Juliano Loureiro • mar. 05, 2021

Compartilhe este artigo:

Literatura por prazer, leitura para trabalho, livros para estudar. A literatura está no nosso dia a dia e nos mais diversos aspectos, não é de se estranhar que há também livros voltados para o nosso bem estar, nossa saúde e desenvolvimento pessoal. E, nesse último campo, um nome tem se destacado há muitos anos: Napoleon Hill.


Chamada
literatura de autoajuda, essa vertente literária não é somente uma leitura para o nosso interior, aquela leitura que acalma a alma, ela também pode nos auxiliar nas nossas habilidades sociais e, obviamente, profissionais. É nessa pegada que Napoleon Hill publicou diversos livros com o porquê de nos orientar e alcançarmos uma performance “de sucesso”.


Suas obras são referências,
Pense e Enriqueça é um dos clássicos absolutos da autoajuda financeira e, mais recentemente, outra tem se destacado bastante. Provavelmente, você já leu o nome Mais Esperto Que o Diabo, nas listas de mais vendidos de algum site ou o viu nas prateleiras de destaques das livrarias. Também, com um nome curioso desse, quem não quer dar uma olhadinha? 


Agora, curiosa também é a sua história. Por isso, neste texto, eu vou contar um pouco da história de Napoleon Hill, suas obras e, claro, sobre esse tal diabo. Preparado? Boa leitura!

Quem foi Napoleon Hill

napoleon-hill

Nascido em 26 de outubro de 1883, na Virginia (EUA), em uma família pobre, Napoleon não teve uma infância das mais agradáveis, mas ainda jovem começou a trilhar o caminho que o levaria ao sucesso.


Aos 10 anos, Napoleon perdeu a sua mãe e, a partir desse momento, ele tornou-se uma criança rebelde e não dava sinais de melhoria. Dois anos mais tarde, seu pai casa-se novamente e o que poderia ser a construção de uma nova família e acalmar os sentimentos da criança Napoleon, quase piora a situação.


Napoleon Hill mostrava-se ainda intransigente com a vida, com o novo casamento de seu pai e sua madrasta. Mas, por ironia da vida, foi ela, a sua madrasta, quem deu aquele
click! na cabeça do jovem Napoleon, com uma única frase, ela foi capaz de despertar a genialidade do menino:


“Menino, você talvez seja a pessoa mais esperta do mundo e, simplesmente, não sabe o que fazer com a sua inteligência!”.


A frase se foi exatamente assim, nunca saberemos, mas é o que a história nos conta sobre Napoleon. O fato é que, a relação Napoleon Hill e madrasta foi o pontapé para uma história que levaria o jovem escritor a se tornar assessor de Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt, presidentes dos Estados Unidos.

Quando tudo começou

Após essa “chacoalhada” da madrasta, com 13 anos, Napoleon Hill começou a escrever artigos para o jornal Mountain Reporter, da sua cidade. O jovem levava tanto jeito para a coisa que, aos 15 anos, era responsável pela produção de artigos de jornais de cidades vizinhas. Logo, ele passou também a escrever para revistas.


O sonho de Napoleon Hill não estava na escrita
, digamos assim. O seu desejo mesmo era o Direito. Porém, nada na vida é tão simples, nem mesmo para quem tem as maiores referências em autoajuda. Sem dinheiro para cobrir os gastos com a faculdade, Napoleon foi obrigado a largar os estudos.


Melhor assim, pois o Direito não teria dado a oportunidade de ouro que Napoleon recebeu em 1908. Nesse ano, trabalhando em uma revista de Bob Taylor, o escritor recebeu a incumbência de entrevistar ninguém menos que Andrew Carnegie. 


Andrew era um senhor, no auge dos seus 73 anos, bilionário, conhecido como o magnata do aço, um dos homens mais ricos e influentes do planeta.
O que Napoleon não sabia é que daquela conversa, sua vida mudaria drasticamente. Foi como uma segunda “chacoalhada”, porém essa durou ‘apenas’ 20 anos.


Andrew Carnegie propôs um desafio a Napoleon Hill, já que o jovem tinha uma curiosidade inquietante e uma crítica analítica fora do comum. Andrew queria que Napoleon pesquisasse o que as pessoas mais bem sucedidas tinham em comum e quais dessas características poderiam ser estudadas e desenvolvidas em ‘pessoas comuns’. Era preciso encontrar a “fórmula do sucesso” e criar maneiras de propagá-la.


Esse trabalho, que só de ler já dá uma canseira, ainda tinha alguns ‘poréns’. Primeiro,
Andrew já pré-determinou que a pesquisa durasse anos, 20 para ser mais preciso. Isso porque, segundo o bilionário, ter ‘sucesso’ em um ano é muito simples e não torna a pessoa, de fato, bem sucedida na vida. E segundo, toda essa pesquisa não seria remunerada. O ‘pagamento’ seria a oportunidade de Napoleon estar em contato com as pessoas mais ricas e bem-sucedidas da história, até então.


Isso não foi empecilho para Napoleon, ele mergulhou de cabeça na pesquisa e conseguiu números impressionantes.
Foram mais de 16 mil entrevistados, sendo 500 milionários da época. Para você ter ideia, alguns nomes entrevistados: Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Elmer Gates, Theodore Roosevelt, William Jennings Bryan, George Eastman, John D. Rockefeller.


E foram realmente 20 anos de trabalho e após tantos números e nomes importantes, a pesquisa rendeu a Napoleon Hill a sua própria revista, a
Hill’s Golden Rule, mas o mais importante foi o seu estudo, chamado de Master Mind que transformou-se em curso difundido amplamente pelo mundo todo e a publicação da sua primeira grande obra: A Lei do Triunfo.

Quem Pensa Enriquece (ou Pense e Enriqueça)

quem-pensa-enriquece

Tamanho foi o trabalho de Napoleon ao longo desses 20 anos que o resultado não coube em um único livro. Pense e Enriqueça - você pode encontrá-lo como Quem Pensa Enriquece - é mais que uma continuação de A Lei do Triunfo, podemos enxergá-lo como uma leitura complementar obrigatória.


Nesta obra, ainda encontramos os dados da pesquisa de Hill, porém se na sua primeira grande obra, ele nos traz 16 princípios para o sucesso, no seu segundo livro, ele condensa essas dicas em 13 passos fundamentais para obtenção de uma vida financeira bem sucedida. A grosso modo, ele prova como acumular uma fortuna, já que o método de enriquecimento seria atemporal.


Só para despertar a curiosidade de quem ainda não o leu, os 13 passos são:


  1. Desejo
  2. Auto-Sugestão
  3. Conhecimento Especializado
  4. Imaginação
  5. Planejamento Organizado
  6. Decisão
  7. Persistência
  8. Poder da Master Mind
  9. O Mistério da Transmutação Sexual
  10. O Subconsciente
  11. O Cérebro
  12. O Sexto Sentido


Esse livro é considerado uma das obras clássicas da autoajuda financeira.

Mais esperto que o diabo

mais-esperto-que-o-diabo

Essa obra de Napoleon Hill é cheia de curiosidades e, para não perder tempo, vale dizer que é um livro de publicação póstuma, ou seja, Hill não viu o seu livro nas estantes das livrarias. E o porquê é ainda mais interessante.


Mais Esperto Que o Diabo tem realmente como personagem o dito cujo Diabo. É um livro que traz uma entrevista exclusiva com o Demônio, na qual Hill desvenda todo o jogo mental que o Diabo faz para nos atrapalhar a alcançar o sucesso. Procrastinação, raiva, inveja, medo e todos sentimentos ruins que nos fazem desistir ou fracassar são instrumentos do Diabo.


Mas Hill foi mais sagaz que o próprio demônio e, nesse registro, traz 7 princípios que nos levam a vencer o Diabo e alcançar nossos objetivos pessoais.


Hoje, a gente ao lermos isso, entendemos bem a metáfora, as analogias dessa entrevista, mas à época que foi escrito, em 1938, isso ia totalmente contra os ideais protestantes americanos em voga.
Tamanha controvérsia fez com que os familiares e amigos de Hill escondessem o livro por 70 anos. Mais Esperto Que o Diabo foi lançado em 2011 e já alcançou a incrível marca de mais de 110 milhões de cópias vendidas, em todo o mundo.

Outras obras de Napoleon Hill

Pense e Enriqueça e Mais Esperto Que o Diabo são os principais responsáveis pelo sucesso de Hill, mas eles não estão sozinhos. Se você é adepto e entusiasta das leituras de autoajuda, tem a obrigação de conhecer os outros títulos do autor.


  • A Lei do Triunfo;
  • Quem Vende Enriquece;
  • A Ciência do Sucesso;
  • Atitude Mental Positiva;
  • Você Pode Realizar Seus Próprios Milagres;
  • Só tem Sucesso Quem Quer
  • Paz de Espírito, Riqueza e Felicidade
  • Sucesso e Riqueza Pela Persuasão
  • Um Ano Para Enriquecer
  • Sucesso Ilimitado
  • Chaves Para o Sucesso
  • Como Vender Seu Caminho Pela Vida
  • Os Degraus Da Fortuna
  • Como Aumentar o Seu Próprio Salário
  • A Chave Mestra das Riquezas
  • As Regras de Ouro de Napoleon Hill


Com certeza, uma leitura das obras de Hill irão auxiliar o seu desenvolvimento pessoal, a leitura por si só já nos proporciona isso, imagine então uma obra feita com esse propósito? Você já teve algum contato com Hill e seus livros? Conte para a gente o que achou, nos comentários.

Sim, eu conheço Napoleon Hill. Ele foi um autor influente no campo do desenvolvimento pessoal e autoajuda. Aqui estão algumas curiosidades sobre ele:


  1. Relação com Andrew Carnegie: Napoleon Hill é mais conhecido por seu livro "Pense e Enriqueça" ("Think and Grow Rich"), que foi resultado de uma sugestão de Andrew Carnegie. Carnegie, um magnata da indústria do aço e um dos homens mais ricos de sua época, propôs a Hill que entrevistasse os homens mais bem-sucedidos da época para descobrir a fórmula do sucesso.
  2. Filosofia do Sucesso: O trabalho de Hill não se limitava a estratégias financeiras; ele também focava no desenvolvimento de qualidades pessoais como a persistência, a autoconfiança e a disciplina. Ele acreditava que essas qualidades eram essenciais para o sucesso em qualquer área da vida.
  3. Lei do Sucesso: Antes de "Pense e Enriqueça", Hill publicou "A Lei do Sucesso" ("The Law of Success"), uma obra extensa que detalhava as 16 "leis" que ele acreditava levar ao sucesso. Este trabalho foi o resultado de suas entrevistas e pesquisas iniciais.
  4. Críticas e Controvérsias: Apesar de sua influência, Hill enfrentou críticas e controvérsias. Alguns críticos questionaram a veracidade de suas alegações sobre o encontro com Carnegie e outros detalhes de sua vida. Hill também teve várias falhas empresariais e desafios financeiros ao longo de sua carreira.
  5. Influência Duradoura: "Pense e Enriqueça" continua sendo um best-seller no campo do desenvolvimento pessoal e é frequentemente citado por pessoas de sucesso em várias áreas. A filosofia de Hill sobre o poder do pensamento positivo e da visualização de objetivos influenciou muitos outros autores e palestrantes motivacionais.
  6. Trabalho Antes do "Pense e Enriqueça": Além de "A Lei do Sucesso", Hill escreveu vários outros livros e artigos focados no sucesso pessoal e profissional, contribuindo significativamente para o gênero de literatura de autoajuda.
  7. Influência na Psicologia Positiva: Embora não fosse um psicólogo, as ideias de Hill sobre a importância do pensamento positivo anteciparam muitos conceitos da psicologia positiva moderna.

Mais conteúdos literários no YouTube

E, antes de você sair dessa página, deixe eu te fazer um convite muito especial. Aprenda mais sobre literatura? Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Curiosidades sobre Napoleon Hill

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: