Juliano Loureiro • set. 28, 2022

Compartilhe este artigo:

Segundo Paulo Coelho, Eduardo Spohr é um dos principais autores brasileiros desta geração, só a “grande mídia” ainda não o descobriu. Mas este mero detalhe, não impediu Spohr de conquistar prêmios e alcançar números fabulosos com suas obras.


Eduardo Spohr também tem um público cativo vindo de uma bolha cultural muito forte que é a dos podcasts. Ele é integrante do NerdCast, um dos maiores e principais do país, do site Jovem Nerd.


Entre
podcasts e livros, fato é que Eduardo Spohr produziu algumas das principais obras de fantasia/ficção do país, como as trilogias Filhos do Éden e Santo Guerreiro. Essa última com o primeiro livro lançado e o segundo já em pré-venda com lançamento neste último trimestre de 2022.


Vamos conhecer um pouco da vida deste autor tão aclamado e de histórias fantásticas? Vem comigo.

Biografia de Eduardo Spohr

eduardo-spohr

Eduardo Spohr nasceu no dia 5 de junho de 1976, no Rio de Janeiro. É irmão do figurinista Thiago “Rex” La'Marca, figurinha carimbada também no meio geek/nerd.


Apesar dos irmãos geeks, a infância de Eduardo foi praticamente nas nuvens. Filho de um piloto de avião com uma comissária de bordo, nada mais normal do que viajar centenas de vezes, mesmo com pouco tempo de vida. 


Mas, como você pode imaginar, a carreira de Spohr passou bem longe dos aeroportos.


Desde criança, Eduardo Spohr era aficionado com histórias, por “falta de talento” para desenhá-las, escolheu as palavras para serem a válvula de escape de uma mente criativa. 


Além da mente fértil, tantas viagens e contato com culturas diferentes foram fundamentais para que Eduardo pudesse desenvolver a sua escrita.


Com a paixão por escrever e admiração por histórias tão afloradas, Eduardo Spohr cursou Comunicação Social, na PUC-RJ, formando-se em 2001. A princípio, dedicou-se à Publicidade, mas a veia de escritor o levou gradualmente ao jornalismo e especializou-se em Mídias Digitais. 


Os seus primeiros trabalhos foram como repórter no Cadê Notícias, StarMedia e iG. Logo depois atuou como analista de conteúdo no portal iBest e editor no Click 21.

A Batalha do Apocalipse e o NerdCast

A sua primeira obra - e já arrematando números incríveis de venda - nasceu de um conto chamado O Último Anjo.


Em 2001, o conto ficou em segundo lugar em um concurso literário promovido pela PUC, sendo publicado em na coletânea Com a Palavra, organizada pelos próprios alunos e com apoio da vice-reitoria.


Anos mais tarde, Spohr participava de um curso de roteiros com o escritor José Louzeiro, autor de Aracelli, meu amor e Pixote: infância dos mortos, sendo incentivado a transformar O Último Anjo em um livro. Foi então, que graças a Louzeiro, Eduardo Spohr concluiu o trabalho e renomeou como A Batalha do Apocalipse.

O Jovem Nerd e a Editora Record

Transformar o conto em um livro foi fundamental para a guinada na carreira de Spohr e soma-se a isso a introdução da turma do Jovem Nerd e NerdCast à vida do escritor.


Na verdade,
Eduardo conheceu Deive e Alexandre, respectivamente Azaghal e Jovem Nerd, no início da faculdade. Eles foram os responsáveis pela criação do site Jovem Nerd e, futuramente, idealizadores do podcast NerdCast.


E dessa amizade, despretensiosamente,
Azaghal e Jovem Nerd convidaram Spohr para participar um dia de uma gravação do podcast. A partir daí, Eduardo ganhou cadeira cativa no programa. A sua entrada, como já disse, foi importante para a carreira de escritor.


De volta à história de
A Batalha do Apocalipse, após terminar o livro, Eduardo Spohr rodou algumas dezenas de cópias para tentar a sorte com alguma editora. Sem sucesso, ele arriscou participar de um concurso.


A gráfica que rodou as primeiras cópias estava promovendo o
II Concurso Literário da Fábrica de Livros do Senai-RJ. E Spohr faturou o prêmio: 100 cópias do seu livro publicadas sem nenhum custo.


Os livros foram colocados à venda na
NerdStore, recém criada no site Jovem Nerd. Rapidamente, todas as cópias foram vendidas. Com o dinheiro, Spohr mandou rodar mais 500 livros que esgotaram em apenas 2 meses.


Isso foi no ano de 2007, mas não foi suficiente para despertar o interesse de grandes editoras. Com um pensamento ousado, em 2009, Spohr e a turma do
Jovem Nerd investiram pesado e mandaram rodar 4 mil cópias para serem vendidas pela NerdStore.


A repercussão nas redes sociais chamou a atenção da editora Verus, pertencente ao
Grupo Editorial Record. Em 2010, com contrato assinado, A Batalha do Apocalipse foi lançada pela Record e distribuída nas livrarias de todo o Brasil.


Segundo levantamento do próprio Spohr,
A Batalha do Apocalipse vendeu mais de 4 mil exemplares de forma independente e mais de 500 mil unidades após seu lançamento pela editora Record.

As trilogias de Spohr

Com o sucesso de A Batalha e o reconhecimento da “podosfera” - além do NerdCast, Spohr participa do Minipod LiterárioP e o Desconstruindo -, o escritor alçou voos mais altos, construindo seus universos literários com duas trilogias de sucesso: Filhos do Éden e Santo Guerreiro.

Filhos do Éden

trilogia-filhos-do-eden

Apesar de A Batalha do Apocalipse ter a sua história encerrada em um único livro, o seu universo derivou os livros de Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida (vol,1), Anjos da Morte (vol.2) e Paraíso Perdido (vol.3). A trilogia foi publicada nos anos de 2011, 2013 e 2015, respectivamente.


Segundo Eduardo Spohr:


Vários aspectos (de A Batalha do Apocalipse) poderiam ser mais bem explorados, e eu sinceramente queria muito escrever sobre eles. “Herdeiros de Atlântida”, por exemplo, fala sobre as cidades perdidas, devastadas com o dilúvio e os cataclismos de outrora. “Anjos da Morte” conta a história das guerras do século XX sob a perspectiva angélica e “Paraíso Perdido” se foca, dentre outras coisas, nos espíritos etéreos, chamados pelos homens de “deuses pagãos”


Filhos do Éden
, que começou como trilogia, ganhou um livro que serve como um guia sobre o universo criado por Spohr. Filhos do Éden: Universo Expandido é um guia “totalmente ilustrado e em capa dura, da tetralogia angélica Filhos do Éden: Universo Expandido explora, em textos, imagens e organogramas, o mundo fantástico retratado nos romances A Batalha do Apocalipse, Filhos do Éden(...)”.

Santo Guerreiro

santo-guerreiro

Seus últimos trabalhos são baseados na vida de São Jorge. É isso mesmo! Mas é claro que se trata de uma narrativa histórica e não religiosa. Santo Guerreiro é uma trilogia ainda incompleta, tendo o seu primeiro livro Santo Guerreiro: Roma Invicta publicado em 2020.


O segundo livro
Santo Guerreiro: Ventos do Norte está quase saindo do forno. No mês de novembro de 2022, haverá eventos de lançamento do livro que estava em pré-venda desde agosto.


Eduardo Spohr teve suas obras publicadas na Holanda, Alemanha, Portugal e com os direitos de suas obras vendidos para a Turquia. Em 2011, foi o vencedor do Prêmio Fundação Luso-Brasileira na categoria Revelação.

Livros de Eduardo Spohr

  • A Batalha do Apocalipse, Editora Verus (2010);
  • Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, Editora Verus (2011);
  • Protocolo Bluehand: Alienígenas, NerdBooks (2011);
  • Filhos do Éden: Anjos da Morte, Editora Verus (2013);
  • Filhos do Éden: Paraíso Perdido, Editora Verus (2015);
  • Filhos do Éden: Universo Expandido, Editora Verus (2016);
  • Santo Guerreiro: Roma Invicta, Editora Verus (2020);
  • Santo Guerreiro: Ventos do Norte, Editora Verus (2022).

Mais conteúdos no YouTube

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Eduardo Spohr, um dos principais escritores brasileiros da atualidade, que tal ver mais conteúdos literários?


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre livros. Seja para quem quer escrever e publicar ou para quem gosta de ler.


Lá, a gente pode conversar sobre gêneros literários, autores, obras, cultura geek, enfim, sobre tudo que envolva literatura. Te vejo lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: