Juliano Loureiro • jan. 08, 2021

Compartilhe este artigo:

Sherlock Holmes você conhece, correto? E Arsène Lupin? O nome soa familiar? Bom, caso você não o conheça, eu explico. Arsène Lupin é o personagem criado por Maurice Leblanc e é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes.  Hoje, Lupin figura como uma das mais importantes coletâneas de ficção policial da literatura mundial.


Além de apresentar para você o universo de Lupin, não poderia deixar de citar a série da Netflix de mesmo nome que estreou no início de 2021. Portanto, se está curioso para saber mais sobre este ladrão refinado e anarquista, me siga nas próximas linhas. Boa leitura!

Sobre Maurice Leblanc, o criador de Àrsene Lupin

Maurice Leblanc nasceu em 1864 em Rouen, pequena cidade da Normandia, região norte da França e faleceu em 1941, em Perpignan. Estudou entre França, Itália e Alemanha até abandonar a faculdade de Direito e mudar-se para Paris com o objetivo de se tornar escritor. Fez parte do círculo literário da cidade, trabalhou como jornalista, escreveu romances e contos. Ficou conhecido principalmente como o criador do ladrão e detetive de ficção Arsène Lupin, recorrentemente descrito como um homólogo francês da criação de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes.


A sua mais célebre obra é justamente o personagem Arsène Lupin, que apareceu pela primeira vez em 1905, em uma publicação semanal chamada "Je Sais Tout" com o título Arsène Lupin, gentleman-cambiouleur. Por mais que tenha criado outras obras, após o sucesso de Lupin, Maurice Leblanc passou a se dedicar somente às aventuras do anti-herói, em vários contos e romances.

Quem é Àrsene Lupin?

Lupin tem como principal talento o uso de disfarces para enganar as autoridades e cometer os seus delitos. Brilhante, audacioso, sedutor, mestre do disfarce e das artes marciais, Arsène Lupin é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes: um ladrão refinado e anarquista, espécie de Robin Hood do período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914


O personagem, bastante capacitado e refinado, executa seus roubos somente dos mais afortunados. Um personagem que, apesar de ser um criminoso, cativa o leitor pelo seu carisma, com planos ousados que o torna um gênio do crime.

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Obras da série Àrsene Lupin

Mesmo sendo autor de várias outras obras, Leblanc ficou eternizado pela série Arsène Lupin, que conta com dezenas de originais. A histórias de Lupin variam entre contos e romances. Naturalmente, contos estes que viraram coletâneas para serem publicados. Abaixo, a lista de contos e romances originais da série Lupin:

Coletânea de contos e contos isolados

1) Arsène Lupin gentleman cambrioleur  (1907), com 9 contos;

2) Les Confidences d'Arsène Lupin (1913), com 9 contos;

3) Les Huit Coups de l'horloge, com 8 contos;

4) The Overcoat of Arsène Lupin (1926), conto isolado;

5) L'Homme à la peau de bique (1927), conto isolado;

6) L'Agence Barnett et Cie (1928), com 8 contos;

7) Le Cabochon d'émeraude (1930), conto isolado.

Romances

1) L'Aiguille creuse (1909);

2) 813 (1910);

3) Le Bouchon de cristal (1912);

4) L'Éclat d'obus (1915);

5) Le Triangle d'or (1917);

6) L'Île aux trente cercueils (1919);

7) Les Dents du tigre (1920);

8) La Comtesse de Cagliostro (1924);

9) La Demoiselle aux yeux verts (1927);

10 La Demeure mystérieuse (1928);

11) La Barre-y-va (1930);

12) La Femme aux deux sourires (1932);

13) Victor, de la Brigade mondaine (1934);

14) La Cagliostro se venge (1935);

15) Les Milliards d'Arsène Lupin (1939), romance póstumo com a colaboração de sua filha Marie-Louise;

16) Le Dernier Amour d'Arsène Lupin (2012), romance póstumo.

Lupin, da Netflix

Assim como boa parte das adaptações televisas, a série Lupin, da Netflix, que estreou em 08 de janeiro de 2020, não é 100% fiel às histórias originais de Leblanc. Até porque esta não é a proposta. Na série, Assene Diop quer se vingar de uma família rica por uma injustiça cometida contra o pai dele. E, para isso, ele se inspira nas artimanhas de Lupin, já que Diop leu inúmeras vezes os livros de Maurice Leblanc na infância.


O episódio piloto da série alterna entre o presente, com Diop participando do leilão de um colar de pérolas que foi de Maria Antonieta, com o passado, que retrata sua vida com o pai, então motorista particular dos Pellegrini, uma família rica da França, que em época  eram donos desse tal colar de pérolas.


Em um determinado dia, o colar desaparece e o patriarca desta família acusa o pai de Diop pelo roubo. Imigrante senegalês, ele pouco pode fazer em sua defesa e acaba preso. Dias depois, comete suicídio na cadeira. O garoto Assene Diop, agora órfão, não se esqueceu do acontecido e desde então começa a arquitetar sua vingança.


E o tal leilão é a oportunidade encontrada para roubar o colar. Mas nem tudo sai como o planejado...


A série é dividida em 2 temporadas de 10 episódios cada (e cada temporada possui duas partes de 5 episódios) e foi criada por George Key. É estrelada por Omar Sy (Assene Diop), Ludivine Sagnier (Claire), Clotilde Hesm (Julliete Pellegrine) e Youssef Guedira (Soufiane Guerrab).


O que achou da história de Lupin? Garanto que você vai gostar dos livros e da série. Se já leu ou assistiu, deixa aqui nos comentários a sua opinião e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: