Juliano Loureiro • out. 21, 2021

Compartilhe este artigo:

O Amazon KDP (Kindle Direct Publishing) é uma ferramenta de autopublicação disponível para autores em vários países no mundo. Ela permite colocar à venda livros em formato físico ou digital em poucos minutos, sendo uma ótima opção aos autores que não possuem uma editora, parcerias ou ajuda para a venda dos seus livros.


Apesar da facilidade de se colocar um livro para venda, é importante que a publicação seja feita com atenção, tendo em vista que quanto melhor você fizer esse processo, mais chances você tem de ser encontrado por leitores.


No texto de hoje, apresentarei algumas dicas que ajudarão o seu livro a se tornar relevante na plataforma da Amazon. Boa leitura!

Preparação para o Dia 1

A Amazon é uma plataforma complexa e bastante inteligente. Os seus algoritmos entendem qual livro é mais ou menos interessante para recomendá-los aos leitores. E o primeiro dia do livro publicado é essencial para que ela entenda que o seu livro é relevante.


Se você tiver uma boa audiência já esperando o seu lançamento, é de se esperar diversas compras ou downloads logo no primeiro dia. Caso isso realmente ocorra, o seu livro será bem visto pela plataforma e ele será bem ranqueado.


Para se criar uma boa audiência, trabalhe bastante a sua presença digital e tenha sempre bem afiada as suas estratégias de marketing digital.

escola-bingo-cta
cta-escola-bingo

Preencha todos os campos disponíveis

Quanto mais informações você colocar sobre o seu livro no momento de cadastro no KDP, melhor ele será apresentado para o leitor. Nada mais frustrante que você se interessar pela capa/título de um livro e quando clica para saber mais informações, não há nada, nem uma sinopse.


A sinopse, por sinal, deve ser bem construída, clara e objetiva, de forma que o leitor fique instigado a ler o seu livro.


Além de uma boa sinopse, fique atento às palavras chaves na hora do cadastro do seu livro. Utilize palavras-chave condizentes com o seu livro. Se você é um escritor de suspense policial, insira palavras-chave como "livros de suspense policial", ou "livros de investigação policial" e por aí vai.

Estimule o leitor a avaliar o seu livro

Um livro bem avaliado é um livro mais recomendado pela plataforma. Portanto, é importante estimular o leitor a avaliar o seu livro.


Utilize a última página do seu livro digital para sugerir o leitor a fazer essa avaliação e, também, para segui-lo nas redes sociais. Assim, mesmo após a leitura, o leitor fica engajado com você.

Considerações finais

Um livro não se vende sozinho. É preciso bastante dedicação por parte do autor. E essa dedicação é antes e depois do lançamento. As dicas apresentadas são apenas o mínimo que o autor deve fazer para ter um livro bastante lido e avaliado.


O que achou das dicas do artigo de hoje? Me diga nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: