Juliano Loureiro • abr. 09, 2021

Compartilhe este artigo:

Se você for um amante da literatura e procurar bem na sua estante, com certeza verá um livro que foi publicado pela editora Leya. Com 13 anos de história, a multinacional português reúne em seu catálogo nomes de peso nacionais e internacionais. Além de ser a responsável por distribuir grandes obras traduzidas.


Criada originalmente em Portugal, a editora Leya teve desde o início como principal objetivo
distribuir obras na língua portuguesa. Por isso, era constituído originalmente por 8 editoras, sendo 6 portuguesas, 1 moçambicana e 1 angolana. Sendo elas, respectivamente:


A Edições ASA, a Editorial Caminho, a Edições Gailivro, a Edições Nova Gaia, aTexto Editora, a Ndjira e a Nzila.


Quer descobrir um pouco mais sobre a Editora Leya e também como atua aqui no Brasil? Então continue a leitura!

Um pouco mais da história da Editora Leya

Apesar da sua oficialização ter ocorrido em 2008, sua história começa lá em 1999, com a criação do Grupo Oficina do Livro, em Portugal.


Na época faziam parte do grupo as editoras Casa das Letras, Oficina do Livro, Teorema, Estrela Polar, Academia do Livro, Quinta Essência e Sebenta. Todas tinham como principal segmento literatura de ficção portuguesa.


Após vencerem o prêmio no 2º Congresso de Editores, o Grupo Oficina do Livro se funde às Editoras Teorema e Polar — ambas portuguesas — e fundam a então conhecida Editora Leya. De acordo com o próprio site oficial:


“A força das marcas que integram a LeYa, os autores com que temos o privilégio de trabalhar e a qualidade do que, em conjunto, criamos fazem da LeYa uma empresa forte e coesa nos seus objetivos gerais e diversificada nos seus programas editoriais, bem como nas suas atividades na área da Educação.”


Hoje, a Leya é líder do mercado editorial português, angolano e moçambicano.


Outro ponto interessante é que logo no seu ano de lançamento foi criado o
“Prémio LeYa”, que premia romances inéditos escritos na língua portuguesa. Quem vence, ganha 100.00 euros, o que faz desse prêmio o maior literário da língua portuguesa.

Sua história no Brasil

A Leya começou a operar aqui no Brasil em 2009, um ano após o seu lançamento. Conhecida como Leya Brasil, é hoje 100% brasileira e independente, associada à empresa Casa dos Mundos e às editoras Texto e Pingo de Ouro.


Para a editora, a maior missão é
“dar espaço a obras de ficção e não ficção de grandes autores nacionais e estrangeiros que tenham o poder de dialogar de maneira ampla e diversa com seus leitores brasileiros.”


Entre 2010 e 2012, a editora LeYa brasileira teve um selo dedicado à publicação de quadrinhos (BD) chamado Barba Negra. O selo foi criado a partir de acordo de parceria feito com a editora de mesmo nome, que fora criada por Sandro Lobo.

Principais autores da Editora Leya

Veja quais são abaixo:

Margarida Rebelo Pinto

Nascida em Lisboa em 1965, Margarida Rebelo Pinto revelou desde cedo uma enorme paixão pela escrita. 


O primeiro romance de Margarida Rebelo Pinto, "Sei Lá", não foi propriamente o seu batismo na escrita. A autora juntou aos ingredientes de saber estar nos locais certos, à hora certa e com os amigos necessários, uma história que concretizou na sua cabeça.


É vencedora do prémio literário Fnac 1999, tendo a obra já superado os 280 mil exemplares vendidos.

Miguel Sousa Tavares

Trabalhou em jornais, revistas e televisão, tendo conquistado diversos prêmios como repórter, entre os quais o Grande Prémio de Jornalismo do Clube Português de Imprensa e o Tucano de Ouro.


Em 2010, publicou o seu primeiro romance, Equador, que vendeu mais de 400.000 exemplares em Portugal, estando ainda traduzido em 12 línguas e editado em cerca de 30 países, com adaptação televisiva em Portugal e no Brasil.

André Vianco

André Vianco nasceu em São Paulo, em 1976, e cresceu na cidade de Osasco. Publicou seu primeiro livro em 1999, e desde então tem construído uma sólida carreira como escritor, roteirista, e diretor de cinema e de televisão brasileiro. 


Especializado em literatura fantástica, de terror, sobrenatural, e vampiresca, alcançou a fama com o romance Os Sete. Penumbra é seu primeiro romance publicado pela LeYa, que será responsável pela reedição de alguns dos seus maiores sucessos.

cta-lucas-amazon
cta-lucas-amazon

Alguns destaques de obras literárias

Confira algumas obras que se destacam no catálogo da Editora Leya:

Elza (Zeca Camargo)

Entrar na vida de Elza Soares pela narrativa de Zeca Camargo é uma experiência transformadora. São muitas histórias, muitas alegrias e também tristezas – um turbilhão de sentimentos que se abrem com as insuperáveis barreiras superadas e a coragem inigualável desta Mulher do Fim do Mundo. 


“Quero andar, comer, dormir, amar, cantar. Ter isso, pra mim, é que é o verdadeiro poder”, afirma Elza.

A nossa única casa (Dalai Lama e Franz Alt)

Em “A nossa única casa”, os autores deixam claro que cuidar do nosso planeta nada mais é do que cuidarmos de nós mesmos.


Em suas palavras, precisamos desse “egoísmo sábio” neste momento da nossa história. Afinal, não podemos viver sem a natureza, mas a natureza vive muito bem sem nós. Não é, então, apenas uma questão de preservarmos árvores e animais: devemos nos preservar e preservar a vida para nossos filhos e netos.

Eu destilo melanina e mel (Upile Chisala)

Após apresentar ao leitor brasileiro a poesia de Amanda Lovelace, autora dos best-sellers “A princesa salva a si mesma neste livro” e “A bruxa não vai para a fogueira neste livro”, a LeYa Brasil lança a jovem poeta africana Upile Chisala, nascida no Malawi. 


Seu livro “Eu destilo melanina e mel” é uma coleção de poemas curtos que tratam sobre o que é ser negra e mulher.


Gostou de conferir um pouco mais da história da Editora Leya? Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer a narrativa e também como ajudar na publicação do livro!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

utilizando-inteligencia-artificial-para-escrita-de-livros-possibilidades-impactos-e-aspectos-legais
Por Juliano Loureiro 21 abr., 2024
Este artigo explora como a IA está sendo utilizada na escrita de livros, os impactos desta tecnologia na literatura e os desafios legais que emergem. E se você é escritor, certamente este texto é para você. Vamos lá? Boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: