Juliano Loureiro • mar. 01, 2022

Compartilhe este artigo:

The Witcher é um dos principais nomes da literatura fantástica atual. A série, que já era famosa entre os amantes do gênero, ganhou grande relevância em 2015, com o lançamento do game The Witcher III: Wild Hunt e, mais recentemente, com o lançamento da série televisiva pela Netflix, estrelada por Henry Cavill no papel do protagonista Geralt de Rívia.


No texto de hoje, falarei sobre o autor, Andrzej Sapkowski, a série de livros e as adaptações para games e televisão. Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Sobre o autor Andrzej Sapkowski

andrzej-sapkowski

Antes de falarmos do bruxo Geralt e todo o seu universo, é importante conhecermos melhor Andrzej Sapkowski, o autor que deu vida a tudo isso. Ele é polonês e nasceu em 1948, na cidade de Lódz. Sua contribuição para a literatura foi tão relevante que em 2012 o ministro da cultura e patrimônio nacional da Polônia, Bogdan Zdrojewski, lhe concedeu a medalha de prata Gloria Artis.


Andrzej começou a carreira literária fazendo uma tradução para a revista mensal Fantastyka. Mas foi com Wiedźmin, traduzido para The Witcher ou, O Bruxo, que o autor ficou conhecido. Lançado em 1990, a série foi finalizada em oito livros. Inicialmente, lá em 1990, Wiedźmin foi apenas o primeiro conto que compôs o primeiro livro da série, O Último Desejo. Outro livro da série que é uma série de contos é A Espada do Destino.


Andrzej Sapkowski ainda mora na cidade de Lódz, sendo cidadão honorário da cidade desde 2008.

Livros da série The Witcher

Em um contexto geral, os livros contam a jornada do bruxo Geralt de Rívia, que ganha a vida como um matador de monstros. Seu único objetivo consiste em destruir as criaturas do mal que assola o mundo. O mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. A série de livros de Andrzej já alcançou mais de dois milhões de exemplares vendidos somente na Europa e nos Estados Unidos.


Veja abaixo quais são os livros que compõem a série The Witcher e suas respectivas sinopses. Ah, as datas referem-se à publicação no Brasil.

O Último Desejo (2011)

o-ultimo-desejo

O irônico, cínico e descrente Geralt de Rívia perambula de povoado em povoado oferecendo seus serviços. Em seu caminho vai driblar intrigas, escolher o mal menor, negociar preços, alcançar o confim do mundo e realizar seu último desejo: assim começam as aventuras do bruxo Geralt de Rívia.

A Espada do Destino (2012)

a-espada-do-destino

No caminho para Brokilon, Geralt tropeça no corpo de um garoto, que provavelmente não tinha mais de quinze anos. O garoto foi morto por uma flecha, obviamente atirada com destreza, que ainda se vê cravada no seu crânio. Por experiência, o bruxo logo percebe o que aconteceu: certamente o garoto tinha se extraviado e entrado no território das dríades. Como para os outros que padeceram antes de igual sorte, provavelmente tinha acontecido o mesmo. Uma história triste, repetida com muita frequência.

O Sangue dos Elfos (2013)

o-sangue-dos-elfos

Por mais de um século os seres humanos, anões, gnomos e elfos viveram juntos em relativa paz. Mas os tempos mudaram, a paz inquieta está acabada e, mais uma vez, as raças estão lutando entre si. E parece que, para todos, o único elfo bom é um elfo morto. Geralt de Rívia, um bruxo sagaz e habilidoso, tem estado à espera do nascimento de uma criança que profetizou. Essa criança tem o poder de mudar o mundo - para o bem ou para o mal. À medida que a ameaça da guerra paira sobre a terra e a criança é caçada por seus poderes extraordinários, torna-se responsabilidade de Geralt protegê-la de tudo - e o bruxo nunca aceita a derrota como resultado.

Tempo do Desprezo (2014)

tempo-do-desprezo

Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos.


E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.

Batismo de Fogo (2015)

batismo-de-fogo

A Irmandade dos Magos foi esfacelada por um golpe e Geralt ficou seriamente ferido. E agora, que tempos sombrios pairam sobre o mundo, ele não poderá defender os homens contra os monstros perigosos que os aterrorizam.


Guerras devastam todos os territórios e o futuro da magia está ameaçado. Mas as feiticeiras que sobreviveram estão determinadas a protegê-lo. É um momento conturbado, e ainda é preciso encontrar a garota Ciri, herdeira do trono de Cintra, que desapareceu. Até que surge o rumor de que ela está na corte de Nilfgaard e vai se casar com o imperador. Ferido ou não, Geralt tem uma missão em suas mãos.

A Torre da Andorinha (2016)

a-torre-da-andorinha

O bruxo Geralt de Rívia segue em direção ao sul, convencido de que Ciri vai se casar em breve com o imperador de Nilfgaard. Os assassinos impiedosos de Nilfgaard já estão seguindo os rastros de Ciri, que, gravemente ferida, se recupera no casebre do eremita Vysogota, perdido no meio de um pantanal.


Será que o bruxo conseguirá achar Ciri? Qual será o papel da lendária Torre da Andorinha?

A Senhora do Lago (2017)

a-senhora-do-lago

Enquanto Yeneffer permanece prisioneira e Geralt passa o inverno sob o charme de Fringilla, Ciri é projetada em um mundo paralelo ao penetrar na Torre da Andorinha. Agora, sob o domínio do elfo Avallac'h, ela só poderá ser livre se aceitar dar um filho ao rei dos Amieiros. A jovem conseguirá fugir para salvar seus amigos?

Tempo de Tempestade (2019)

tempo-de-tempestade

Geralt de Rívia não podia imaginar o que o esperava ao chegar à cidade de Kerack. Primeiro foi acusado de malversações financeiras. Depois, misteriosamente liberado sob fiança. E, finalmente, descobre que suas preciosas espadas, deixadas no depósito da guarda da cidade, tinham desaparecido. Tudo muito suspeito, ainda mais quando a feiticeira Lytta Neyd, conhecida como Coral, pode estar por trás desses acasos.

O bruxo se encontra, novamente, implicado em perigosos assuntos de magia e dos mágicos. Desta vez, nem a fiel companhia do trovador Jaskier, nem a lembrança de sua amada Yennefer, nem sua fama como implacável caçador de monstros podem evitar que se veja cada vez mais envolvido em uma trama obscura, onde nem todos os monstros são quem parecem ser. O tempo de tempestade está se aproximando...

The Witcher, a série da Netflix

O primeiro episódio da série The Witcher estreou na Netflix em 20 de dezembro de 2019 e teve uma boa recepção do público e crítica. A primeira temporada foi baseada em dois contos que compõe a saga principal, Wiedźmin:  The Last Wish e Sword of Destiny.


A segunda temporada, que teve diversos adiamento por conta da pandemia e até uma lesão de Henry Cavill durante as gravações, é composta por oito episódios e foi lançada em 17 de dezembro de 2021. Novamente, houve boa recepção de público e crítica.


Mesmo com todos esses contratempo, antes mesmo da estreia da segunda temporada, a Netflix confirmou a renovação da série para a terceira temporada, que deve ser lançada em 2023. Além da série principal, um filme em animação foi lançado em 2021: The Witcher: A Lenda do Lobo. Esta animação serve como um spin-off da série da Netflix e conta a história de origem do mentor de Geralt, o bruxo Valsemir.


Por fim, está previsto para 2022 uma minissérie prequela da série principal, chamada de The Witcher: A Origem. Como o próprio nome sugere, A Origem antecede os acontecimentos da série de televisão, é situada 1200 anos antes e retratará a criação do primeiro bruxo, bem como os eventos que levaram à "Conjunção das Esferas". Também explorará a antiga civilização élfica antes de seu desaparecimento.

The Witcher III: Wild Hunt, o game

The Witcher III: Wild Hunt é um jogo eletrônico no estilo RPG e foi lançado em 2015. Desenvolvido e publicado pela CD Project Red, chegou para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows. Posteriormente, em 2019, foi lançado para o Nintendo Switch. Ele sucede The Witcher (2007) e The Witcher II: Assassins of Kings (2011).


No game, Geralt de Rívia inicia uma longa jornada pelos Reinos do Norte. Enquanto a ordem planetária enfrenta uma grande mudança, com o misterioso e macabro exército de cavaleiros vermelhos conhecido como a "Caçada Selvagem" deixando somente sangue e ruína por onde passa, o jogador terá de enfrentar diversos perigos, usando espadas e magia num mundo em crise, à medida que interage com outros personagens e completa missões para o progresso da história, podendo viajar a pé, a barco, ou montado em Carpeado, o cavalo inseparável de Geralt.


Aclamado pela crítica e pelo público, The Witcher III: Wild Hunt se tornou um dos jogos mais premiados da história. Também foi campeão em número de cópias vendidas, chegando a mais de 28 milhões no mundo todo. Todo esse sucesso permitiu o lançamento de duas expansões ao jogo:  Hearts of Stone e Blood and Wine.]


Chegamos ao fim do nosso artigo sobre The Witcher. O que achou? Já conhecia o universo criado pelo polonês Andrzej Sapkowski? Conte-me nos comentários e até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: