Juliano Loureiro • jul. 08, 2020

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O Facebook para empresas serve como uma modalidade business da “rede social mãe” que é sucesso no mundo inteiro. Por meio da plataforma, é possível criar uma fanpage para a sua empresa, incluí-la no Gerenciador de Negócios, utilizar o Facebook Ads, e muito mais.


Apostar na rede social como forma de divulgar o seu negócio é quase uma obrigação. Apesar de muitos acreditarem que o Face está morrendo”, os números provam o contrário. No mundo, é a rede líder absoluta com mais de 2.449 bilhões de usuários ativos mensalmente.


O mesmo acontece no Brasil, por mais que sua popularidade tenha, de fato, decaído nos últimos anos, ainda é a rede social com mais acesso dentro do nosso país. Até o fechamento desse artigo, mais de 140 milhões de brasileiros estão ativos nesta rede.


Mas hoje eu estou aqui para contar todas as possibilidades e vantagens do Facebook para empresas. Quer saber mais? Basta seguir com a leitura!


Afinal, o que é Facebook para empresas?


Na verdade, não existe uma interface propriamente para criar um Facebook para o seu empreendimento. Tudo ocorre por meio da plataforma nativa (www.facebook.com), dentro de cada perfil, é possível criar páginas que podem representar negócios.


O melhor disso é que, caso a empresa seja de pequeno ou médio porte, uma conta física na plataforma poderá administrar a página da empresa. Para isto, basta logar normalmente e acessar o menu lateral “Suas páginas” - explicarei mais à frente como criá-la.


Caso o negócio seja mais robusto, é recomendável criar um perfil para a empresa, principalmente se um gestor de mídias sociais ou até mesmo produtores de conteúdo precisarem entrar com frequência no perfil.


Nessa nova página da sua empresa, informações de extrema relevância estarão expostas para os seus clientes. As principais são:

  • endereço;
  • número de contato;
  • website;
  • avaliações;
  • menu (em caso de restaurantes/lanchonetes);
  • horário de funcionamento e muito mais!


Além disso, você consegue criar uma rede de conexão com os seus usuários, postando novidades do negócio e respondendo dúvidas, seja pelo Facebook Messenger ou pelos comentários mesmo.


Como criar uma página no Facebook para as empresas?


Eu aposto que a essa altura do texto você deve estar se perguntando como criar uma página dentro do Facebook para a sua empresa. Acertei? Sem mais delongas, confira abaixo o passo a passo:


  1. Primeiramente, logue na sua conta do Facebook;
  2. Uma vez que entrar na sua conta nova ou atual você verá no menu acima, diversas opções como: Criar Grupos, Criar Anúncios e Criar Páginas. Escolha a opção Criar Página. Para ser mais rápido, basta clicar no link: https://www.facebook.com/pages/create;
  3. Agora vamos dar início ao processo de configuração da página da empresa no Facebook (FANPAGE). Preste bastante atenção para responder da forma mais completa possível cada etapa de criação da FanPage, pois as informações são fundamentais para criar autoridade para a sua página no Facebook:


Segmento da empresa: nesta seção, é preciso responder a mais conveniente para o seu negócio. As opções são: Negócios locais ou Local; Empresa, Organização ou Instituição; Marca ou Produto; Artista, Banda ou Figura Pública; Entretenimento

Causa ou Comunidade.


Escolha a categoria: em cada segmento aparece uma lista de opções para você selecionar de acordo com o ramo de atuação da sua empresa.


Informações da empresa: este passo é o mais importante para criar uma página no Facebook. Descreva de forma sucinta e clara o que a sua empresa faz, adicione o link do seu site e finalize escolhendo uma URL para ser o endereço da sua página. Certifique-se que seja o nome da sua empresa para ficar mais fácil de ser encontrado.


Quais as vantagens do Facebook para empresas?


Existem inúmeras vantagens de engajamento e marketing dentro do Facebook para empresas. Por extremamente popular e acessível, a rede pertencente a Mark Zuckerberg ainda serve como uma plataforma para que novos clientes tenham contato com o seu negócio.


Caso ainda não esteja convencido, separei abaixo algumas das melhores vantagens:


A possibilidade de divulgação com o Facebook Ads


Logo após a criação da sua página, que tal divulgá-la? O Facebook Ads dá um empurrãozinho. Para contextualizar, Facebook Ads são anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma.


Logo na página da sua empresa, haverá um botão denominado “Anúncios”. Ao clicá-lo, aparecerá uma nova janela com as possibilidade de divulgação:


  • Obter mais visitantes para o site (anunciar o site da sua empresa);
  • Promover a sua página (obter mais assinantes para a sua fanpage);
  • Impulsionar sua publicação (fazer com que mais pessoas visualizem um post);
  • Obter mais contatos de clientes (solicitar detalhes para contato com clientes).


Logo após escolher a mais coerente para a sua estratégia, basta preencher um formulário com o orçamento, a duração, os dados de pagamento, entre outros parâmetros do Ads. O Facebook também permite que você acompanhe os resultados, demonstrando o alcance e desempenho do anúncio.


Incluir sua empresa no Gerenciador de Negócios


O Gerenciador de Negócios do Facebook é perfeito para aqueles perfis que possuem várias empresas e contas de anúncio. Por meio de uma plataforma dinâmica, é possível criar publicações orgânicas, gerenciar bibliotecas de mídia, criar anúncios pagos e mensurar resultados.


Para incluir a sua empresa no Gerenciador, basta acessar o link (http://business.facebook.com/). Logo após, clique em “Criar Conta. Adicione o nome da empresa, nome de usuário e e-mail. Por último, inclua seu site e preencha seus dados de contato e localização.


Abusar da criatividade nos posts


Com certeza você sabe que as empresas que apostam na criatividade para atrair mais clientes se sobressaem em relação aos seus concorrentes, correto? Seja por meio de enquetes, vídeos, imagens, GIFs ou emojis, o importante é atrair o consumidor por meio de uma “empatia virtual”.


Por isso, não tenha medo de ir além quando o assunto for sair do convencional. Não esqueça também de responder sempre os comentários dos seus clientes. Se preciso e possível, utilize da linguagem informal - mas tenha bom senso, ok?!


Além de assegurar a sua presença digital, a sua empresa estará bem avaliada.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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