Juliano Loureiro • fev. 08, 2021

Compartilhe este artigo:

Você já ouviu falar em Bridgerton? A saga está ganhando novos admiradores ao redor do mundo, principalmente pela estreia da série homônima presente na plataforma de streaming, Netflix. Se você começou a acompanhá-la na sua produção audiovisual, sabia que a história foi originalmente publicada em livros?


Isso mesmo! Ao total, são 8 títulos escritos pela autora
Julia Quinn, que acompanham o competitivo mundo da alta sociedade da Regência Britânica. Fazem parte do combo as seguintes obras:


  • O duque e eu;
  • O visconde que me amava;
  • Um perfeito cavalheiro;
  • Os segredos de Colin Bridgerton;
  • Para sir Phillip, com amor;
  • O conde enfeitiçado;
  • Um beijo inesquecível; e
  • A caminho do altar.


Explicaremos um pouco mais sobre cada título à frente. Já na Netflix, a série foi lançada em 25 de dezembro de 2020, sendo criada por Chris Van Dusen e produzida por Shonda Rhimes — responsável por enormes sucessos, como “Scandal”, “Grey’s Anatomy” e “How To Get Away With Murder”. 


Esse é mais um exemplo bem-sucedido de
livros que viraram séries disponíveis na Netflix. Quer conhecer mais sobre a sua trama? Basta seguir com a leitura!

Qual o enredo principal de Bridgerton?

Bridgerton narra um mundo sensual, luxuoso e competitivo da alta sociedade londrina do início do século 19. Durante os capítulos, acompanhamos a família Bridgerton, composta por oito irmãos.


Na época, os Bridgerton’s se esforçaram para lidar com o mercado de casamentos, os bailes suntuosos de Mayfair e os palácios aristocráticos de Park Lane. 


Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor), a filha mais velha do respeitado clã, se encontra à procura de um marido adequado. Como seus pais,
ela gostaria de se casar por amor, mas o irmão mais velho atrapalha seus planos e torna ainda mais difícil sua busca. 


Quando Daphne conhece o duque de Hastings (René-Jean Page), o solteiro mais requisitado da temporada, as faíscas brilham entre os dois. 


Além do interesse de um pelo outro, um grande escândalo preparado por Lady Whistledown (na voz de Julie Andrews) faz com que o nome de Daphne seja manchado.
Será esse o início de uma reputação manchada da alta classe de Londres?


Em
uma entrevista ao programa britânico Daily Express, o criador Chris Van Dusen afirmou: "Bridgerton não é uma aula de história, não é um documentário. Na verdade, não existiam Bridgertons reais no Período de Regência de Londres de 1813, pelo que eu sei. Honramos a história, é claro, mas não estamos em dívida com ela.”


A primeira temporada já está disponível na Netflix
— com 8 capítulos —, mas, de acordo com o próprio Dusen, a intenção é de fazer mais 7 temporadas, que englobarão todos os acontecimentos do livro.

O que é um romance de época?

Um romance de época é uma categoria literário que se caracteriza por ambientar suas histórias em um período histórico específico do passado, geralmente se concentrando em aspectos sociais, culturais e, frequentemente, românticos daquela época. Esses romances costumam ser meticulosos em detalhes históricos, desde o cenário até os costumes, a vestimenta, a linguagem e as convenções sociais.


Alguns pontos-chave dos romances de época incluem:


  1. Ambientação Histórica: Um dos elementos mais cruciais dos romances de época é a ambientação em um período histórico específico. Esses períodos podem variar desde a Antiguidade até o início do século XX, mas alguns dos mais populares incluem a Regência e a Era Vitoriana na Inglaterra.
  2. Costumes e Sociedade: Os romances de época exploram frequentemente as normas sociais, os costumes, a etiqueta e as expectativas da época em que estão ambientados. Isso inclui as relações sociais, as regras de cortejo e casamento, e as dinâmicas de classe e gênero.
  3. Romance: Embora não seja um requisito, muitos romances de época têm um forte elemento romântico. Eles seguem geralmente a história de amor entre os personagens principais, muitas vezes enfrentando obstáculos relacionados às convenções sociais do tempo.
  4. Precisão Histórica: Os autores desses livros geralmente fazem uma pesquisa extensiva para garantir que os detalhes históricos, como a moda, a arquitetura, os eventos históricos e a linguagem, sejam precisos e convincentes.
  5. Conflitos Sociais e Pessoais: Além do romance, esses livros frequentemente abordam conflitos relacionados a questões como classe social, gênero, política e economia, refletindo as tensões e desafios do período retratado.


Romances de época populares incluem as obras de Jane Austen, como "Orgulho e Preconceito", bem como séries mais modernas como "Bridgerton" de Julia Quinn, tema desse texto de hoje. Esses livros podem variar de serem altamente românticos a focar mais nos aspectos sociais ou históricos do período em que estão ambientados.

cta-livro-lucas

O que contam os 9 livros da saga?

Para deixar tudo ainda mais ilustrativo, trago um resumo que compreende os 9 livros da saga Bridgerton. Confira:

1 - O Duque e Eu

O irresistível duque de Hastings é um prato cheio para as mães que só pensam em arrumar um marido para suas filhas. Para livrar-se delas, ele finge cortejar Daphne Bridgerton, irmã de seu melhor amigo. 


À medida que a farsa dos dois se desenrola, Daphne precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado.

2 - O Visconde que me amava

O solteiro mais cobiçado da temporada é Anthony Bridgerton, um visconde rico que decidiu se casar. Ao escolher Edwina Sheffield como a candidata ideal, precisa convencer Kate, a irmã dela, de que a merece. 


Logo Kate e Anthony percebem que o desejo que nasceu entre eles pode ser muito mais do que uma simples atração.

3 - Um perfeito cavalheiro

Certa noite, Sophie consegue entrar às escondidas no baile de Lady Bridgerton e conhece Benedict. Uma faísca se acende entre eles, mas os dois só se reencontram três anos depois. 


Ele propõe que seja sua amante, o que para Sophie é inconcebível. Agora os dois precisarão repensar as próprias crenças para poderem viver um amor de conto de fadas.

4 - Os segredos de Colin Bridgerton

Há anos, Penelope Featherington alimenta uma paixão secreta por Colin. Quando ele volta de uma longa viagem, vê que ela ficou linda, e começa a querer passar cada vez mais tempo ao seu lado. Mas, ao saber que ela guarda um segredo, tem que decidir se Penelope é sua maior ameaça ou a promessa de um final feliz.

5 - Para sir Phillip, com amor

Quando uma prima distante de Eloise Bridgerton morre, ela escreve para o viúvo para oferecer as condolências, e os dois começam uma instigante correspondência. Após alguns meses, ele propõe que se conheçam melhor e se casem. 


Em pouco tempo eles percebem que, ao vivo, não é como imaginaram, e precisam descobrir se foram mesmo feitos um para o outro.

6 - O conde enfeitiçado

Assim que Michael Stirling viu Francesca Bridgerton, se apaixonou por ela. Só que, em 36 horas, Francesca se casaria. Mas quatro anos depois, ela está livre, e em um encontro inesperado começa a vê-lo com outros olhos. Agora, precisa convencê-la de que nenhum homem além dele a fará feliz.

7 - Um beijo inesquecível

Num recital, Hyacinth Bridgerton conhece Gareth St. Clair, mas resiste à sedução do famoso conquistador. Quando ele aparece com um misterioso diário da avó italiana, ela resolve traduzir o texto e os dois começam a trocar confidências, até descobrirem que as respostas que buscam se encontram um no outro.

8 - A caminho do altar

Quando Gregory Bridgerton vê à sua frente  a mulher de sua vida, ela está encantada por outro homem. Para sorte de Gregory, Lucinda Abernathy se oferece para ajudá-lo a conquistá-la, mas quem se apaixona por ele é Lucy. Será que Gregory perceberá que ela, com seu humor inteligente e sorriso luminoso, é a mulher ideal?

Epílogos adicionais e outras histórias relacionadas

Os epílogos adicionais e histórias relacionadas à série "Bridgerton" de Julia Quinn oferecem uma continuação ou vislumbres adicionais na vida dos personagens após os eventos dos livros principais. Aqui estão alguns deles:


  1. "The Bridgertons: Happily Ever After" - Esta é uma coleção de epílogos para cada um dos oito livros da série. Ela oferece um olhar adicional sobre o que acontece com cada casal Bridgerton após o fim de suas respectivas histórias.
  2. "Because of Miss Bridgerton" - Este é o primeiro livro da série Rokesbys, sendo um prequel da série Bridgerton. A série Rokesbys se passa no século XVIII e segue os membros da geração anterior da família Bridgerton.
  3. "The Girl with the Make-Believe Husband" - Este é o segundo livro da série Rokesbys e segue outra história de romance, desta vez com um foco diferente dos personagens principais da série Bridgerton.
  4. "The Other Miss Bridgerton" - O terceiro livro da série Rokesbys, que continua a explorar os antepassados da família Bridgerton.
  5. "First Comes Scandal" - O quarto livro da série Rokesbys, que também se concentra em personagens relacionados à família Bridgerton em um período anterior à série original.


Essas obras adicionais enriquecem o universo Bridgerton, oferecendo histórias de fundo e desenvolvimentos futuros para os personagens amados pelos fãs. Eles são uma mistura de romances históricos e contos de amor, seguindo a mesma fórmula encantadora que tornou a série original tão popular.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: