo acesso a muitos livros sem o peso adicional.
  5. Orçamento: Se o custo é uma consideração importante, lembre-se de que, além do preço do e-reader, você também pode ter que comprar e-books, que podem variar em preço.
  6. Meio Ambiente: Se você está buscando reduzir o consumo de papel, um e-reader é uma alternativa mais ecológica aos livros impressos.
  7. Acesso a Títulos: Alguns títulos podem estar disponíveis apenas em formato digital ou serem mais baratos na versão e-book.
  8. Tecnologia: Se você gosta de dispositivos tecnológicos e aprecia novos gadgets, um e-reader pode ser uma adição empolgante à sua vida.
  9. Longevidade: Livros impressos podem durar décadas, enquanto um e-reader é um dispositivo eletrônico que pode precisar de substituição após alguns anos devido a avanços tecnológicos ou desgaste.


Em última análise, a decisão de comprar um e-reader deve considerar o quanto você valoriza a conveniência, portabilidade e funcionalidades digitais em relação ao custo e à experiência de ler um livro físico. Avalie seus hábitos e preferências pessoais para tomar a melhor decisão para você.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: