Juliano Loureiro • mai. 19, 2021

Compartilhe este artigo:

Você é daquelas pessoas que se emocionam lendo livros e que tem que tomar cuidado para não molhar as páginas com as lágrimas? Rs. Brincadeiras à parte, há várias histórias narradas que mexem conosco, sejam ficcionais ou não. No texto de hoje, selecionei para você uma lista com 10 livros que entregam uma boa carga de emoção ao leitor


Se você ficou curioso para saber quais são esses livros, continue com a leitura. 

O caçador de pipas, 2003 (Khaled Hosseini)

o-cacador-de-pipas

Best-seller com mais de 5 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, O Caçador de Pipas é um romance que conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois garotos que vivem vidas bem diferentes no Afeganistão da década de 1970.


Amir nasceu de família rica, mas que sempre busca a aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido pela sua coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E foi justamente em um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção.


Após este episódio, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas 20 anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.


O romance de Khaled Hosseini ganhou versão cinematográfica em 2007.

Marley e eu, 2005 (John Grogan)

a-menina-que-roubava-livros

Marley e eu é uma obra que ganhou bastante notoriedade com a sua adaptação cinematográfica, em 2008. Muitas pessoas, inclusive, não sabem que o filme surgiu a partir do livro. E a narrativa é similar, com o filme sendo bem fiel ao livro.


Marley, carinhosamente apelidado de "pior cão do mundo", é um labrador, que "entra" na vida de John e Jenny. Jovens e apaixonados com uma vida perfeita, decidem adotar um cãozinho. Após visitar uma fazenda, escolheram Marley, encantados com a doçura da mãe do filhote. Mas o que eles não sabiam é que a vida de ambos mudaria para sempre.


O labrador se mostrou bastante carinhoso e encantador, de personalidade única. E com boa dose de humor, o livro narra as peripécias de Marley e sufocos passados pelo casal. Mas, infelizmente, os cachorros vivem poucos anos e também é narrado a luta de Marley na velhice, até o momento de sua morte.


Com uma narrativa envolvente, dificilmente você segurará as lágrimas no final do livro.

Éramos seis, 1943 (Maria José Dupré)

eramos-seis

Éramos seis ganhou notoriedade nacional ao ser lançado na coleção Vaga-lume, um conjunto de 93 livros lançados pela Editora Ática a partir janeiro de 1973. Vendeu milhões de cópias, encantou gerações e até virou novela.


Neste romance, que se passa na cidade de São Paulo, entre as décadas de 1910 e 1940, a saudosa D. Lola relata o dia a dia vivido ao lado do marido e de seus quatro filhos. Aos poucos, o leitor se vê envolvido pelas alegrias, dramas e adversidades da família Lemos e faz uma viagem pela São Paulo do início do século XX, marcada pelas revoluções de 1924 e 1932. 

Lucas: a Esperança do Último, 2021 (Juliano Loureiro)

capa-lucas-a-esperanca-do-ultimo

Uma distopia que entrega ação, conquista e tristeza. Fugindo do comum, com um final inesperado, Lucas: a Esperança do Último narra a jornada de Lucas e Félix, humano e gato, que vivem sozinhos após a extinção de 98% da população. São 15 anos sem contato com nenhum outro ser humano. Lucas já acredita ser o último ser humano da Terra, afinal, quem não acreditaria?


O ano é 2042 e Lucas tem apenas Félix, seu gato, como companheiro na devastada Nova Del Rey. A monotonia já tomou conta da vida dos dois, afinal, o que poderia acontecer após décadas? Porém, um encontro.


Quem ou o que Lucas encontrou que foi capaz de tirá-lo do pseudo conformismo e partir para Rio108? A jornada promete muitas aventuras, mas e o final? Seria Rio108 o lugar mais seguro para Lucas? Que leis regem a vida dos sobreviventes?


Agora, o porquê este livro faz chorar? Bom, não darei spoiler, recomendo a leitura.

O diário de Anne Frank, 1947 (Anne Frank)

o-diario-de-anne-frank

Um relato emocionante de uma garota que viveu um terrível período de guerra. A diário de Anne Frank é a história real de uma garota de 13 anos que ficou escondida com a família durante a ocupação nazista com a Holanda. Annelies Marie Frank, nasceu em 12 de junho de 1929, em Frankfurt, Alemanha, e morreu em um campo de concentração, pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.


Foi escondida no segundo andar de um prédio, que Anne Frank escreveu durante mais de dois anos um dos registros mais detalhados do dia a dia daquela fase em que os nazistas, liderados por Hitler, espalharam o horror entre seus perseguidos.

Outros 5 livros que farão você chorar

Para completar a nossa lista, segue mais 5 livros que farão você chorar:


  • A lista de Shindler, 1982 (Thomas Keneally);
  • Capitães de Areia, 1937 (Jorge Amado);
  • A culpa é das estrelas, 2012 (John Green);
  • Precisamos falar sobre o Kevin, 2013 (Lionel Shriver);
  • Dois irmãos, 2006 (Milton Hatoum).


Chegamos ao final deste blogpost. O que achou da lista de livros emocionantes e que provavelmente farão você chorar? Se tiver algum livro que eu não coloquei nesta lista, comente aqui abaixo. Até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: