Juliano Loureiro • jun. 10, 2020

Compartilhe este artigo:

Existem alguns modelos de negócios disponíveis para esboçar empresas que ainda estão no papel. No entanto, poucos vão tão profundo quanto o Business Model Canvas, ou, abrasileirando, “quadro de modelo de negócios”.

O principal intuito é responder algumas questões pertinentes para quem está iniciando um empreendimento, por exemplo: “como”, “o que”, “para quem” e “quanto”. No final, um esboço de quais esforços e propósitos serão necessários poderá ser visualizado.

Aliás, é importante mencionar que o Business Model Canvas pretende deixar tudo bastante visual, sendo postas em um mapa pré-formatado nove blocos do modelo de negócios pretendido.

Quer conhecer ainda mais sobre o Business Model Canvas e saber como ele pode auxiliar no início do seu negócio? Basta seguir com a leitura!

Afinal, o que é o Business Model Canvas?

Como citado no início do artigo, o Canvas pode ser definido como um mapa visual pré-formatado contendo 9 blocos do modelo de negócios.

Os tópicos abordados nesses blocos são: parcerias chave, atividade chave, proposta de valor, relacionamento com clientes, segmento de clientes, fluxo de receita, canais, recursos chave e estrutura de custos - abordarei melhor cada bloco ao decorrer do artigo.

Essa estrutura foi proposta por Alexander Osterwalder, baseado na sua obra Business Model Ontology. O rascunho inicial se tratava apenas de uma página disposta em um simples powerpoint. Com o avanço do design, o modelo tornou-se um extenso Canva, o que resultou, também, no livro homônimo da sua teoria final.

Para a sua representação, Business Model Canvas baseia-se no design thinking: um conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Após responder às questões dos 9 blocos, é possível visualizar quais estratégias serão necessárias para que um empreendimento seja bem sucedido, apostando na persona exata para cada negócio.

O que cada um dos 9 blocos representam?

Como citado anteriormente, o Business Model Canvas é disposto por 9 blocos. Confira abaixo qual a importância de cada um:

1 - Proposta de valor

“Qual valor entregamos aos clientes? “/ “Qual pacote de produtos e serviços estamos a oferecer a cada segmento de clientes?”

Esse bloco lida com o propósito do novo negócio a ser construído. É preciso levar em consideração os impactos a serem efetivados na sociedade e se há a necessidade - ou não - da sua existência.

2- Segmentação de clientes

“Para quem estamos a criar valor?” / “Quem são os nossos clientes mais importantes?”

O componente Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa visa alcançar e servir. Normalmente um modelo de negócios poderá ter um ou vários segmentos.

3 - Relação com clientes

“Que tipo de relação é que cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera que estabelecemos e mantenhamos com eles?”

O relacionamento com clientes descreve o tipo de relação que estabelecemos com cada segmento de cliente. Elas podem ser pessoais (baseada na interação humana), self-service (a empresa fornece todos os meios necessários para que o cliente consiga ajudar-se por conta própria) ou automatizadas (um tipo de self-service com serviços automatizados), por exemplo.

4 - Canais

“Como os canais serão integrados?” / “Quais são os mais eficientes do ponto de vista dos orçamental?”

Já sabemos quem é o nosso cliente e qual o valor que estamos a entregar, agora precisamos de saber como fazer. Os canais dizem respeito aos pontos de contacto da organização com os nossos clientes e são compostos basicamente por canais de comunicação, distribuição e venda.

5 - Parcerias chave

“Quem são os nossos Parceiros Chave?

As parcerias-chave são a rede de fornecedores e parceiros que nos vão ajudar a manter o nosso modelo de negócios em funcionamento. São uma peça fundamental para vários modelos de negócios (especialmente se algum parceiro for responsável por uma atividade-chave) e servem para otimizar processos, reduzir riscos ou adquirir recursos.
planilha-bmc

6 - Atividades chave

“Quais Atividades Chave são exigidas pela nossa Proposta de Valor?”

As Atividades Chave são necessárias para criar e oferecer uma Proposta de Valor, chegar aos mercados, manter Relações com os Clientes e obter rendimentos.

7 - Recursos chave

“Quais recursos chave é que as nossas Proposta de Valor necessitam?”

Os Recursos Chave são as ações mais importantes que devemos realizar para fazer o nosso modelo de negócios funcionar. Estes recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Os Recursos-Chave podem ser da empresa ou alugados por esta ou obtidos junto de Parceiros-Chave.

8 - Fontes de receita

“Qual valor os nossos clientes realmente dispostos a pagar?” / “Estão a pagar pelo quê agora?”

A fonte de receita representa o dinheiro que nossa empresa gera a partir de cada segmento de cliente. Dependendo do nosso modelo de negócios, ele pode ter uma ou mais fontes de receita.

9 - Estrutura de custos

“Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?”

A estrutura de custos deve descrever todos os principais custos envolvidos no modelo de negócio. Os recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita, sejam eles custos fixos ou variáveis.

Como criar um Business Model Canvas

Apesar do modelo de negócio ser uma ferramenta a ser levada a sério, o seu preenchimento pode ser um momento mais relaxante, podendo ser realizado individualmente ou em grupos.

Para tanto, será necessário imprimir em uma cartolina o quadro modelo, como o parecido abaixo:
business-model-canvas-bmc-livro-bingo

A cada momento que os blocos forem preenchidos, post-its e anotações podem ser pregados contendo as respostas de cada segmento. É importante frisar que esse conteúdo precisa ser facilmente modificado e visualizado.


Caso você ou sua equipe prefiram um modelo online, é possível baixar o modelo desenvolvido pelo BINGO


Esse conteúdo foi útil para você? Eu espero que a minha explicação sobre o Business Model Canvas ajuda o seu negócio a sair do papel e tomar corpo.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: