Juliano Loureiro • abr. 18, 2022

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Um dos maiores desafios dos escritores é divulgar e vender seus livros. Para quem está na primeira experiência, geralmente encontrará dificuldades para decolar a popularidade dos seu livro. E mesmo para quem entende de marketing, que é o meu caso, o desafio ainda é grande.


Bem como qualquer outro negócio, o mercado do livro tem as suas particularidades. Para divulgar e vender bem é preciso entender quais são. Mas para que você não perca mais tempo tentando alcançar seus objetivos, no texto de hoje falarei sobre uma das principais estratégias para tornar o seu livro conhecido: parcerias pagas e gratuitas com pessoas e páginas de conteúdos literários.


Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Por que é preciso divulgar um livro?

Um grande erro dos novos autores é acreditar que um livro se vende sozinho ou que será fácil convencer as pessoas a comprá-lo. Autores independentes, e até mesmo os que são publicados via editoras, precisam se esforçar de forma contínua para sempre estar vendendo.


Infelizmente, vivemos em um país onde o acesso e o hábito de leitura não é difundido e poucas pessoas se interessam ou conseguem ler livros por puro entretenimento. Esta informação e várias outras sobre a leitura do Brasil são mostradas no levantamento feito pelo Instituto Pro Livro, através da pesquisa Livros Retratos da Leitura.

Como fazer parcerias literárias?

Uma estratégia eficiente e que pode até ser gratuita é fazer parcerias com pessoas e páginas sociais literárias que tem como foco recomendar e fazer resenhas de livros. O processo é bem simples e em poucos dias é possível mensurar vendas que vieram de parcerias.


Veja abaixo os principais pontos que você deve se atentar para conseguir uma boa parceria literária.

Peça indicações

Comece perguntando para conhecidos quais perfis eles indicam para parcerias pagas e gratuitas. Uma boa indicação pode evitar uma experiência negativa, além de encurtar bastante o processo de pesquisa e análise do perfil. Esta é uma boa opção para quem se sente inseguro na contratação desse tipo de publicidade.

Pesquise por perfis semelhantes

O primeiro passo é fazer uma pesquisa pelas páginas sociais para encontrar perfis que compartilham conteúdos literários parecidos com a temática do seu livro. Atualmente, é possível encontrar perfis bastante nichados e a chance do seu livro interessar a audiência daquele perfil é grande.


Se o seu livro é um romance de época, procure perfis que fazem resenha de romances de época. Se você escreve ficção científica, procure perfis que compartilham ficção científica. Lembre-se que uma comunicação genérica, trará resultados genéricos.

Estude o engajamento da página

Não se iluda com o número de seguidores de uma página. O número pode enganar bastante. Mais importante que o número de seguidores é o engajamento da página. Navegue pelo perfil e veja se há muitos comentários, curtidas e compartilhamentos.


Uma comunidade engajada está muito mais apta a comprar por confiar na recomendação dada pelo administrador do perfil.

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Peça o mídia-kit

Além da checagem manual do engajamento, peça ao administrador do perfil do mídia-kit da página. Este é um documento, geralmente uma apresentação, com informações relevantes sobre a página, como: público alvo, números, taxa de engajamento etc. E, a partir desses números, também é possível calcular o quanto custará uma campanha (veja mais no tópico abaixo).


O mídia-kit te ajuda a entender melhor qual a força da página. Além disso, ter este documento demonstra cuidado, organização e seriedade por parte do administrador da página.

Negocie valores e prazos

A partir da sua pesquisa prévia e da análise do mídia-kit, é o momento de analisar e negociar valores. Não existe uma tabela que estabeleça valores exatos, mas uma publicidade para Instagram que envolve story, publicação no feed ou um vídeo no reels, geralmente varia de R$ 20,00 a R$ 500,00.


Páginas maiores, com mais de 30, 50 mil seguidores e que esses são bem engajados, uma publicidade por chegar ao valor de R$ 500,00. Todavia, perfis menores, com mil ou menos seguidores, uma publicação patrocinada por custar R$ 20,00. Perfis pequenos e que estão começando podem até fazer uma publicidade gratuita, já que precisam de insumos para novos conteúdos. Chamamos essa troca de permuta e beneficia as duas partes.


A partir do seu orçamento, faça a divisão desse valor por vários perfis, menores e maiores. Após o término da primeira rodada de divulgação, faça a análise dos resultados e continue a publicidade com os perfis que lhe deram melhores resultados.

Solicite os resultados da campanha

Alguns dias após a publicação do post patrocinado, solicite ao contratado os números obtidos. Visualização, cliques, comentários ou qualquer outro tipo de interação que a página teve com o conteúdo do seu livro. Estas informações são importante para você entender se a campanha foi um sucesso ou não.


Após a análise, dê um feedback ao contratado. É uma forma cordial e elegante de fechar a parceria estabelecida e que mantém portas abertas para futuras publicidades.

Firme um contrato

Mesmo que o valor pago pela publicidade seja baixo, firme um simples contrato de direitos e direitos de ambas as partes. É um resguardo legal que traz um pouco mais de tranquilidade para ambas as partes. É possível encontrar modelos prontos na internet e por meio de plataformas on-line é possível fazer a assinatura digital.

Considerações finais

No texto de hoje apresentei como firmar parcerias para a divulgação do seu livro em condições ideais. Pode ser que na prática nem todos esses pontos sejam respeitados. Um contrato pode ser dispensado ou até mesmo o mídia-kit. Mas o importante é que você saiba todas as etapas que estão presentes em uma parceria literária.


Agora, quero saber de você. Já trabalhou com parcerias para a divulgação do seu livro? Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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