Juliano Loureiro • fev. 02, 2021

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Vivemos em uma era inteiramente digital. Marcas, produtos e pessoas estão inseridos na internet e isso é inevitável, caso você queira ter um maior sucesso com a venda dos seus livros. Mas como se portar no meio digital ainda é obscuro para a grande parte dos escritores.


O que e é como fazer são as principais perguntas de quem pretende se aventurar na internet. E este blogpost tem o objetivo de reponder esses e outros questionamentos comuns que recebo diariamente de diversos escritores.


Sem mais delongas, veja como ter uma presença digital forte para vender seus livros. Boa leitura!

Afinal, o que é presença digital?

Presença digital é como uma marca ou pessoa se posiciona e se mostra na internet, gera valor e relaciona com o seu público. E isso é apresentado através de diversas plataformas e meios de comunicação, como: redes sociais, e-mail, lojas virtuais e blogs.


Além de se mostrar e se fazer presente, para se ter uma boa presença digital também é necessário atrair, engajar e manter atualizado seu leitor ou cliente, despertando nele impressões positivas sobre você, tornando-o mais propício a consumir serviços ou produtos que você comercializa.

Por que preciso ter presença digital?

De acordo com a Agência Brasil, o Brasil tem 134 milhões de pessoas conectadas à internet. Ou seja, 3 em 4 brasileiros estão conectados, propensos a ver todo e qualquer tipo de conteúdo que lhe é disponibilizado. E, complementando o dado acima, de acordo com a E-commerce Brasil, em 2020 o e-commerce brasileiro teve a maior alta dos últimos 20 anos. Somente entre janeiro e agosto de 2020, o mercado brasileiro digital movimentou R$ 41,92 bilhões de reais.


Estes números apresentados foram impulsionados pela pandemia da Covid-19, que colocou as pessoas em quarentena, onde o acesso à internet e, consequentemente, compras on-line se tornaram rotina para milhões de brasileiros.


Estes números endossam a importância de você, escritor, estar inserido no meio digital explorando os canais digitais para divulgar suas obras.

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Como ter uma boa presença digital?

Se você ainda não tem um site, blog ou alguma conta nas redes sociais, não se preocupe, é possível começar agora e colher bons resultados em pouco tempo. Mas antes de falarmos de quais ferramentas serão necessárias, importante falarmos das vantagens e desvantagens.

Vantagens

As vantagens de um boa presença digital são:


  • maior alcance do público de interesse para venda dos seus livros;
  • relacionamento e feedback com seus leitores/clientes;
  • ganho de autoridade e poder de influência;
  • aumento do número de vendas;
  • mais dados/informações de como andam suas vendas/

Desvantagens

Também existem algumas desvantagens, veja quais são:


  • dedicação constante para manter os canais ativos;
  • esforço psíquico para lidar com mensagens/feedbacks negativos;
  • necessidade de atualização constante para se manter relevante.
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Ferramentas necessárias para iniciar sua presença digital

Seria impossível falar de todas as ferramentas, sistemas e canais de relacionamento e vendas aqui neste blogpost. Porém, é possível começar aos poucos, dentro daquilo que for do seu alcance e orçamento. E, sim, é necessário fazer alguns investimentos financeiros para ter uma boa presença digital. 


Veja quais são as ferramentas que julgo necessárias para você ter a sua presença digital.

Redes sociais

Praticamente todos os brasileiros que tem internet possuem alguma rede social, nem que seja o Whatsapp, aplicativo de comunicação mais utilizado por nós. Há também outras redes sociais famosas e bem difundidas: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.


Mas qual delas escolher?


Se você ainda não é adepto a nenhuma rede social, aconselho você a escolher uma e investir "pesado". O que isso significa? É estudar bastante a ferramenta, como quais são as funcionalidades e quem são os maiores influencers delas. É preferível dedicar tempo e estudo em uma rede social do que ter todas, mas utilizá-las de forma superficial.


Porém, fica aqui o meu alerta. Eu não recomendo que as suas redes sociais sejam a sua única forma de comunicar com o seu público, é preciso diversificar. O grande erro dos escritores é acreditar que somente as redes sociais são suficiente para vender seus livros. A todo momento elas estão mudando suas regras e funcionalidades, o que nos faz "refém" das políticas impostas. 

Site e blog

Ter um bom site com um blog constantemente atualizado é o melhor caminho para a construção de autoridade e relevância digital. No seu site, você o faz da forma que melhor desejar, sem ficar preso às restrições de layout e informação das redes sociais.


Podemos dividir um site em duas partes: institucional e conteúdo.


  • Institucional: locais do seu site que você falará de você (sua bio), sua trajetória, conquistas, objetivos, pontos de contato e qualquer outra informação que você julgar interessante para o seu público.


  • Conteúdo: conteúdo entende-se como o seu blog. Apesar do termo "blogueiro" ter sido distorcido nos últimos anos, ter uma boa estratégia de blog é fundamental para angariar dia a dia mais pessoas para o seu site. No blog, você falará de temáticas importantes para você, que você acredita e que seu público irá consumir. Literatura, temática do seu livro etc. Quanto mais blogpost/artigos você publicar, maiores as chances de você ser descoberto na internet.


Para criar um bom site e um bom blog, você pode criar no Wix, através do construtor modular deles, contratar um programador freelancer ou até mesmo conversar comigo, já que eu possuo um excelente construtor de sites.

E-mail profissional

E-mail profissional é aquele que não possui o domínio de uma empresa terceira, como: "@gmail.com" ou "@hotmail.com". O seu e-mail profissional deve ser daquele do seu site. Por exemplo: aqui no Bingo, o nosso domínio é www.livrobingo.com.br e o meu e-mail profissional é juliano@livrobingo.com.br.


Um e-mail profissional, aliado ao site, dá mais credibilidade ao seu negócio, melhorando a forma como o sue público te enxerga digitalmente.

E-commerce e marketplace

De nada adianta ter uma boa presença digital se um livro não é vendido, correto? Para tal, existem inúmeros marketplaces (sites que vendem produtos de diversos comerciantes) e possibilidades de criação de e-commerce (loja virtual de um único comerciante) disponíveis. Citarei aqui algumas opções:


Marketplaces:


E-commerce:

  • A sua loja virtual pode ser criada em diversas ferramentas como, por exemplo, a NuvemShop e a Shopify, que são grandes empresas do ramo.

Por fim, também tenha o seu livro em formato digital

Nada faz mais sentido, quando se fala em presença digital, que ter o seu livro em formato eBook. Além dos custos de publicação consideravelmente mais baratos, a disponibilidade para venda é imediata (você não precisa de se preocupar com estoque). Além disso, não há frete e nem a necessidade de ir até os correios postar o livro para um cliente.


Segundo dados divulgados pela Bookwire Brasil, empresa focada em livros digitais, as vendas de eBooks durante a quarentena chegou a duplicar. Esse dado endossa que o hábito de leitura do brasileiro tem mudado.


O que achou do artigo de hoje? Espero que com este blogpost você consiga tirar do papel os planos para ter uma presença digital forte e, assim, potencializar as vendas do seu livro. Te espero no próximo texto. Até!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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