Juliano Loureiro • fev. 18, 2022

Compartilhe este artigo:

A literatura nacional ganha destaque a cada por conta dos ótimos trabalhos dos autores independentes. Atualmente, é possível encontrar histórias incríveis de todos os gêneros para agradar a todos. E na minha busca por conhecer cada vez mais esse tipo de literatura, encontrei Anna Andrade e seu livro "Elegidos". Confesso que por alguns meses o livro ficou parado na minha estante, todavia, quando decidi ler, me envolvi rapidamente com a história.


Hoje, falarei sobre "Elegidos". O que achei, como é o desenvolvimento da narrativa e quais são as minhas expectativas para o segundo volume da trilogia, "Opositores", com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2022. Se você gosta de distopias, ficção científica, romances e bons conflitos entre personagens, me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Sobre a autora Anna Andrade

anna-andrade

A cearense Anna Andrade, além de "Elegidos", já participou de diversas antologias e publicou um spin-off de "Elegidos", chamado "Estava com saudade". É um livro categorizado como New Adult, que flerta com a política e critica a falta de sustentabilidade ambiental no futuro, além de outras quebras de estereótipos.


Para 2022, o primeiro lançamento previsto é o conto “Paixão sob as estrelas”, outro spin-off de "Elegidos", que foca em um dos personagens preferidos dos leitores, Thabani.


Como citado acima,  ainda no primeiro semestre deste ano, para a felicidade de todos, será o lançamento de "Opositores",  que dá sequência à trilogia. No segundo semestre, como acontece todos os anos, a Anna participará da nova Antologia do "Projeto Antologias", que tem o intuito de enviar todos os royalties para fomentar pesquisa em universidades públicas. E, se tudo caminhar conforme os planos, Anna pretende lançar no final do ano um livro único de fantasia com humor.


Além dos livros, Anna é a criadora e mantenedora do site Bela Distopia, que compartilha resenhas de livros e também conteúdos do mundo pop.

Sinopse de Elegidos

Frederico Alves não esperava que sua vida mudasse de forma alguma. Com três empregos e uma avó com Alzheimer, estava acostumado com o que tinha. As notícias sobre uma possível guerra entre os apoiadores de Edgar Blake e o Leste Sombrio nunca foram de sua importância até ser chamado para fazer um serviço na Prefeitura.

O que parecia ser um dia normal de trabalho, termina com
Frederico sendo um herói nacional por ter salvo o presidente da Área 90 enquanto os misteriosos Elegidos foram apagados das notícias. Visto por alguns como magia e por outros como mutação, os Elegidos são humanos com habilidades extraordinárias, assim como parte da população mundial, o que inclui Frederico. A proposta para entrar no Projeto 375 veio em seguida e, mesmo com os riscos, o rapaz aceitou.

Como se desenvolve a narrativa

"Elegidos" é cativante.


Nas primeiras páginas somos apresentados à vida agitada e repleta de dificuldades de Frederico, protagonista da história. Bem como boa parte dos brasileiros - que vivem no mundo real -, Fred tem que trabalhar bastante para se sustentar. Com poucas relações pessoais, dedica-se a cuidar de Rita, sua avó.


Mas a calmaria acaba por aí. Logo de início temos boas cenas de ação com Frederico entrando em apuros após prestar serviços de TI na Prefeitura. O destino já colocou Fred frente a frente com Maiken, a mulher dragão que está com ele na capa do livro.


A frenesia de início prende bem o leitor e, então, tudo se acalma. Neste momento que entendemos melhor sobre Frederico, os outros Elegidos e o porquê de tudo isso. Frederico chamou bastante atenção pela forma como lidou com o conflito na prefeitura e teve o merecido reconhecimento por salvar Edgar Blake, presidente da Área 90. Foi convidado a participar do Projeto 375 e aceita.


Agora temos diversos capítulos que focam na construção dos personagens, o que faz sentido já que temos 10 elegidos principais: Frederico, Maiken, Eva, Harry, Travis, Arhi, Scarlett, JH, Annisa e Thabani. Eles estão concentrados em uma ilha afastada e têm a rotina recheada de treinamentos para fortalecimento das suas habilidades especiais. E, vez ou outra, são convocados para missões secundárias, sempre com o objetivo de apartar conflitos políticos.


Por mais que fala-se de todos os elegidos, o foco ainda é Frederico, chamado de "novato", por ser o último elegido a ingressar no grupo. Travis vira seu maior amigo e Harry seu desafeto. A relação de Fred e Travis parece bastante com Harry Potter e Rony Wesley. Já a relação conflituosa de Fred e Harry, se assemelha a Harry Potter e Draco Malfoy.


"Elegidos" tem boas doses de romance. Fred com Eva, que antes namorava Harry e Travis flertando Scarlett  merecem destaque. A forma como o romance é introduzido é leve, sutil e não previsível.


Por um momento, a demora para chegarmos no clímax me incomodou. A contextualização e criação de situações aparentemente dispensáveis não me agradou muito. Todavia, lembrei-me que este é o primeiro livro de uma trilogia, logo, tem papel fundamental no firmamento da personalidade dos personagens e esta "demora" só aproxima o leitor dos personagens. No final, tudo fez sentido.


A cena final, mesmo que rápida, é frenética e impactante. Gostar de um ou mais personagens provavelmente levará o leitor às lagrimas. O sentimento final é óbvio: quero mais! E logo!

Elegidos vale a pena?

Se você gosta de distopia, romance e aventura, "Elegidos" é o livro certo. Evitei fazer comparações com outras obras, porque desde o começo entendi que o livro de Anna Andrade é único e repleto de originalidade. As 363 fluem bem e o leitor pedirá por mais no final. Um dos grandes trunfos da autora foi criar no leitor a expectativa pelo livro 2. Com isso, aumenta a sua base de fãs.


Esta foi a resenha de "Elegidos". Aqui no blog Bingo temos diversas outras resenhas. Confira! Te espero no próximo texto, até breve!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: