Juliano Loureiro • jun. 30, 2023

Compartilhe este artigo:

Se você ainda não é um dos adeptos aos e-books e está em dúvida sobre comprar ou não o seu Kindle, este texto é para você! 


Vale a pena investir uma grana em um dispositivo eletrônico e depois ainda comprar os livros? Olha, sinceramente, se a parte financeira não for problema para você, a resposta é sim.


Há inúmeros benefícios no Kindle e, sim, também há vantagens em relação aos livros físicos.

A eterna disputa entre Kindle x livros impressos

O debate entre e-books e livros físicos parece uma conversa infindável. Há sempre gente chegando com novos ou requentando velhos argumentos. É claro que podemos tirar bom proveito de toda essa discussão, desde que haja um consenso: o importante é o hábito da leitura.


Então, longe de nos colocarmos como detentores da verdade única dessa conversa - se é que existe uma verdade. Hoje, vamos nos colocar ao lado do digital. 


O Kindle dispensa apresentação, o leitor digital da Amazon já está popularizado dentro de uma parcela da sociedade, principalmente daqueles que já são nativos digitais. Para quem já nasceu com computadores e internet popularizados, a adaptação aos e-readers é bem mais fácil, diria que intuitiva.


Obviamente, há uma grande parcela de leitores que foi alfabetizada no papel e lápis, nos trabalhos com consultas à Barsa (não sabe o que é? ‘Dá um google’ aí.), então o desapego ao livro físico pode ser mais difícil, fora o aspecto mais sentimental da coisa, do sentir o cheiro de livro novo e etc.


Mas há inúmeros argumentos que fazem o Kindle ser mais vantajoso em relação aos livros físicos. Vale dizer que essas vantagens não fazem o livro digital ser melhor que o físico e nem queremos, aqui, definir quem é melhor. Inclusive, nós somos do time que consome os dois e tá tudo bem.

8 vantagens do Kindle

Confira as principais vantagens do Kindle em relação aos livros impressos;

1. Portabilidade: levar sua leitura para qualquer lugar

Esse primeiro aspecto, na minha humilde opinião, já seria suficiente para me convencer. É o argumento de conversa que acho que o Kindle dá uma lavada nos livros físicos.


Há modelos Kindle que cabem numa simples bolsa, o Kindle de entrada (hoje, o de 11ª geração) cabe até mesmo no bolso de uma calça.
Você pode comparar o tamanho dele com um smartphone


Às vezes, você vai dar uma saída rápida, não quer nem levar bolsas ou mochilas, mas se você tiver com uma calça de bolsos mais largos, pronto. Perfeito para ficar aguardando uma consulta médica, no transporte público etc.

2. Armazenamento: centenas de livros em um único dispositivo

Uma outra vantagem do Kindle é que quando você está com ele, você não está somente com um único livro. Você pode carregar 5, 10, 100 livros dentro da sua bolsa ou do seu bolso.


Vou dar um exemplo: eu sou muito indeciso, quando vou viajar, nunca sei o que levar para ler. Imagine colocar na mala uns 5 livros. Além do peso para carregar, corre o risco de estragar os meus livros. Com o Kindle, não tem esse problema.


Eu devo ter uns 70 livros na minha biblioteca do Kindle. Olhando rapidamente na internet, encontrei fontes dizendo que um Kindle com 8GB de memória por armazenar, aproximadamente, 2.460 livros digitais. Imagine dois mil livros físicos na sua casa. Essa vantagem do Kindle também é inquestionável.

3. Leitura confortável: ler na cama nunca foi tão fácil

Esse argumento, antes eu achava que era meio balela. Porque na hora que eu vou ler, obviamente, preparo meu cantinho, acendo as luzes necessárias, a poltrona ou me ajeito na cama. Mas aí, tem uma coisa que pega muito a favor do Kindle: o peso dos livros.


Eu tenho lido muitos calhamaços, livros com 700, 900 e até com mais de mil páginas. Gente, como manter uma posição confortável segurando uns “tijolos” desses? Impossível.


Já com o Kindle, basta uma mão para segurar o dispositivo e aí fica até fácil de ler deitado na cama. Sem contar que você pode reduzir bastante a quantidade de luzes acesas no ambiente.

cta-quero-escrever-um-livro
cta-quero-escrever-um-livro

4. Ajuste de leitura: mais comodidade para sua leitura

No tópico anterior, acabei já mencionando uma outra vantagem do Kindle, que é exatamente adaptar a tela e outros parâmetros para você fazer uma leitura mais prazerosa. Inclusive o controle de iluminação da tela e brilho são perfeitos para proteger a nossa visão. Mas esse aspecto eu já acho mais relevante numa comparação entre dispositivos.


Em comparação ao livro impresso, a vantagem que vale destacar é o tamanho e o tipo de fonte do livro. Isso é incrível, porque quantas vezes não nos deparamos com livros com umas fontes que mais parecem notas de rodapé, diagramação sofrível, páginas tão finas que parecem rasgar facilmente.


Com o Kindle você aumenta a fonte e escolhe até mesmo a que mais te agrada. Isso é fantástico também.

5. À prova d'água

Eu sou daqueles leitores que qualquer 5 minutinhos parado, já quero abrir um livro e continuar a leitura. Então, sim, quase sempre estou com meu Kindle em mãos e quantas vezes meu livro não foi salvo de molhar, porque estava na cozinha e lendo ao mesmo tempo? Aí vou virar a página e ops…respingou água.


Por sorte, era um Kindle.
Alguns modelos possuem classificação IPX8 de impermeabilidade, que garante segurança até 60 minutos e 2 metros de profundidade em água doce. Não que você vá mergulhar com seu Kindle, mas por exemplo, numa beira de piscina do clube, na praia, você tem esse resguardo. Agora, imagina respingar nas páginas de papel de um livro?

6. Recursos inteligentes

O Kindle, em todos os seus modelos, oferece alguns recursos bacanas para melhorar a sua experiência de leitura. 


Tem dicionário online para você consultar, você pode destacar trechos do livro e fazer as suas anotações e, posteriormente, até enviar para algum e-mail se quiser compartilhar suas experiências de leitura.

7. Livros digitais gratuitos

Lá na dica 2 eu falei que tenho uns 70 livros no meu Kindle. Eu sei que é exagero, mas depois que você descobre o Kindle, você tem acesso ao mundo das ofertas exclusivas e, inclusive, centenas (ou milhares) de livros digitais gratuitos.


É bem legal porque são livros de todos os gêneros e sim, tem livros clássicos, tem
best-sellers, tudo o que você imaginar. E tem sempre ofertas com livros com preços bem populares mesmo, coisa de 5, 10 reais.

8. Bateria: longa duração

Essa última vantagem não é em comparação aos livros físicos, mas é um questionamento comum e que acho válido abordar. Muita gente ainda fica preocupado com relação à bateria, do tipo “ah, mas aí eu tenho que ficar lembrando de carregar…se eu for para um lugar e esquecer meu carregador etc…etc…etc”.


Eu afirmo com muita tranquilidade e certeza:
a bateria de um Kindle é muito, mas muito mais duradoura do que qualquer celular, smartphone ou tablet. Tem gente que fala que dura semanas. Eu consigo, facilmente, deixar o meu Kindle 1 mês sem carregar. Como? Te explico.


A primeira coisa que você tem que saber é que você só precisa conectar o seu Kindle à internet para baixar os
e-books. Depois que você baixa e abre o livro no dispositivo, você pode desconectar que não atrapalha em nada a leitura.


O meu Kindle, por exemplo, vive desconectado e/ou no modo avião. Leio em casa, levo ele para o serviço, destaco trechos das minhas leituras e, ultimamente, só tenho lido por ele mesmo. E realmente nem me preocupo com bateria. Só coloco ele para carregar quando minha bateria chega ali aos 5% e olhe lá.


Claro que há outros truques para poupar bateria, como a questão da luminosidade da tela e até mesmo o tamanho da fonte pode influenciar, porque quanto maiores as letras, mais páginas terá o seu livro e mais toques na tela você fará. Mas, enfim, a bateria do Kindle é quase “infinita”.


Essas
8 vantagens que citei são com base na minha própria experiência com o Kindle. Obviamente, há outras e que variam entre os leitores. Mas vale ressaltar: as vantagens não são para afirmar que o livro digital é melhor que o físico. O que vale no final é você encontrar a sua melhor experiência de leitura.


E por falar em leitura:

Conheça os livros de Juliano Loureiro

Se você ainda está em dúvida e quer fazer um teste, aproveito para indicar alguns livros digitais. 


Conheça os meus livros
, todos com versões para o Kindle. E o que não faltam são temáticas e gêneros para você escolher a sua próxima leitura: tem distopia young adult, tem ficção científica, tem coletâneas de frases para reflexões e minicontos.


O meu mais novo livro, Terraço
, também saiu somente para o Kindle.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: