Juliano Loureiro • mai. 06, 2021

Compartilhe este artigo:

Estamos vivendo uma pandemia desde 2019 e ainda estamos com dificuldades para controlá-la (pelo menos no Brasil). Na literatura, mais especificamente nas histórias de ficção, a dificuldade de controle de alguma pandemia é bem pior levando, muitas vezes, ao extermínio de quase toda a população mundial.


Entre a ficção e a realidade ainda há uma distância enorme, mas certamente pensamos: "será que é possível acontecer na vida real o que ocorre nos livros?" Bom, esta resposta não temos ainda e só nos resta refletir e imaginar.


Antes de irmos para as sugestões de leitura, trago para você o conceito de pandemia, termo que ficou tão falado nos últimos anos. Segundo a OMS, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.


A palavra pandemia tem sua origem no grego pandemías, que significa “todo o povo”. Também representada pela junção dos elementos gregos: “pan” (todo, tudo) e “demos” (povo).


Agora que entendemos o conceito, vamos para a lista de 4 livros de ficção científica sobre pandemias. Boa leitura!

A Dança da Morte (Stephen King)

a-danca-da-morte

Um dos livros mais extensos de Stephen King, com mais de mil e duzentas páginas, A Dança da Morte também é um dos livros mais aclamados do Mestre do Terror. Por ser bem longo, o livro é dividido em três partes - resultando em 78 capítulos.


Nesta ficção, a população é praticamente dizimada após um erro do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que libera acidentalmente um vírus e se mostra incapaz de impedir a saída de um paciente contaminado. Logo, o vírus se espalha pelo mundo. Este é o tema da primeira parte do livro.


Na segunda parte, temos um detalhamento dos sobreviventes. E nisso o King é muito bom. E boa parte de suas obras há um aprofundamento na vida dos seus personagens, com ricos detalhes. De um lado, temos Abigail, uma mãe bondosa que tem como missão reestabelecer uma sociedade pacífica. Do outro, temos Randall Flagg, um homem cruel que tenta organizar sua sociedade por meio de uma governança tirânica.


Já a terceira parte narra o derradeiro confronto entre as forças em oposição, com um final inesquecível. O livro é pós-apocalíptico aterrorizante, bem ao estilo Stephen King.

Lucas: a Esperança do Último (Juliano Loureiro)

capa-lucas-a-esperanca-do-ultimo

Lucas e Félix, humano e gato, vivem juntos - e sozinhos - há mais de 15 anos. Motivo: são os únicos sobreviventes da Grande Extinção, evento resultante de uma briga política que dizimou 98% da população.


Pouco se sabe sobre a origem do vírus que matou bilhões de humanos. Mas Lucas pouco se importa com isso. Vive uma vida tranquila, sem problemas ou preocupações.  A companhia de seu gato parece ser o suficiente.


Porém, após mais uma rotineira patrulha para colher alimentos, ele avista três humanos próximos ao seu alojamento. Foram os primeiros humanos que ele viu desde que fugiu do Cinturão que morava com a sua família. Sem entender muito bem o porquê esse humanos estavam ali, Lucas percebeu que não estava mais sozinho na cidade.


Agora, resolve encarar centenas de quilômetros rumo ao Cinturão Rio108, maior comunidade de sobreviventes do Brasil. Ele sabe pouco sobre a existência desse Cinturão, mas estava certo que não está mais só. Será que seus pais e amigos ainda estão vivos?

A Peste (Albert Camus)

a-peste

Albert Camus, um dos mais importantes autores do século XX e Prêmio Nobel de Literatura, nos traz uma romance que mostra a vida após a peste, retratando a mudança na vida da cidade de Orã, na Argélia, depois que ela foi atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima a população.


Lançado em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, é inegável o viés político, sendo um dos mais lidos do pós-guerra, já que a cidade retratada no livro, e assolada pela epidemia, lembra a ocupação nazista na França durante a Guerra.


Narrado do ponto de vista de um médico que está na linha de frente combatendo a doença, o texto de Albert Camus ressalta a solidariedade, a solidão, a morte e outros temas fundamentais para a compreensão dos dilemas do homem moderno.

O enigma de Andrômeda (Michael Crichton)

o-enigma-de-andromeda

Michael Crichton é muito mais que Jurassic Park. Apesar de ter ficado mundialmente famoso pela ficção dos dinossauros, décadas antes, em maio de 1969, Crichton nos entrega O enigma de Andrômeda, uma história original e envolvente.


Em um dia qualquer, um satélite militar sai de órbita antes do previsto e cai na Terra. Cerca de 20 quilômetros do local da queda, uma terrível surpresa. Todos estão mortos, à excessão de duas pessoas: um bebê e um idoso viciado.


Para analisar o ocorrido, o governo americano cria o Projeto Wild Fire, um protocolo de emergência secreto que envia quatro cientistas para investigar o ocorrido. E caso haja contaminação, é previsto um protocolo com um sistema de autodestruição atômica. E se os cientistas não descobrirem rapidamente o que fazer, um desastre mundial sem antecedentes pode acabar acontecendo.


Esta foi a nossa lista de livros de ficção científica sobre pandemias. O que achou? Me conte aqui nos comentários e compartilhe este texto com outras pessoas também. Até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: