Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 11 de setembro de 2021

Compartilhe este artigo:

O Rio de Janeiro continua cada dia mais lindo e literário. Talvez, a literatura carioca não seja a marca mais forte de um estado abençoado por Deus e bonito por natureza (que me desculpe Jorge Ben pela apropriação). Mas engana-se quem pense que ela, a literatura carioca não tem importância para a cultura nacional.


O estado do Rio de Janeiro é berço de grandes nomes da nossa literatura, então, para não dizer que faltei às aulas de geografia, vou trazer escritores fluminenses (nascidos no Estado) e cariocas (que nasceram na Cidade Maravilhosa).


Quem ainda acha que o Rio de Janeiro é apenas a terra do Carnaval, prepare-se para surpreender. Muitos desses autores e escritores, vocês talvez nem imaginavam serem filhos do Rio.


Para uma amostra dessa rica literatura carioca, vamos começar com apenas 4 nomes, mas são nomes de uma importância tamanha!

1- Machado de Assis

machado-de-assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi, provavelmente, o maior escritor brasileiro de todos os tempos e foi, também, um carioca da gema. Prova disso era um dos seus apelidos: Bruxo do Cosme Velho.


Machado de Assis nasceu em 1839, no bairro Morro do Livramento, onde passou grande parte da infância e juventude. É inegável a importância de Machado para a literatura carioca, já que grande parte de suas obras tinha como cenário o Rio de Janeiro, como o trecho abaixo, extraído de
Memórias Póstumas de Brás Cubas:


Aceitei o convite. No dia seguinte, mandei que a sege me esperasse no Largo de São Francisco de Paula, e fui dar várias voltas. (...) Dadas as voltas, ao passar pela Rua dos Ourives, consulto o relógio e cai-me o vidro na calçada. Entro na primeira loja que tinha à mão; era um cubículo, — pouco mais, — empoeirado e escuro”.


Em Dom Casmurro, há um trecho citando um dos locais frequentados por Machado, a Rua do Ouvidor:


“-Este gosto de imitar as francesas da
rua do Ouvidor- dizia-me José Dias andando e comentando a queda- é evidentemente um erro. As nossas moças devem andar como sempre andaram, com seu vagar e paciência, e não este tique-taque afrancesado…”


Quer conhecer um pouco mais da vida de Machado? Recomendo a leitura de: 

Machado de Assis: aprenda sobre o autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas"

2- João do Rio

joao-do-rio

João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, mais conhecido como Paulo Barreto (assim assumiu a cadeira na ABL) ou ainda, simplesmente, João do Rio sustentou esse pseudônimo literário não foi à toa.


João do Rio nasceu e morreu na capital fluminense e
foi considerado o fundador do gênero conhecido como crônica reportagem e, claro, teve o seu lugar cativo na Academia Brasileira de Letras. O pseudônimo nasceu junto com um dos seus trabalhos mais cariocas, digamos assim.


Em 26 de novembro de 1903, Paulo Barreto publica um artigo para o
Gazeta de Notícias como João do Rio. Tratava-se de O Brasil Lê", uma enquete sobre as preferências literárias do leitor carioca. A partir daí, as obras de João não paravam mais de retratar a cidade do Rio e, como jornalista, muitas de suas obras tinham um caráter de denúncia e crítica social.


Um dos principais trabalhos de João do Rio e de suma importância para a literatura carioca é, sem sombras de dúvidas,
As Religiões no Rio. O que nasceu como uma série de reportagens e análises de cunho antropológico e sociológico sobre as manifestações religiosas minoritárias numa grande cidade, acabou virando um livro de grande sucesso, tendo vendido em torno de 8 mil cópias à época (1904).


Outras obras de João do Rio com traços cariocas:


  • Momento Literário: traz informações relevantes sobre o movimento literário carioca e nacional do final do século XIX;
  • A Alma Encantadora das Ruas: reúne crônicas produzidas entre os anos de 1904 e 1907 com denúncias de desigualdade e indiferença social, misturadas em diversos tipos humanos que circulavam pelas ruas do Rio de Janeiro no início do século XX.

3- Chico Buarque de Holanda

chico-buarque

Chico Buarque não é só um dos principais nomes da literatura carioca, é cantor, compositor, escritor, dramaturgo e um dos principais artistas brasileiros. 


Famoso pelo seu posicionamento político explícito em suas músicas, tornou-se um dos principais, se não o principal compositor brasileiro do gênero música de protesto.


Na literatura, o sucesso não é menor. O escritor carioca já angariou prêmios importantes como:


  • 3 Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010;
  • Prêmio Camões: em 2019;
  • Prêmio Casa de las Américas: em 2013, por Leite Derramado;
  • Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte: em 2014, por O Irmão .

4- Vinícius de Moraes

vinicius-de-moraes

Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, mais conhecido como Vinícius de Moraes e carinhosamente apelidado de Poetinha é um dos mais famosos e caricatos escritores cariocas. A sua importância não está somente na literatura, mas principalmente na música. Foi o Poetinha um dos expoentes da Bossa Nova.


Só isso já diz muito sobre a sua importância para a literatura carioca. Aliás, vou mais além, a sua extrema importância para a cultura carioca como toda.


Soneto de Fidelidade (De tudo, ao meu amor serei atento...) é o seu maior legado para a literatura nacional, mas há peças que retratam uma realidade puramente carioca, é o caso da peça “Orfeu da Conceição”, uma adaptação da obra grega ao cotidiano carioca. Em 1956, a peça ganha uma adaptação cinematográfica com o filme Orfeu Negro.


Como negar a Vinícius o título de um dos mais cariocas dos poetas, sendo que uma de suas composições mais famosas, em parceria com Tom Jobim, é nada mais, nada menos que: Garota de Ipanema?


O lado boêmio e galanteador (Poetinha casou-se nove vezes) também reforçava o estado de espírito do carioca e poeta Vinícius, como ele mesmo disse: Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval. .


Nessa primeira seleção de autores da literatura carioca, qual o seu favorito? Comecei com apenas esses nomes porque a lista é enorme, sentiu falta de alguém? Têm poetisas e poetas, escritores e escritoras do passado e do presente, que ainda cabem nessa listagem.


Por enquanto, compartilhe conosco a sua opinião sobre esses nomes e me diga quem você quer ver por aqui!


Agora, antes de você ir, quero dar uma dica super legal e importante!


Você, além de leitor, aventura-se pela escrita? Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG