Juliano Loureiro • jul. 10, 2020

Compartilhe este artigo:

Na construção de um romance, um dos pontos chaves para se ter uma boa narrativa e, consequentemente, reter o público é a construção de bons personagens. É bastante comum lembrarmos do nome e das virtudes de um personagem específico mas não lembramos qual livro ou filme este personagem faz parte.


Basicamente, existem dois tipos de personagens: Stayer e Changer. Cada qual com suas qualidades, atributos, qualidades, pontos fracos distintos. Importante dizer: um tipo não é melhor do que o outro. O que fará um bom romance será a forma como este personagem está inserido no plot, por exemplo. Como veremos abaixo, há grandes exemplos de Stayers e Changers.


Neste artigo, optei por selecionar personagens que fazem parte tanto do universo literário quanto do universo cinematográfico e, alguns, permeiam com sucesso todas as mídias de consumo. Vamos lá? :D

Stayer: o que são e quais são suas características

O Stayer, como o próprio nome já sugere, é aquele personagem que não muda suas principais características ou que não passa por uma grande transformação ao logo da narrativa, sejam estas mudanças física ou psicológica. Selecionei dois personagens famosos do universo "geek" para exemplicar o Stayer: Geralt de Rívia, personagem criado no romance Último Desejo, escrito por Andrzej Sapkowski, lançado em 1993.  O segundo personagem é Jax Taller, protagonista da série televisiva de bastante sucesso Sons of Anarchy.

Geralt de Rívia (Série Wiedźmin - The Witcher)

geralt-de-rivia

O bruxo Geralt de Rívia tonou-se conhecido do universo "geek" ao surgir no jogo The Witcher III, lançado em 2015 para PlayStation 4 e Xbox One. Porém, muitos anos antes, em 1993, Geralt surgia no romance escritor polonês de fantasia Andrzej Sapkowski. A obra, de bastante sucesso mundial possui 8 livros no total.


O nosso personagem principal, Geralt, se encaixa bem na figura do Stayer. Para quem jogou, ou leu, percebe desde o início da narrativa que o bruxo é um sujeito anti-social, rejeitado pela boa parte da sociedade, com crenças e ideais bem definidos. E assim ele permanece até o fim da história. Claro, até para se ter uma boa história, ao longo de todo o plot, Geralt passa por desafio, problemas e momentos de êxtase que o fazem tomar atitudes muitas vezes inesperadas. O personagem fica mais maduro, evolui, mas não há ponto de se tornar outra pessoa - ou bruxo - no caso.

Jax Taller (Sons of Anarchy)

Jax é um jovem motociclista herdeiro do posto presidencial do motoclube Sons of Anarchy. Não entraremos nas questões éticas e legais de como o motoclube se comporta durante a série. Mas de forma resumida, SOA retrata a história de gangues rivais em busca de espaço no mercado ilegal de armas, drogas e prostituição. Apesar da temática pesada, a história é envolvente e nos prende muito bem ao longo das suas 7 temporadas.


Se você é fã da série e já está familiarizado com o conceito de Stayer e Changer deve estar se perguntando: mas o Jax não seria um Changer? Bom, de certa forma, ele pode ser caracterizado com o um Changer, tendo em vista que há um claro amadurecimento do personagem, o que o leva a tomar atitudes cada vez mais complexas, tornando-o um sujeito mais frio e calculista. Todavia, no meu entendimento, o Jax já possuía estas características, mas digamos que estas estavam "adormecidas", apenas esperando o momento certo para aflorar.


Ao falarmos dos dois Changers selecionados para este artigo, ficará mais fácil entender este meu ponto de vista.

Changer: como se comporta e principais características

O Changer é caracterizado por sua radical mudança ao longo da narrativa. Se o personagem era bonzinho, ele passa a ser um assassino cruel. Se ele era "dono de si mesmo", passa a ser "um ninguém". Nos romances, ou mesmo nas produções cinematográficas, os Changers geralmente percorrem a Jornada do Herói, um conceito de jornada cíclica criado pelo antropólogo Joseph Campbell e que apareceu pela primeira vez em 1949 no livro The Hero with a Thousand Faces.


Na Jornada do Herói, o protagonista passa, geralmente, por 12 etapas bem definidas que vão desde a localização do mundo atual do "herói", o surgimento de um problema, a negação do "herói" para resolvê-lo, a aceitação e partida para o desafio, clímax e até a recompensa pelo sucesso e regresso do herói ao ponto de origem. 


Percebemos que a Jornada do Herói nos ajuda a compreender os motivos pelos quais o nosso personagem passa por tantas transformações, já que se não a acontecesse, provavelmente o nosso "herói" fracassaria em sua jornada.


Escolhi os protagonistas de duas das mais aclamadas séries televisivas recentes para exemplificarmos um Changer.

Rick Grimes (The Walking Dead)

cta-rick-grimes-comparativo-liro-bingo

Muitos não sabem, mas a série The Walking Dead surgiu nos quadrinhos, no ano de 2003 e encerrou-se em 2019. A história foi criada A história foi criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, este substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7. Já a série televisiva estreou em 2010 e está ativa até hoje, na 11ª temporada.


O protagonista é Rick Grimes, um Xerife comum, do interior dos Estados Unidos, como tantos outros. É casado, pai de dois filhos e leva uma vida tradicional e tranquila - até o ponto onde a vida de um policial pode ser tranquila (rs).


Porém, tudo muda quando Rick acorda na cama de um hospital, onde ficou semanas em coma após ser alvejado em uma operação de rua. Sem entender muito a situação, Rick caminha pelo hospital abandonado e rapidamente descobre que algo não está certo. Avista os primeiros zumbis e foge do hospital.


Em primeiro momento, Rick está em busca da sua família e, para isso, tem que se adaptar à nova realidade do mundo, onde não há mais segurança, conforto ou leis. Ao longo de sua jornada, além da missão constante de proteger sua família, Rick se torna líder de seu grupo, Consequentemente tem que tomar decisões difíceis, como matar a sangue frio pessoas e, em alguns momentos, abandonar outras.


O aspecto físico de Rick Grimes muda bastante ao logo dos quadrinhos - ou episódios. Um homem que usa somente farda e impecável com barba e cabelo, passa a ser um homem barbudo e cabeludo, sempre de camiseta e calça jeans.


Além das mudanças físicas e comportamentais, em diversos momentos Rick sofre com transtornos psicológicos que o faz tomar atitudes arriscadas. Portanto, temos aqui, claramente, um Changer.

Walter White (Breaking Bad)

walter-white-breaking-bad-comparativo-livro-bingo

Outro ótimo exemplo de Changer. Walter White é um professor de química, frustrado e pouco valorizado. Além do fracasso profissional, também acumula problemas em casa. Possui um filho deficiente e uma esposa que não o deseja. Entretanto, esta vida mediana toma outros rumos quando ele descobre que está com câncer. Pior ainda: não tem condições financeiras para bancar o tratamento.


White toma uma decisão arriscada e difícil. Decide, então, fabricar metanfetamina, uma droga sintética de alto valor de mercado. Por possuir grandes conhecimentos em química, consegue fabricar a droga mais pura possível. Este é o gatilho para sair da crise financeira.


Porém, não é algo simples. A todo momento Walter White está enganando a polícia, derrubando cartéis mais antigos de drogas e, talvez o maior desafio, escondendo tudo da sua família. A mudança é profunda e necessária. Walter abandona sua vida medíocre, adota uma postura fria e malígna, troca o bigode cafona por um cavanhaque e dá adeus aos cabelos. As roupas, antes em tons pastéis, agora são negras.


Outra mudança bastante sensível e quanto ao nome. No mercado das drogas, adota a alcunha Heisenberg.


Mas Walter não parou com as atividades ilícitas ao conseguir o dinheiro. Pelo contrário, episódio por episódio percebemos que o protagonista gosta do que está fazendo e não tem pretenções de parar.


Bom, passamos por grandes personagens. Stayers e Changers. Quero saber de você: qual tipo de personagem te agrada mais e qual dos tipos permeiam os seus romances. Por fim, convido você a baixar o meu e-book gratuito: Quero escrever um livro. E agora?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: