Juliano Loureiro • fev. 22, 2020

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Como abrir um novo negócio?

Nada melhor que começar este artigo com um vídeo super legal sobre o o primeiro passo para um negócio. Sempre escuto este questionamento, e não é de hoje. Diversas dúvidas se repetem. Quais os primeiros passos, quem procurar, o que fazer etc. 

E foi pensando nesse tema que meu amigo e sócio da FRIENDS Matheus Santos gravou o vídeo abaixo, há um certo tempo, em 2016. Mas como disse acima, este ainda é um tema recorrente que vez ou outra respondo a um amigo ou conhecido. Assistam e depois eu explico com mais detalhes aqui neste artigo.

É difícil começar a empreender

Tomar a decisão de empreender, ter o próprio negócio, não é fácil. Requer coragem (muita), disposição e preparação para tomar várias "porradas" ao longo dessa jornada. E não se engane. Por mais que você consiga ter um negócios bem estruturado, saudável e escalável, os seus problemas não irão diminuir. Pelo contrário. Seus problemas aumentarão, bem como as suas responsabilidades. A grande diferença é que com o passar do tempo, nós ficamos mais maduros e preparados para os desafios do dia a dia.

De início, serão poucos aqueles que te apoiarão na ideia de empreender, principalmente se você vier de uma família, ou ciclo social, mais tradicional, onde ser bem sucedido é ter uma carreira formal estável. E, sim, muitos verão essa sua nova jornada com desdém. Falarão que você é louco, que não tem zelo pelo dinheiro guardado por anos (caso você o tenha conquistado)e sempre irão te comparar a outras pessoas que seguiram o caminho tradicional.

Mas... pessoa resistente e resiliente que você é, sei bem que não é momento de desistir e que você está preparado(a) para esses novos desafios. Então vamos ao que interessa para entender por onde deve-se começar um novo negócio (ou até mesmo como dar um "up" no negócio já existente).

Comece pelo PORQUÊ

De acordo com o Simon Sinek, criador da teroria do Círculo Dourado, as pessoas compram o PORQUÊ você faz e não O QUE você vende. E é dessa frase que norteia todos os negócios e projetos que ajudo, seja pelo conteúdos e mentorias dadas por mim no BINGO, seja pelos clientes que tenho na FRIENDS. Iniciamos o discurso pelo nosso propósito. Pensar qual o motivo, qual o verdadeiro porquê de acordar todos os dias para ir trabalhar, qual o porquê de relacionar com pessoa "x" ou "y" e por aí vai. 

Ou seja, POR QUE VOCÊ FAZ O QUE VOCÊ FAZ. Logo abaixo, a representação do círculo dourado de SImon Sinek, citado acima:
circulo-dourado

Empresas que começam pelo porquê

Um exemplo clássico de empresa que utiliza a teoria do círculo dourado é a Apple. Todos nós conhecemos a marca e sabemos muito bem que há uma legião de fãs espalhados pelo mundo. E sabemos bem também que em TODO lançamento de um iPhone novo há filas gigantes, barracas armadas nas portas de lojas e há sempre uma grande expectativa para ter em mãos o novo aparelho. E isso se repete ano a ano. Por mais que a Apple tenha perdido o status de empresa super inovadora, ainda em 2020, temos uma grande curiosidade e expectativa de como será o novo iPhone, ou quem sabe, qual será o novo produto da empresa da maçã. 

Mas o mesmo não ocorre no lançamento de um Samsung Galaxy ou um novo Motorola. Entendo bem que existam milhões de fãs incondicionais da marca, porém, quando a empresa lança algo diferenciado, como o Galaxy Z Flip (um celular com tela dobrável, completamente diferente do que vemos nos celulares atuais lançado em fevereiro de 2020), não há um enorme "burburinho" na internet ou filas nas portas das lojas para comprar o aparelho

Porque isso acontece? Sendo que atualmente todos os aparelhos "top de linha" tem configurações parecidas? Isso ocorre porque a Apple NÃO VENDE iphones, ipads etc. Apple vende o seu propósito, inicia o discurso pelo porquê! 

Abaixo uma exemplificação do Simon Sinek em uma de suas palestras pro TED sobre como a Apple se comunica.

"Tudo o que fazemos, acreditamos no desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar diferente. Desafiamos o status quo, fazendo produtos bonitos, simples e fáceis de usar. É consequência conseguirmos ótimos computadores. Quer um?".

Agora, imagina se o discurso da Apple fosse: "Temos aparelhos bacanas com ótima câmera e com interface inteligente. Quer comprar um?". Não, obrigado (rs).

Diferencie-se do mercado, fortaleça o seu propósito

Poxa, mas todos os celulares são assim! Como então, você pretende vender mais que a concorrência? 

Não há DIFERENCIAÇÃO ou propósito neste discurso. Por isso que eu digo, não tente criar o seu propósito, faça esforço em diagnosticá-lo. Dessa forma, começar um negócio será muito mais prazeroso, interessante e com maiores chances de dar certo.

Para mais conteúdos sobre negócios, principalmente as fases iniciais, acesso os outros artigos do blog BINGO, bem como esse daqui: Mudar de profissão: um anseio que pode se transformar em satisfação.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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