Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 8 de janeiro de 2021

Compartilhe este artigo:

Sherlock Holmes você conhece, correto? E Arsène Lupin? O nome soa familiar? Bom, caso você não o conheça, eu explico. Arsène Lupin é o personagem criado por Maurice Leblanc e é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes.  Hoje, Lupin figura como uma das mais importantes coletâneas de ficção policial da literatura mundial.


Além de apresentar para você o universo de Lupin, não poderia deixar de citar a série da Netflix de mesmo nome que estreou no início de 2021. Portanto, se está curioso para saber mais sobre este ladrão refinado e anarquista, me siga nas próximas linhas. Boa leitura!

Sobre Maurice Leblanc, o criador de Àrsene Lupin

Maurice Leblanc nasceu em 1864 em Rouen, pequena cidade da Normandia, região norte da França e faleceu em 1941, em Perpignan. Estudou entre França, Itália e Alemanha até abandonar a faculdade de Direito e mudar-se para Paris com o objetivo de se tornar escritor. Fez parte do círculo literário da cidade, trabalhou como jornalista, escreveu romances e contos. Ficou conhecido principalmente como o criador do ladrão e detetive de ficção Arsène Lupin, recorrentemente descrito como um homólogo francês da criação de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes.


A sua mais célebre obra é justamente o personagem Arsène Lupin, que apareceu pela primeira vez em 1905, em uma publicação semanal chamada "Je Sais Tout" com o título Arsène Lupin, gentleman-cambiouleur. Por mais que tenha criado outras obras, após o sucesso de Lupin, Maurice Leblanc passou a se dedicar somente às aventuras do anti-herói, em vários contos e romances.

Quem é Àrsene Lupin?

Lupin tem como principal talento o uso de disfarces para enganar as autoridades e cometer os seus delitos. Brilhante, audacioso, sedutor, mestre do disfarce e das artes marciais, Arsène Lupin é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes: um ladrão refinado e anarquista, espécie de Robin Hood do período de cultura cosmopolita na história da Europa, que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871, e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914


O personagem, bastante capacitado e refinado, executa seus roubos somente dos mais afortunados. Um personagem que, apesar de ser um criminoso, cativa o leitor pelo seu carisma, com planos ousados que o torna um gênio do crime.

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Obras da série Àrsene Lupin

Mesmo sendo autor de várias outras obras, Leblanc ficou eternizado pela série Arsène Lupin, que conta com dezenas de originais. A histórias de Lupin variam entre contos e romances. Naturalmente, contos estes que viraram coletâneas para serem publicados. Abaixo, a lista de contos e romances originais da série Lupin:

Coletânea de contos e contos isolados

1) Arsène Lupin gentleman cambrioleur  (1907), com 9 contos;

2) Les Confidences d'Arsène Lupin (1913), com 9 contos;

3) Les Huit Coups de l'horloge, com 8 contos;

4) The Overcoat of Arsène Lupin (1926), conto isolado;

5) L'Homme à la peau de bique (1927), conto isolado;

6) L'Agence Barnett et Cie (1928), com 8 contos;

7) Le Cabochon d'émeraude (1930), conto isolado.

Romances

1) L'Aiguille creuse (1909);

2) 813 (1910);

3) Le Bouchon de cristal (1912);

4) L'Éclat d'obus (1915);

5) Le Triangle d'or (1917);

6) L'Île aux trente cercueils (1919);

7) Les Dents du tigre (1920);

8) La Comtesse de Cagliostro (1924);

9) La Demoiselle aux yeux verts (1927);

10 La Demeure mystérieuse (1928);

11) La Barre-y-va (1930);

12) La Femme aux deux sourires (1932);

13) Victor, de la Brigade mondaine (1934);

14) La Cagliostro se venge (1935);

15) Les Milliards d'Arsène Lupin (1939), romance póstumo com a colaboração de sua filha Marie-Louise;

16) Le Dernier Amour d'Arsène Lupin (2012), romance póstumo.

Lupin, da Netflix

Assim como boa parte das adaptações televisas, a série Lupin, da Netflix, que estreou em 08 de janeiro de 2020, não é 100% fiel às histórias originais de Leblanc. Até porque esta não é a proposta. Na série, Assene Diop quer se vingar de uma família rica por uma injustiça cometida contra o pai dele. E, para isso, ele se inspira nas artimanhas de Lupin, já que Diop leu inúmeras vezes os livros de Maurice Leblanc na infância.


O episódio piloto da série alterna entre o presente, com Diop participando do leilão de um colar de pérolas que foi de Maria Antonieta, com o passado, que retrata sua vida com o pai, então motorista particular dos Pellegrini, uma família rica da França, que em época  eram donos desse tal colar de pérolas.


Em um determinado dia, o colar desaparece e o patriarca desta família acusa o pai de Diop pelo roubo. Imigrante senegalês, ele pouco pode fazer em sua defesa e acaba preso. Dias depois, comete suicídio na cadeira. O garoto Assene Diop, agora órfão, não se esqueceu do acontecido e desde então começa a arquitetar sua vingança.


E o tal leilão é a oportunidade encontrada para roubar o colar. Mas nem tudo sai como o planejado...


A série é dividida em 2 temporadas de 10 episódios cada (e cada temporada possui duas partes de 5 episódios) e foi criada por George Key. É estrelada por Omar Sy (Assene Diop), Ludivine Sagnier (Claire), Clotilde Hesm (Julliete Pellegrine) e Youssef Guedira (Soufiane Guerrab).


O que achou da história de Lupin? Garanto que você vai gostar dos livros e da série. Se já leu ou assistiu, deixa aqui nos comentários a sua opinião e até o próximo texto!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG