Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 26 de fevereiro de 2022

Compartilhe este artigo:

Decidi ler uma fantasia urbana e me surpreendi. Confesso que um livro sobre bruxas nunca fez parte das minhas listas de leitura. Mas resolvi dar uma chance ao romance do autor nacional Leblon Carter e não me arrependi, pelo contrário, estou ansioso para ler outros livros dele.


No texto de hoje, a minha resenha de "Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada MORTA: Parte 1". Veja quais foram as minhas impressões sobre a obra e boa leitura!

Sobre o autor: Leblon Carter

leblon-carter

Leblon Carter é um escritor paulista de Fantasia e Romance Juvenil. Escritor desde os seus 17 anos, possui diversos livros publicados, inclusive a sequência do livro desta resenha, "Como NÃO matar uma ex-namorada VINGATIVA: Parte 2". Também escreveu "Garoto Conhece Garoto" e "Mago dos Videogames", que juntos somam milhares de avaliações positivas na Amazon.


Além de escritor, é profissional de Cinema e Audiovisual e fotografia. Para 2022, lançará o livro "Luzes" (considerado o seu maior projeto) e a terceira Parte 3 dos livros de Halloween citados acima.

Sinopse de Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada morta: parte 1

capa-como-nao-rescussitar

Ela cursa biblioteconomia em uma universidade em São Luís, capital do Maranhão, passa os dias estudando e é melhor amiga de Humberto, um jovem PCD.

Entretanto, o que poucos conhecem é seu lado mais escuro e sombrio: o de uma bruxa. Capaz de conjurar feitiços e propagar maldições com apenas algumas palavras. Mãe Fernanda, que controla o círculo de bruxas no interior da cidade, a educa em reuniões semanais conhecidas como A HORA DAS BRUXAS.

Mas é no dia 31 de Outubro, momento em que seus poderes estão no auge e o mundo dos vivos e dos mortos se alinham, que algo inimaginável passa por sua cabeça: a ideia de ressuscitar a ex-namorada morta de um amigo. E por quem ela, secretamente, vivia uma paixão escondida.

Como se desenvolve a narrativa?

Heloisa é uma bruxa. Esta informação não é entregue logo nas primeiras páginas e como eu não li nada sobre o livro antes de começá-lo, fiquei até surpreso. Me causou estranheza mas logo me envolvi na história dos quatro amigos. E um dos pontos que ajudaram neste "envolvimento" foi a bela organização de partes e capítulos do livro. O flashback que acontece durante flui de forma leve e não confunde o leitor..


Heloisa, Humberto e Guilherme são jovens que estão prestes a iniciar a vida universitária na UFMA. Estariam bem contentes e empolgados com a conquista se não fosse um único porém: há um ano eles sofreram um grave acidente de carro que levou ao falecimento da namorada de Guilherme, Anielly.


Guilherme ainda carrega no rosto as marcas do para-brisa do carro estilhaçado. Humberto luta para recuperar os movimentos das pernas. Heloisa ganhou uma nova chance. Chance essa dada pela "Mãe Fernanda", uma bruxa que lhe dá a escolha de viver ou morrer. Ela aceita viver e a partir de agora Heloisa é capaz de conjurar magias.


Pequenos e inocentes feitiços fazem parte da sua rotina como, por exemplo, manter a chama do fogão acessa mesmo que não haja gás. Todavia, no Dia das Bruxas, 31 de outubro, Heloisa se transforma em uma "super bruxa". Seus poderes estão maiores e ela pensa em algo ousado e arriscado: ressuscitar Anielly, que foi a sua namorada antes de Guilherme.


Será que este plano vai dar certo?

Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada morta: parte 1 vale a pena?

Leblon entrega uma ótima experiência ao leitor. O livro é curto, apenas 65 páginas, e pode ser lido em um único dia. Mas isto não é um problema, pois a sequência já está publicada e o autor convida o leitor para lê-la em sequência.


O livro é bem escrito, com linguagem acessível e leve. Além disso, é um bom exemplo de ficção urbana, mostrando os problemas cotidianos de jovens recém promovidos à fase adulta da vida com ótima pitada de bruxaria. O livro sai do comum e se dá muito bem.


O livro de Leblon Carter é aposta certeira.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG