Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 2 de fevereiro de 2022

Compartilhe este artigo:

Edgar Rice Burroughs não é o nome da ficção científica mais conhecido por nós, brasileiros. Mas certamente sabemos quem é o seu personagem mais famoso: Tarzan.


O autor é responsável por dezenas de histórias incríveis e é responsável por grande influência em outros grandes escritores como Ray Bradbury, Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlein, e John Norman. No texto de hoje, conheça um pouco sobre quem é o autor "pai" de Tarzan e John Carter.

Quem foi Edgar Rice Burroughs

edgar-rice

Edgar Rice Burroughs foi um escritor de ficção norte-americano, nascido em 1875 e que morreu em 1950. É mundialmente conhecido por ter criado dois personagens icônicos: Tarzan e John Carter.


Antes de dedicar a vida como escritor, Burroughs também teve carreira militar e alguns outros trabalhos. O autor teve boa parte da sua obra publicada em formato de contos em periódicos de ficção. A Série Barsoom, por exemplo, possui 11 exemplares, sendo "Uma princesa de Marte" a mais famosa. Além dessa série, e da famosa Série Tarzan, Burroughs escreveu as séries: Pellucidar, Vênus, Caspak, Lua e Mucker.


Além das séries, o escritor estadunidense publicou outros romances ambientados na selva, faroeste e outras séries de ficção científica. Ao longo de quatro décadas, Burroughs escreveu mais de oitenta histórias.


Morreu em 1950 e foi enterrado na pequena cidade de Tarzana, Califórnia, que surgiu em torno de uma antiga propriedade sua e que foi assim batizada em homenagem ao seu personagem mais famoso.

Principais obras de Edgar Rice Burroughs

Veja quais foram as principais e mais famosas obras publicadas por Edgar Rice Burroughs:

Uma princesa de Marte (1917)

uma-princesa-de-marte

"Uma princesa de Marte" foi publicado originalmente em 1912 e nesta ficção científica, somos apresentados a um dos mais famosos personagens criados por Burroughs, John Carter. A obra foi a primeira de onze da série Barsson, a forma ficcional do autor para representar Marte. A série foi lançada originalmente em formato de capítulos mensais na revista pulp americana All-Story.


Neste primeiro volume, "Uma princesa de Marte", considerado um exemplo clássico da literatura pulp do século 20, temos John Carter, americano e um veterano de guerra que é transportado misteriosamente para Marte, que é chamado de Barssom pelos habitantes locais.


John Carter precisa lutar por sua sobrevivência, enfrentando desafios para provar seu valor, defender seus aliados e conquistar o coração de uma princesa.


Aqui no Brasil, a obra é publicada pela editora Aleph, que trouxe a obra em 2010.

Tarzan (1914)

tarzan

"Tarzan" surgiu da mesma forma que a série Barsoom, em forma de publicações mensais pela revista pulp All-Story. E o primeiro volume virou um livro em 1914, dois anos depois da sua primeira aparição.


O que poucos lembram e muitas vezes confundem, é que Tarzan não nasceu na selva. Ele é filho de aristocratas ingleses que morreram após um motim na selva. Então garoto, ele é criado por macacos ("manganis", na linguagem criada por Burroughs).


Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca". Seu nome de batismo é John Clayton III, Lorde Greystoke. Por ter sido criado por animais selvagens, Tarzan desenvolve força e agilidade superiores a humanos civilizados. Além disso, ele consegue se comunicar com animais.


A ficção criada por Edgar Rice Burroughs é uma adaptação moderna da história mitológica de Rômulo e Remo, que foram criados por lobos e posteriormente fundaram Roma.


O que achou sobre este texto sobre o autor Edgar Rice Burroughs? Me fale aqui nos comentários. Vou aproveitar o artigo para recomendar para você meu novo livro, Antônio e o tempo, um conto sobre viagem no tempo. Ficou interessado? Basta clicar AQUI. Boa leitura!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG