Existem alguns modelos de negócios disponíveis para esboçar empresas que ainda estão no papel. No entanto, poucos vão tão profundo quanto o
Business Model Canvas, ou, abrasileirando, “quadro de modelo de negócios”.
O principal intuito é responder algumas questões pertinentes para quem está
iniciando um empreendimento, por exemplo:
“como”, “o que”, “para quem”
e
“quanto”. No final, um esboço de quais esforços e propósitos serão necessários poderá ser visualizado.
Aliás, é importante mencionar que o Business Model Canvas pretende deixar tudo bastante visual, sendo postas em um mapa pré-formatado nove blocos do modelo de negócios pretendido.
Quer conhecer ainda mais sobre o Business Model Canvas e saber como ele pode auxiliar no início do seu negócio? Basta seguir com a leitura!
Afinal, o que é o Business Model Canvas?
Como citado no início do artigo, o Canvas pode ser definido
como um mapa visual pré-formatado contendo 9 blocos do modelo de negócios.
Os tópicos abordados nesses blocos são: parcerias chave, atividade chave, proposta de valor, relacionamento com clientes, segmento de clientes, fluxo de receita, canais, recursos chave e estrutura de custos
- abordarei melhor cada bloco ao decorrer do artigo.
Essa estrutura foi proposta por
Alexander Osterwalder, baseado na sua obra
Business Model Ontology. O rascunho inicial se tratava apenas de uma página disposta em um simples powerpoint. Com o avanço do design, o modelo tornou-se um extenso Canva, o que resultou, também, no livro homônimo da sua teoria final.
Para a sua representação, Business Model Canvas baseia-se no design thinking: um conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
Após responder às questões dos 9 blocos,
é possível visualizar quais estratégias serão necessárias para que um empreendimento seja bem sucedido, apostando na persona exata para cada negócio.
O que cada um dos 9 blocos representam?
Como citado anteriormente, o Business Model Canvas é disposto por 9 blocos. Confira abaixo qual a importância de cada um:
1 - Proposta de valor
“Qual valor entregamos aos clientes? “/ “Qual pacote de produtos e serviços estamos a oferecer a cada segmento de clientes?”
Esse bloco lida com o
propósito
do novo negócio a ser construído. É preciso levar em consideração os impactos a serem efetivados na sociedade e se há a necessidade - ou não - da sua existência.
2- Segmentação de clientes
“Para quem estamos a criar valor?” / “Quem são os nossos clientes mais importantes?”
O componente Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa visa alcançar e servir. Normalmente um modelo de negócios poderá ter um ou vários segmentos.
3 - Relação com clientes
“Que tipo de relação é que cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera que estabelecemos e mantenhamos com eles?”
O relacionamento com clientes descreve o tipo de relação que estabelecemos com cada segmento de cliente. Elas podem ser pessoais (baseada na interação humana), self-service (a empresa fornece todos os meios necessários para que o cliente consiga ajudar-se por conta própria) ou automatizadas (um tipo de self-service com serviços automatizados), por exemplo.
4 - Canais
“Como os canais serão integrados?” / “Quais são os mais eficientes do ponto de vista dos orçamental?”
Já sabemos quem é o nosso cliente e qual o valor que estamos a entregar, agora precisamos de saber como fazer. Os canais dizem respeito aos pontos de contacto da organização com os nossos clientes e são compostos basicamente por canais de comunicação, distribuição e venda.
5 - Parcerias chave
“Quem são os nossos Parceiros Chave?
As parcerias-chave são a rede de fornecedores e parceiros que nos vão ajudar a manter o nosso modelo de negócios em funcionamento. São uma peça fundamental para vários modelos de negócios (especialmente se algum parceiro for responsável por uma atividade-chave) e servem para otimizar processos, reduzir riscos ou adquirir recursos.
6 - Atividades chave
“Quais Atividades Chave são exigidas pela nossa Proposta de Valor?”
As Atividades Chave são necessárias para criar e oferecer uma Proposta de Valor, chegar aos mercados, manter Relações com os Clientes e obter rendimentos.
7 - Recursos chave
“Quais recursos chave é que as nossas Proposta de Valor necessitam?”
Os Recursos Chave são as ações mais importantes que devemos realizar para fazer o nosso modelo de negócios funcionar. Estes recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Os Recursos-Chave podem ser da empresa ou alugados por esta ou obtidos junto de Parceiros-Chave.
8 - Fontes de receita
“Qual valor os nossos clientes realmente dispostos a pagar?” / “Estão a pagar pelo quê agora?”
A fonte de receita representa o dinheiro que nossa empresa gera a partir de cada segmento de cliente. Dependendo do nosso modelo de negócios, ele pode ter uma ou mais fontes de receita.
9 - Estrutura de custos
“Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?”
A estrutura de custos deve descrever todos os principais custos envolvidos no modelo de negócio. Os recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita, sejam eles custos fixos ou variáveis.
Como criar um Business Model Canvas
Apesar do modelo de negócio ser uma ferramenta a ser levada a sério, o seu preenchimento pode ser um momento mais relaxante,
podendo ser realizado individualmente ou em grupos.
Para tanto, será necessário imprimir em uma cartolina o quadro modelo, como o parecido abaixo:
A cada momento que os blocos forem preenchidos, post-its e anotações podem ser pregados contendo as respostas de cada segmento. É importante frisar que
esse conteúdo precisa ser facilmente modificado e visualizado.
Caso você ou sua equipe prefiram um modelo online, é possível
baixar o modelo desenvolvido pelo BINGO
Esse conteúdo foi útil para você? Eu espero que a minha explicação sobre o Business Model Canvas ajuda o seu negócio a sair do papel e tomar corpo.