Juliano Loureiro • mai. 24, 2021

Compartilhe este artigo:

Você com certeza já ouviu falar do clássico atemporal “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943, mas você sabe quem é o autor por trás da obra? Neste artigo vamos falar um pouco da trajetória de Antoine de Saint Exupéry.


Nascido em 1900 na cidade de Lyon (França), é o terceiro filho de conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe, família aristocrática empobrecida. O mais legal é que Saint-Exupéry não começou sua carreira como escritor, mas, sim, como
piloto de avião.


Em vida, publicou 8 obras, entre 1926 a 1948 (essa última póstuma). Os seus livros são reconhecidos por trazer enredos simples, mas que trazem
grandes lições de vida, como é o caso da referência abaixo retirada do livro “O Pequeno Príncipe”:


“A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado.”


Quer saber um pouco sobre sobre o legado de Antoine de Saint-Exupéry? Então está no lugar correto! Continue a leitura para descobrir mais!

O início como piloto

Como citado anteriormente, os primeiros passos profissionais de Saint-Exupéry foram como piloto de avião. Com apenas 21 anos, ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva.


É justamente dessa profissão que surgiu o seu primeiro romance: “O Aviador”, lançado em 1926. O livro fala sobre as dificuldades de ser um comissário de bordo, assim como as maravilhas da profissão.


Durante as páginas, o autor se lembra das suas muitas aventuras, que começaram nos tempos (ainda) dourados da aviação comercial, quando voar era um luxo. O livro passa também aos leitores que não há nada a temer: o comandante tem tudo sob controle.


Saint-Exupéry também ajudou a implementar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul, além de ter sido pioneiro nos voos Paris - Saigon e Nova Iorque - Terra do Fogo. Durante esse período, publicou seu segundo livro, o "Correio do Sul” (1929).


Na década de 30, Exupéry trabalhou como piloto de provas para a Air-France e foi repórter do Paris-Soir. No ano seguinte, publicou voo noturno, onde exaltou os primeiros pilotos comerciais que enfrentavam a morte no cumprimento do dever. Registro suas próprias aventuras em “Terra dos Homens” (1939).


Com a invasão dos nazistas na França, Exupéry fugiu para os Estados Unidos. Nesse período, escreveu “Carta a Um Refém” (1943) e incentivado por editores americanos, que viram sua habilidade como desenhista amador, a fazer uma obra para crianças. Até ali, seus livros falavam de sua paixão profissional: a aviação.


E tudo mudou a partir daí.

O nascimento de “O Pequeno Príncipe"

Em “Le Petit Prince” (seu título oficial), seu narrador, o aviador, fala sobre ter ficado preso num deserto após seu avião ter caído. Essa situação foi baseada num incidente com o autor no Saara, descrito com detalhes em seu livro de memórias “Terre des hommes”.


Mas, para aprofundar ainda mais nesse verdadeira obra de arte, é preciso conhecer o seu enredo:


Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.


Quem dá apenas uma passada de olho no livro, acha que se trata apenas de mais um livro infantil, recheado de ilustrações. Mas é muito além do que isso. “O Pequeno Príncipe” é
recomendado para todas as faixas-etárias, e possui uma boa fanbase de leitores mais velhos.


Uma boa exemplificação é a sua vendagem:
mais de 200 milhões pelo mundo; o que o faz um dos maiores best-sellers da história. É considerada a maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger, além de ser o terceiro livro mais traduzido da história, ficando atrás do do Alcorão e da Bíblia.

O falecimento de Exupéry

Precisamos falar da morte de Antoine de Saint-Exupéry, pois, assim como acontece com o personagem principal do “O Pequeno Príncipe”, o autor parece apenas ter desaparecido da terra.


Tudo aconteceu em 1944. No ano anterior, Saint-Exupéry decidiu voltar para a força aérea no norte da África. No dia 31 de julho de 44, o avião que estava pilotando foi abatido por um caça alemão, durante uma missão de reconhecimento.


O mais impressionante é que nenhum vestígio do seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004 foi localizado o lugar exato e também alguns destroços da nave que transportava o autor, mas nenhum resto humano.


“Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Obras publicadas oficialmente

Como citado anteriormente, Saint-Exupéry publicou oficialmente 8 livros: 7 em vida e 1 de forma póstuma. Confira a lista abaixo:



  • L'Aviateur (O aviador) - 1926
  • Courrier sud (Correio do Sul) - 1929
  • Vol de nuit (Voo Noturno) - 1931
  • Terre des hommes (Terra dos Homens) - 1939
  • Pilote de guerre (Piloto de Guerra) - 1942
  • Le Petit Prince (Brasil: O Pequeno Príncipe) - 1943
  • Lettre à un otage (Carta a um refém) - 1943/1944
  • Citadelle (Cidadela) — póstuma, 1948


Gostou de conferir um pouco mais da vida e história de Antoine de Saint-Exupéry? Qual curiosidade o surpreendeu mais? Me conte nos comentários!


Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer a narrativa.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: