Juliano Loureiro • jan. 14, 2020

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Você conhece ou usufrui de algum serviço de assinatura? Pouco a pouco eles estão conquistando cada vez mais os brasileiros; seja pela praticidade e chance de personalizar o produto ou até mesmo pela forma positiva com que essas novas companhias tratam seus customers.

Antes de partirmos para a conversa, gostaria de pontuar o seguinte questionamento: nos negócios tradicionais, o relacionamento com os clientes termina com a compra; mas, num negócio por assinatura, o relacionamento com os clientes começa com a compra.

Guarde bem esta frase. Nesse artigo farei um paralelo de como era a nossa forma de consumo por produtos/serviços anos atrás e como é a nossa realidade atualmente.

Quer conhecer um pouco mais sobre a minha perspectiva sobre o ecossistema dos serviços de assinatura? Basta continuar com a leitura:

Um breve contexto pessoal

Eu, com meus 31 anos, passei por '"tsunami" tecnológico na minha adolescência e início de fase adulta. Vi a popularização das músicas em formato MP3 e, consequentemente, o boom dos tocadores. Presenciei também o lançamento de iPod, iPhone e Ipad (gadgets que revolucionaram o nosso dia a dia). 

Também sou da época que os celulares serviam apenas para fazer ligações e mandar SMS. Sem contar as inúmeras aulas de faculdade que eu fiz salvando documentos em um Disquete. E já passei horas e mais horas em uma locadora de vídeos.

Porém, algo que pouco mudou nessas minhas experiências tecnológicas, foi a forma com que as empresas tratavam o cliente após a venda. Independente do serviço/produto adquirido, o relacionamento que eu tinha com as marcas, acabava no momento da compra. Mas isso está se transformando.

Mudança de comportamento do consumidor

Um exemplo claro dessa mudança é a forma como nós assistimos a filmes ou shows musicais. Há alguns anos, ou comprávamos um DVD/Bluray ou íamos até uma locadora adquirir um filme. 

Pagávamos um valor único e tínhamos que ter um aparelho específico para rodar esta mídia. Dessa forma, a única preocupação da produtora/distribuidora desse filme/show era tornar acessível a compra/aluguel da mídia.

Agora, com a disseminação de plataformas como Netflix, Amazon Prime, YouTube, Spotify, Deezer e tantas outras, não basta apenas realizar a primeira venda: tem que conquistar todos os dias o cliente com novas features, recorrência de novos conteúdos e um ótimo relacionamento. Incrivelmente, tudo isso por um preço bem acessível.

Hoje, um DVD/Bluray de um filme qualquer, custa em média R$ 29,90. O valor de um mês de assinatura da Netflix, por exemplo, é aproximadamente o mesmo valor. De um lado temos um único filme e, do outro, milhares e milhares de filmes e séries. 

Teoricamente, a conta não bate do lado da Netflix. Há quem se pergunte como a Netflix mantém a qualidade do serviço cobrando pouco.

Por conta do avanço tecnológico, acesso à informação e à conexão com internet, nos tornamos imediatistas e exigentes quanto ao conteúdo que nos é disponibilizado. Dessa forma, tornou-se incoerente ter que ir a um lugar para ter um único filme/show.

Queremos tudo "aqui, agora e do meu jeito".

Investindo na experiência do cliente

Clientes satisfeitos, são clientes fiéis. Clientes fiéis, são clientes promotores da sua marca.

A Netflix é um ótimo exemplo de empresa que investe na melhor experiência possível com o seu cliente. É muito bem entendido por eles que num negócio por assinatura, o relacionamento com os clientes começa com a compra. É uma batalha diária de conquista e busca no sucesso do cliente.

Agir dessa maneira faz com que a base de clientes cresça recorrentemente, de forma sólida e sustentável. E, juntamente com a recorrência de pagamento por parte dos clientes, o negócio também se mantém saudável e escalável.

Outro ponto a favor da experiência do cliente é o acesso ao serviço. Não precisamos mais ter um aparelho específico para consumir um filme. Temos a Netflix no nosso celular, tablet ou televisão, aparelhos que tem outras funcionalidades primárias.

Os serviços de assinatura que mais estamos consumindo

No Brasil, hoje, já existem diversos serviços de assinatura que agradam a “gregos e troianos”. Eles trazem consigo a praticidade de poder consumir conteúdos a qualquer hora do dia, diferente do que já estávamos habituados.

Abaixo, listo alguns serviços que estão ganhando destaque. Depois você me diz nos comentários se assina ou já experimentou algum desses:

Plataformas de streaming de vídeo

As plataformas de streaming de vídeos nos permitem assistir conteúdos audiovisuais nas telas dos computadores, tablets e smartphones. A proporção ficou tão grande que esses serviços já realizam produções próprias, sejam elas séries ou filmes. Confira as principais:

 

  • Netflix;
  • Disney+;
  • Youtube Premium;
  • Amazon Prime Video.

 

Plataformas de streaming de música

Assim como as plataformas de streaming de vídeo, as de música permitem com que canções sejam escutadas online ou offline a qualquer momento e em qualquer lugar - literalmente. Além disso, é possível escutar podcasts ou matérias em áudio.

Ah, outro ponto bacana a ser falado é que essas plataformas permitem que novos artistas ou produtores publiquem rapidamente seus singles, álbuns ou podcast. Quer um exemplo? Eu mesmo lancei o podcast do Bingo em todas as plataformas digitais. Clique aqui para conferir.

Já as principais plataformas de streaming de música são:
  • Spotify;
  • iTunes;
  • Amazon Music;
  • Youtube Music;
  • Deezer.

Tendências para os serviços por assinatura

Acredito que ainda teremos bons anos neste formato de consumo de serviços por assinatura. Surgirão outros concorrentes para os exemplos acima, diversas outras plataformas de gestão de trabalho, redes sociais e por aí vai. 


Porém, empresas tradicionais, não só da área de tecnologia, estão migrando/adaptando os seus negócios para esse modelo de negócios. Esta é a minha aposta de tendência para os próximos anos.


Como ofertar serviços por assinatura está diretamente relacionada com experiência do cliente, é sábio dizer que empresas tradicionais pensarão nisso, como estratégia para ofertar um melhor serviço.


Agir de forma preditiva e solucionando problemas faz com que você e seu cliente tenham melhores experiências.


Gostou de saber um pouco sobre como os serviços de assinatura estão revolucionando o jeito como o cliente é tratado e escutado? Acesse o meu perfil no Instagram e fique por dentro de mais conteúdos como este.


Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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