Juliano Loureiro • nov. 26, 2021

Compartilhe este artigo:

Quando a gente fala de filmes que foram levados às telas de cinema, sempre levantamos a polêmica e o embate “livro x filme”. Será que essa disputa se reflete em qualquer gênero literário? Será que todo leitor faz esse questionamento? Bem, opiniões à parte, hoje eu quero falar com as crianças (pode ser a sua interior).


Adaptações de livros infantis para o cinema: você já parou para pensar nesse assunto? Seria ingenuidade pensarmos que só o público jovem e adulto é brindado com as versões cinematográficas de seus livros favoritos. A literatura infantil também já cravou seu espaço na sétima arte.


Então, hoje, vou apresentar algumas das
melhores adaptações para os cinemas de livros infantis. Quem sabe o seu livro de infância não está nesta lista e você nem sabia, hein?!


Prepare a pipoca, chame as crianças, boa leitura e bom filme!

1. Menino Maluquinho - o filme

A obra de Ziraldo é quase uma unanimidade entre os leitores, não só as crianças mas até entre os adultos saudosistas! A adaptação para o cinema ficou por conta de Helvécio Ratton e estreou no ano de 95


A história do filme é baseada na essência do livro de Ziraldo. Apresenta uma criança bem peralta, bem maluquinha, mas que é a essência infantil puramente. Maluquinho sofre com a separação dos pais, mas não perde a alegria e sua espontaneidade, mesmo quando tem que lidar com a perda do seu amado Vovô Passarinho.


No filme vemos as peripécias de Maluquinho e sua turma em um passeio pela fazenda dos seus avôs.
É uma linda e divertida história sobre a infância e a amizade. Para quem teve ou ainda tem esse contato com avós ou parentes que moram no interior, o filme é pura nostalgia. Traz aquelas brincadeiras de rua, crianças se machucando na escola, briga entre primos, uma avó que faz os mais deliciosos quitutes, enfim, um filme para a família inteira ver e rever à exaustão.

2. A Invenção de Hugo Cabret

O livro de Brian Selnick é uma das obras primas da literatura infantil e ganhou uma belíssima adaptação para o cinema, em 2011, dirigida por ninguém menos que Martin Scorsese.


A história se passa na Paris dos anos 30, onde em uma das suas estações de trem, Hugo, um menino de apenas 12 anos é o responsável pelas manutenções dos grandes relógios da estação.


Mas, o que Hugo tem de esperto, tem de curioso. Nas madrugadas, ele furta peças de uma loja para consertar um autómato e desvendar um mistério deixado pelo seu pai.


O livro, por si só, já nos conduz a uma viagem extraordinária e, na adaptação de Scorsese, a magia é ampliada em uma infinitude. Uma viagem por Paris, pela história do cinema e do ilusionismo que encantará crianças e adultos.

3. A Fantástica Fábrica de Chocolate

Impossível não falar sobre Willy Wonka e companhia quando tratamos de adaptações de livros infantis. Há, inclusive, quem nem imaginava que A Fantástica Fábrica de Chocolate é uma adaptação do livro de Roald Dahl.


A magia do cinema sobre essa obra foi tão impactante que acredito que as crianças já nasciam conhecendo a história.
O livro de Roald Dahl ganhou duas adaptações para o cinema e ouso dizer que são duas obras clássicas do cinema.


A primeira vez que
A Fantástica Fábrica de Chocolate ganhou as telas de cinema foi no ano de 1971 e o próprio Roald foi o responsável pela adaptação. Essa versão foi um musical e, apesar de algumas alterações com relação aos personagens, o filme tem cenários psicodélicos, além de um clima de nonsense, que reflete bem a mente de Wonka. Um clássico que encanta até hoje.


E no ano de 2005,
A Fantástica Fábrica ganhou uma nova roupagem com 2 astros do cinema que, só por estarem trabalhando juntos, já valia o ingresso. Obviamente, com mais recursos tecnológicos, Tim Burton abusou dos efeitos especiais na sua adaptação, além de trazer Johnny Depp como o seu Wonka. Mais fiel à obra de Roald, essa segunda adaptação ganhou um pouco mais seriedade ao enredo, até mesmo um tom mais sombrio à história. Porém, ainda vale juntar as crianças e assistir!

4. O Menino no Espelho

Mais uma grande obra da literatura infantil brasileira adaptada para o cinema e, mais uma vez, o cenário é Belo Horizonte. Fernando Sabino, em seu livro de mesmo nome, nos conta como foi a sua infância em terras mineiras, como ele era uma criança criativa, que criava seu próprio mundo imaginário e se permitiu viver essa fantasia.


No filme dirigido por Guilherme Fiúza Zenha, conhecemos Fernando, um garoto de apenas 10 anos e que já está cansado de suas atividades chatas e monótonas. O grande sonho de Fernando é que alguém, mais especificamente um sósia, assumisse o seu lugar para fazer suas tarefas rotinas, enquanto ele pudesse se divertir. E não é que o seu sonho se realiza? A partir daí, é muita confusão e diversão, ao melhor estilo criança de ser!

5. Meu Pé de Laranja Lima

Não poderia terminar esta lista (por enquanto) sem falar sobre um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira. A obra de José Mauro de Vasconcelos foi lida por 10 entre 10 crianças que hoje têm seus 30 anos. Meu Pé de Laranja Lima sempre será lembrado como um dos mais queridos livros infantis.


A adaptação para o cinema foi dirigida por Marcos Bernstein, no ano de 2012 e traz José de Abreu no elenco.
O filme mantém-se fiel ao livro em sua maioria, apresentando Zezé, um garoto de 8 anos bem peralta, mas com o coração do tamanho do mundo. E como livro, Zezé é de família pobre e tem como amigo, o pé de laranja lima que fica no terreiro de casa.


Tanto o livro quanto o filme trazem, na simplicidade da criança, temas complexos, envolvendo questões existenciais e sentimentais. De maneira alguma, podemos dizer que a abordagem é simplista ou fútil, muito pelo contrário, você já tentou abordar essas questões de sentimento com uma criança? Meu Pé de Laranja Lima traz uma nova perspectiva, na pureza infantil e na crença que a criança tem de que tudo vai melhorar. Esse é o maior acerto das obras literárias e cinematográficas.


O que você achou dessa primeira lista? Sei que muitas obras infantis ficaram de fora e já até imagino alguns nomes que você está pensando. Mas quis trazer, a princípio, uma lista diversificada, sem os grandes blockbusters como O Lar das Crianças Peculiares, A Convenção das Bruxas, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, e sem contar livros como Alice no País das Maravilhas, O Pequeno Príncipe e tantos outros que já são bem falados por aí!


Conte para mim, quais livros infantis você gostaria de ver no cinema?

Além de ler, você gosta de escrever? Conheça a Escola Bingo

Agora, antes de você sair, eu tenho mais uma dica muito importante! Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: