Juliano Loureiro • mar. 04, 2022

Compartilhe este artigo:

Curiosamente, este texto sobre bloqueio criativo demorou mais do que o esperado para sair. Adivinhe o porquê? Isso mesmo, as ideias em minha cabeça não fluíram como o esperado e não consegui escrever na data planejada. Tenho certeza que você já passou por isso. O bloqueio criativo atinge todos os escritores. É um fato, mesmo que há quem consiga superá-lo com maior facilidade.


No texto de hoje, falarei sobre a dificuldade de criação de textos e histórias e como superar esse bloqueio. Se você se identifica com o tema, me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

O que é o bloqueio criativo?

O bloqueio criativo pode ser entendido como a perda temporária da capacidade de produzir conteúdos textuais, no caso dos escritores, impedindo assim o desenvolvimento de novas histórias. O termo "bloqueio criativo" veio do inglês writer's block (bloqueio do escritor) e está diretamente relacionado às condições sociais e comportamentais do indivíduo. Ou seja, o meio em que ele vive e como ele lida com isso pode levar ao bloqueio criativo.


Ansiedade e até depressão são problemas comuns enfrentados pelas pessoas atualmente que também podem gerar um bloqueio criativo dos escritores e, em muitos casos, esse bloqueio pode perdurar por meses. Não quero me aprofundar nesses temas, mas saiba que tanto para ansiedade quanto para depressão existem tratamentos específicos e que devem ser realizados por profissionais capacitados.

cta-quero-escrever

Como superar o bloqueio criativo?

Existem diversas maneiras de driblar o bloqueio criativo. Veja abaixo algumas dicas:

cta-quero-escrever

Faça anotações de todas as suas ideias

Para não ter aquele sentimento de "o que foi mesmo que eu disse/pensei agora a pouco?", eu sempre anoto todas as minhas ideias para novas histórias em um bloco de notas. Dessa maneira, quando escrevo uma nova história ou texto para o blog, tenho anotações preliminares que podem ajudar quanto um "branco" vier à cabeça.

Descubra seus momentos de maior inspiração

Cada pessoa possui um ritmo próprio de produção e este ritmo varia conforme o horário do dia e o ambiente em que se está inserido. Há quem trabalhe melhor pela manhã ou quem só consegue se inspirar após uma atividade física. Por isso é bem importante entender quais são os seus momentos de melhor produtividade. Assim, é bem provável que a criação de novos textos fluirá bem melhor.

Varie a sua escrita

Uma ótima maneira de evitar o bloqueio criativo é escrever conteúdos diferentes e em diferentes plataformas. Experimente melhorar as legendas das fotos nas redes sociais, escrever resenhas dos livros lidos e até mesmo escrever novas histórias com temáticas ainda não exploradas. Essa variação estimula a criatividade e fará com que você sempre escreva alguma coisa. E

cta-juliano
cta-juliano

Estude o conteúdo de outras pessoas

Quando se é escritor, a leitura naturalmente ganha um novo olhar. Gostamos de analisar construções textuais, desenvolvimento de personagens, conflitos, diálogos e vários outros aspectos para se criar um bom texto. Quando estamos em momentos pouco produtivos, em um bloqueio criativo, buscar inspirações em outros autores pode ser uma boa saída.  Explorar novas construções de texto nos faz pensar diferente, saindo da nossa zona de conforto.

Respeite seus limites

Em alguns casos, o bloqueio criativo pode surgir devido à pressão por prazos e entregas estabelecidas. No final das contas, metas muito ousadas podem ter um efeito negativo não desejado. Dessa forma, é recomendado respeitar os limites próprios de produtividade. Entenda qual a sua capacidade criativa e não vá além.


Chegamos ao fim do nosso texto, o que achou? Também se identifica ou já passou por momentos de bloqueios criativos? O que você fez para superá-los? Conte-me aqui nos comentários!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

utilizando-inteligencia-artificial-para-escrita-de-livros-possibilidades-impactos-e-aspectos-legais
Por Juliano Loureiro 21 abr., 2024
Este artigo explora como a IA está sendo utilizada na escrita de livros, os impactos desta tecnologia na literatura e os desafios legais que emergem. E se você é escritor, certamente este texto é para você. Vamos lá? Boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: