Juliano Loureiro • fev. 15, 2020

Compartilhe este artigo:

Carnaval é uma época do ano em que a economia do Brasil é fomentada, onde diversas cidades espalhadas pelo Brasil literalmente param. Alegria de muitos, tristeza de tantos outros. Apesar de ser uma época do ano aquecida economicamente, gerando oportunidade de renda extra para milhares de brasileiros, alguns setores sofrem com essa "paralização". Isso se deve pelo fato da produtividade em alguns setores caírem, muito por conta do feriado prolongado. Isso acaba acarretando uma queda na qualidade de entrega, de uma forma geral, de produtos e serviços. 

Porém, mesmo sendo um feriado que é lamentado por parte dos empreendedores, é possível pensar de forma positiva e extrair vantagens do carnaval. Pensando nisso, elenquei 5 dicas para gerar oportunidades para o seu negócio durante o carnaval. Para saber quais são, basta continuar comigo neste post!

Trabalhe com previsibilidade

Com bastante antecedência é possível saber qual a data do carnaval do próximo ano. Assim, é viável preparar toda a empresa para essa época. Se você tem um negócio no setor de logística, fique atento às estradas mais cheias e programe rotas alternativas. Busque, também com antecedência, clientes que certamente precisarão do seu serviço. Mas se o seu negócio não envolve a prestação de serviço, mas sim um software - ou uma plataforma de assinatura mensal - pense em valores promocionais para aqueles que comprarem de você antes do feriado. 

Além de pensar de forma antecipada na operação da empresa, é muito importante conversar previamente com os colaboradores. Se a empresa realmente parar, deve-se alinhar com todos quais as atividades/entregas deverão estar prontas até o último dia de trabalho.

Momento de rever o planejamento inicial do ano

Geralmente o carnaval ocorre em meados de fevereiro e início de março. Apesar de ser no início do ano, muita coisa já aconteceu na sua empresa. Afinal, estamos falando de praticamente 2 meses. Caso você não goste carnaval - e, quem sabe algum outro colaborador também não - os dias tranquilos na empresa podem ser utilizados para revisão do planejamento anual. 

Estamos indo para o caminho correto? A empresa, até o momento, cumpriu com todas as metas estabelecidas? Essas e outra perguntas são bastante comuns. Aqui, na FRIENDS, nós trabalhamos com o planejamento anual e, também, por quarter (um quarter significa "um quarto de ano", ou seja, 3 meses). Neste ano de 2020, o carnaval se encerra no final de fevereiro, logo, é a oportunidade para checarmos se o planejamento e as metas do primeiro quarter estão com bom andamento.

A felicidade dos funcionários importa

Por mais que você não goste do carnaval, saiba que a maioria dos seus funcionários, principalmente os jovens, gostam da folia. Então, não seja tão rígido caso algum funcionário chegue com a produtividade baixa na quarta-feira de cinzas. Essa baixa produtividade pode ser prevista e este dia pode ser um dia de dinâmicas, apresentações, atividades leves ou algum outro tipo de ação que fuja da rotina.

Nada melhor que ver um funcionário feliz e motivado. A médio e longo prazo, temos um aumento de produtividade, redução do turnover (rotatividade de funcionário) e, consequentemente, temos um ambiente mais leve, harmônico e feliz.

Carnaval fomenta a economia

Procure pensar de que forma o seu negócio, mesmo que sem relação direta com o carnaval, pode faturar com a época. Além das "n" possibilidades de publicidade na rua, o que o seu negócio pode agregar nesta época?

Da mesma forma que muitas pessoas e empresas querem vender no carnaval - roupas, acessórios, bebidas, transporte etc - esses mesmos empreendedores precisam de outras soluções de negócios para conseguirem alcançar o seu objetivo.

Vou dar um exemplo claro. Uma fabricante de roupas pretende mudar sua linha de produção para atender a demanda por roupas coloridas e com cortes diferenciados. Porém, por não ser o core principal dessa empresa, naturalmente ela encontrará dificuldades em vários setores como: maquinário necessário, recrutamento de pessoas especializadas nesse tipo de roupa, estratégias de marketing para vender esses novos produtos etc. Pode-se pensar em várias situações e com certeza o seu negócio se encaixa em uma delas.

Época de fechamento do ano fiscal

Muitas empresas, principalmente as grandes corporações, possuem um longo processo de fechamento de orçamento e de ano fiscal. Boa parte delas tem como início do ano fiscal em 1º de Abril. E, muitas das vezes, a partir dessa data, estão novamente abertas a novos investimentos.

É comum, durante um processo de negociação os futuros clientes "segurarem" uma proposta, demorarem em uma análise ou resposta positiva. Isso porque para eles é essencial que esse novo contrato comece após a abertura da janela de investimento. 

Portanto, fique atento a essas épocas e utilize o feriado de carnaval para se organizar e preparar ofertas tentadores para seus clientes. 

Conclusão

O carnaval é a época de maior movimentação de pessoas no Brasil. Só em Belo Horizonte, cidade em que moro, estão previstos 5 milhões de foliões nas ruas. Isso é mais que 2x a população da cidade. E, por mais que possam ocorrer transtornos, é uma época de oportunidades de negócio. Seja sua empresa com relação direta à época festiva, ou de forma indireta. 

Por fim, o importante é se divertir bastante e colher bons frutos desse feriado! Uma última dica importante. Caso você esteja iniciando um negócio, sugiro também a leitura desse post: Quais as melhores estratégias para abrir o próprio negócio?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: