Juliano Loureiro • mar. 07, 2021

Compartilhe este artigo:

Ser um autor publicado e premiado é o objetivo de vários escritores (o meu inclusive). Participar dos prêmios é fácil e rápido (na maioria das vezes), todavia, ganhar e ver a carreira decolar é um sonho um pouco mais distante, mas não impossível. Hoje, abordarei sobre a importância dos prêmios na construção da carreira do autor. Você saberá se esse tipo de concurso é para você ou não.


Quem sabe aquele livro que você tanto dedicou não vira uma obra reconhecida e premiada? Vamos agora para o que interessa! Boa leitura.

Quais são os principais prêmios literários do Brasil

Felizmente temos na nossa literatura dezenas de iniciativas que visam congratular os autores com suas obras, sejam elas originais ou não. Há alguns mais famosos e, naturalmente, mais concorridos, como o prêmio Jabuti, Oceanos e Sesc de literatura. Mas há outras grandes premiações que talvez você não conheça. Veja:


  • Prêmio Cátedra (ou Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura): a literatura infanto juvenil também é contemplada com premiações e uma das mais importantes foi criada pela Cátedra Unesco de Leitura, na PUC Rio. As obras infantis e juvenis são selecionadas por um corpo de jurados especialistas e são avaliados os seus aspectos literários, visuais e gráficos. 


  • Prêmio Camões da Literatura: considerada a premiação mais importante da língua portuguesa, foi criado em 1988. O principal objetivo do Camões é premiar um autor pelo seu trabalho como todo. O famoso conjunto da obra. Então, autores que tenham, de certa forma, trabalhado para o enriquecimento literário da língua portuguesa são agraciados com o prêmio. O Prêmio Camões foi um acordo entre Brasil e Portugal, mas agracia todos os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP.


  • Prêmio Literário Biblioteca Nacional: se você chegou aqui e ainda está pensando que os prêmios não são para você, pois está apenas começando, saiba que um dos mais prestigiados prêmios da literatura nacional é voltado exclusivamente para obras inéditas, ou seja, para a primeira edição do seu livro que você achou que não teria espaço.


  • Prêmio São Paulo de Literatura: Criado no ano de 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura foi criado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (hoje, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com o intuito de estimular a produção e a divulgação literária brasileira com foco exclusivo no gênero romance, premiando autores e obras que se destacam pela qualidade e contribuição à literatura.


Importante ressaltar que você deve procurar por iniciativas das mais diferentes grandezas. É comum prefeituras e secretarias de culturas soltarem editais anuais convocando escritores para participar dos prêmios. Portanto, fique ligado(a). 

cta-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

Participar ou não participar?

Esta decisão é única e pessoal, mas recomendo caso você se identifique com a entidade que está promovendo o prêmio e se você se encaixa nos pré-requisitos. Por exemplo: as premiações que ocorrerão em 2021, provavelmente, contemplarão obras publicadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2020, logo, pode ser que você não se enquadre.


A participação é recomendada na maioria das vezes tendo em vista que o autor só tem a ganhar em caso ganho ou, ao menos, chegar à final. Entretanto, um dos impeditivos é o valor das inscrições, que pode chegar a custar algumas centenas de reais.

Os prêmios como uma oportunidade única

Talvez o caso mais recente de autor que teve a sua consagração a literatura por ter ganho importantes prêmios foi o pernambucano Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, vencedor do Prêmio Leya em 2018, Oceanos 2020 e Jabuti 2020. O feito de Itamar se torna ainda maior pelo fato de Torto Arado ser o seu romance de estreia (anteriormente ele lançou dois 2 livros de contos).


Luisa Geisler é uma escritora que também teve o seu reconhecimento literário através dos prêmios. Aos 19 anos de idade, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura de 2010 na categoria conto, pelo seu livro de estreia, Contos de Mentira, que também foi finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, repetiu a dose vencendo o prêmio de melhor romance com Quiçá.


Esses são bons exemplos de como a premiação literária pode ser um divisor de águas na carreira do escritor.

Oportunidade para ter foco e objetivos bem definidos

Naturalmente, todas as premiações possuem data de início e término das inscrições e você pode usar esta data fim como um marco/objetivo. Até lá, tens a oportunidade de rever a obra, finalizar algum processo editorial ou, até mesmo, finalizar uma obra inacabada. Trace objetivos ao longo do ano e se organize para não ficar de fora de nenhum prêmio importante.


O que achou do artigo de hoje? Pretende participar de algum prêmio este ano? Me conta aqui nos comentários! Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: