Juliano Loureiro • dez. 19, 2021

Compartilhe este artigo:

Um bom escritor procura sempre melhorar a sua escrita. O processo é gradual e demorado, mas para quem gosta de escrever esse não é um problema. Ao comparar como eram os textos escritos anos atrás com os atuais, é possível ver diferenças. Mas como "provocar" essa melhora dia pós-dia?


Não adianta somente escrever, escrever e escrever. É preciso ter autocrítica, fazer da escrita um hábito diário e outros detalhes que conto a seguir. Se você é escritor e procurar evoluir sempre, me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Passe a ler de forma crítica

Para ser um bom escritor, é preciso ser também um bom leitor. Essa frase é um tanto quanto clichê, mas é verdadeira. Ler muito traz vários benefícios e eu já até escrevi um texto sobre esse tema, confira: Veja 6 benefícios de ler bons livros.


Mais do que ler, o escritor precisa ler de forma crítica. Essa leitura consiste  numa leitura analítica dos diálogos, construção dos personagens, pontos de virada, análise do tipo de narrador etc. Curtir a história é bom demais, porém, curtir a história aprendendo é melhor ainda.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Pratique a escrita todos os dias

O escritor que está buscando evoluir a sua escrita já possui o hábito de escrever (pelo menos é o que se espera dele). Mas mais que o hábito, é preciso praticar todos os dias, nem que sejam poucas palavras.


Quando falo que o escritor deve escrever todos os dias, não quer dizer que ele deve escrever um grande artigo ou dar continuidade a história de um livro. Escrever também é sobre um e-mail ou mensagens rápidas nas redes sociais, porém, nesses casos, o escritor deve se atentar para a boa escrita, respeitando as normas da língua.

Não crie objeções

Inconscientemente, sempre estamos buscando a zona de conforto e isso pode nos levar a criação de objeções que impendem o desenvolvimento da escrita. As principais objeções dos escritores são: distração, procrastinação e falta de recursos financeiros.


Costumo dizer que essas objeções são os principais vilões dos escritores e eu falo melhor sobre eles no texto: Os 3 vilões dos escritores. É preciso vencê-los para melhorar a escrita.

cta-juliano
cta-juliano

Estude sempre

Fazer cursos, ler bons artigos e conversar com outros escritores é essencial para a constante evolução. Nunca saberemos tudo e sempre haverá alguém para nos ensinar algo.


Aproveitando o tópico, gostaria de convidar você a conhecer o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!


O que achou do texto de hoje? Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: