Juliano Loureiro • abr. 15, 2022

Compartilhe este artigo:

Grande parte dos convidados dos Pod Ler e Escrever são escritores. Como eu também sou autor e grande parte dos conteúdos produzidos por aqui serem para este publico, é natural o grande volume de escritores repassando suas experiências. É uma forma de aprendizado complementar. O Bingo publica textos e o Pod Ler e Escrever publica áudios.


Dezenas de escritora já passaram por lá e decidir trazer 5 desses para o artigo de hoje. Confira abaixo quem são e um pouco sobre suas trajetórias. Boa leitura!

Ricardo Almeida

ricardo-almeida

​​Ricardo Almeida esteve presente no nosso episódio de número 39. Ele é estrategista e é uma das maiores autoridades do Brasil em planejamento digital. Em 2001, escreveu uma obra pioneira sobre o tema no país: "Mirando Resultados", que se estabeleceu como bestseller e bibliografia obrigatória sobre o assunto.


Também é autor de outros quatro livros de negócios - "Medindo Resultados" (2005), primeira publicação nacional focada em métricas para internet; "A Arte de Perceber" (2015); "Algoritmos e Robôs" (2016); e "Como Gerir Marcas na Era dos Micromomentos" (2016) - e dois romances - "Tempo" (2017) e "Unogwaja" (2018). 
 

Foi idealizador e curador do MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo da FIT, além de ser jurado oficial do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP) na categoria Internet. Duas vezes ganhou o prêmio Marketing Best

 

Ricardo Almeida é fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de publicação de livros da América Latina. Com cerca de 50 títulos publicados por dia, a iniciativa já lhe rendeu o prêmio Young Creative Entrepreneur (YCE) em 2014, na London Book Fair, como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing.


Desde então, a plataforma vem crescendo de maneira substancial tanto no Brasil, onde já representa 27% de todos os livros anualmente publicados, quanto nos mercados americano e europeu, onde sua estrutura de distribuição física e digital já garante uma presença pioneira.


Confira o episódio com o Ricardo:


Renata Dembogurski

renata-dembogurski

Renata Dembogurski é escritora, ghostwriter, diretora de redação publicitária e roteirista, vem trabalhando com grande marcas do país — Ambev, Pão de Açúcar, Santander, Carrefour, Sicredi e se dedica cada vez mais a criação de conteúdos em todas as plataformas.


Com várias obras publicadas, em 2013, foi laureada com a publicação do miniconto “Amanhecer-se” pelo Prêmio Bons Momentos Futura no livro coletânea “A Cor dos Bons Momentos”. “Pense Melhor Antes de Pensar”, um spin-off de Virkadaz, foi premiado em 2014 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Em 2017, o Sweek selecionou o conto “Veludo Púrpura” entre os 30 melhores do país. Em 2018, recebeu a premiação do 36º Concurso Literário Yoshio Takemoto, da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, com o conto “Corpo de Hitler”.


Em 2018, “Pense Melhor Antes de Pensar” novamente teve visibilidade ao ficar entre os 10 melhores livros infantis no SweekStars do Sweek. Em 2021, o conto “Veludo Púrpura” foi escolhido pelo Prêmio Off Flip de Literatura para coletânea de contos. E em 2021, Virkadaz foi publicado pela Editora InVerso.


Confira o episódio com a Renata:


Rafael Caputo

rafael-caputo

Rafael Caputo  é escritor, professor licenciado em Letras e pedagogo. Seu romance de estreia "Larissa Start" foi finalista da quarta edição do Prêmio Kindle de Literatura, em 2019. Autor de “Carne Fraca”, “Minha mãe foi tatuada errada”, “Um microconto por dia” e “Contando ninguém acredita”.


Atualmente, é membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), ocupando a cadeira 316 da instituição que é mantida pela Focus Brasil Foundation, em Nova Iorque, EUA; além de atuar como colunista da “Revista Conexão Literatura” e representar o Brasil no projeto “Elos da Língua Portuguesa”, uma iniciativa da Academia Brasileira de Escritores que reúne autores dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.


Confira o episódio com o Rafael:


Jaime de Andruart

Jaime de Andruart é autor e também trabalha com serviços textuais. Tem histórias e versos em mais de 30 títulos, entre livros-solo, revistas e antologias. Mesmo tendo ingressado no mercado da literatura independente em 2021, já vinha escrevendo e planejando histórias por mais de uma década, primeiramente focando em aprimorar sua escrita e conhecimento com oficinas e cursos.


Atualmente investe a criatividade nos e-books que publica mensalmente, sobretudo os de sua série principal: Planeta Punk.


Confira o episódio com o Jaime:


Bernardo E. Lopes

Bernardo Evangelista Lopes nasceu em Sabará, Minas Gerais, em 1988. Formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é escritor e professor de Língua Inglesa


Seus livros "O que disse o Imperador" (2016), "Dona" (2018) e "Debutante" (2021) foram publicados pela Metanoia Editora, do Rio de Janeiro. "Dona" foi traduzido para o inglês e publicado nos Estados Unidos, sendo comercializado em outros 10 países pela Amazon.


Bernardo é o Presidente da Academia de Ciências e Letras de Sabará, onde ocupa a cadeira de nº 17, que homenageia o conterrâneo Júlio Ribeiro.


Confira os episódios com o Bernardo:


Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: