Juliano Loureiro • jan. 06, 2021

Compartilhe este artigo:

As editoras são as responsáveis por trazer até às nossas estantes aquelas obras literárias que amamos. Por mais que o processo de compra dos livros possa ser simples para nós, há diversas burocracias por trás, e são essas as instituições que fazem nossos pedidos realidade. Neste artigo, falarei um pouco sobre a HarperCollins.


Pode ser que você tenha escutado pouco esse nome na sua vida, mas acredite, ele é bem popular. Quer fazer um teste? Procure entre as suas obras um
best-seller internacional e veja se não há o selo da editora. Algum dos seus livros, tenho eu certeza, tem o selo Harper Collins como editora e distribuidora.


A sua importância mundial é tão grande que
está presente entre as “big five” das mais importantes do mundo, ao lado das editoras: Penguin Random House (sendo essa a maior de todas), a, MacMillan, Hachette e Simon & Schuster. Juntas, são responsáveis por mais de 70% da distribuição de livros globalmente.


Bom, mas se você quer saber ainda mais sobre HarperCollins então está no lugar correto! Abaixo, entenda um pouco mais sobre o seu legado de sucesso. Vamos lá?

Qual a história da HarperCollins?

HarperCollins Publishers LLC é uma das maiores editoras do mundo, ficando na segunda posição quando falamos naquelas de língua inglesa. Sua sede original fica em Nova Iorque, tendo como companhia subsidiária a News Corp. 


O nome da empresa é uma combinação de Harper & Row, uma editora americana adquirida em 1987 —, essa resultado da fusão entre a Harper & Brothers fundada em 1817— e a Row, Peterson & Company) e a editora britânica William Collins, Sons (fundada em 1819), adquirida em 1990. 


Ou seja,
toda essa história resume em mais de 200 anos de tradição. Atualmente a editora já atua em 18 países, distribuídos em quatro continentes. Sendo eles: Canadá, México, EUA, Brasil, França, Holanda, Itália, Espanha, Suíça, Alemanha, Hungria, Polónia, Suécia, UK, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.


Uma grande curiosidade da editora é que lá em 1997 se recusou a publicar uma história chamada “Harry Potter e a Pedra Filosofal”,
escrita por J. K. Rowling. Tenho certeza que a editora se arrepende, afinal, apenas o primeiro livro da saga vendeu mais de 80 milhões de cópias — os 7 livros que a compõem já venderam ao total mais de 500 milhões.


O CEO mundial da HarperCollins é Brian Murray. HarperCollins tem grupos editoriais nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e na Índia. Hoje, é a responsável por publicar autores consagrados, como Mark Twain, Charles Dickens, Martin Luther King Jr., Emily Brontë, Agatha Christie, C.S. Lewis e Maurice Sendak.

No Brasil

A história da HarperCollins no Brasil é recente, mas já promissora. Tudo começou lá em 2015 quando um modelo estratégico de parceria comercial entre empresas foi realizado, no caso, com a Editora Ediouro Publicações, editora brasileira.


A parceria foi encerrada em 2017. A partir desse momento a HarperCollins começou a atuar sozinha por aqui, dando vida a
HarperCollins Brasil


Por ano,
publica mais de 130 títulos somente no nosso país, que engloba diversos gêneros, desde infantis, cristãos e romances fictícios. O mesmo ocorre com os autores escolhidos, que podem ser tanto internacionais quanto nacionais.

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Quais são as obras mais lembradas?

Abaixo, confira uma lista com as obras mais aclamadas e vendidas que foram publicadas pela editora HarperCollins:

As crônica de Gelo e Fogo (G. R. R. Matin)

A série "As crônicas de gelo e fogo" dispensa apresentações. São mais de 30 milhões de livros vendidos ao redor do mundo - e cerca de 2 milhões no Brasil. Os números, assim como a profusão de tramas e personagens, impressiona e atrai mais fãs a cada dia.


Os cinco livros que compõem toda essa história fantástica são: "A guerra dos tronos", "A fúria dos reis", "A tormenta de espadas", "O festim dos corvos" e "A dança dos dragões".


Os três argumentos principais na história que interligam-se cada vez mais ao decorrer dos livros: 


  • a crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; 
  • a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; 
  • e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei louco prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono por direito.

Desventuras em Série (Lemony Snicket)

Os 13 volumes que já venderam mais de 500 mil exemplares no Brasil e trazem histórias tão terríveis que abalaram mais de 60 milhões de leitores por todo o mundo.


Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar.


O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infantojuvenil para compor uma saga ao mesmo tempo engraçada e arrepiante. Partindo de um “Mau começo”, o leitor acompanhará as desastrosas aventuras dos órfãos até “O fim”.

Divergente (Veronica Roth)

Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. 


Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é – não pode ter os dois. 


Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos.

O Hobbit (J. R. Tolkien)

Primeira obra do autor, foi lançada em 1937 e foi um sucesso rapidamente. Nesta jornada de fantasia, a maior de todos os tempos, acompanhamos Bilbo Bolseiro, um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.


Os títulos acima deixam claro o quanto a editora HarperCollins é icônica e deve ser comemorada dentro do cenário literário. Agora, conseguiu identificar alguns desses livros na sua estante?


Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir o meu romance autoral “Lucas: a Esperança do Último”.
Clique aqui para conhecer a narrativa e também como ajudar na publicação do livro!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: