Juliano Loureiro • abr. 24, 2020

Compartilhe este artigo:

Crônica, poesia, romance ou ensaio? Qual a sua leitura favorita? Seja qual for sua resposta e se você gosta de passear pelas livrarias, namorando as prateleiras do seu estilo de leitura favorito, saiba que você deve tudo isso a Aristóteles.

Sim! É graças ao filósofo grego que hoje temos a concepção do que são gêneros literários e os textos que compõem cada um deles!

Quer saber mais sobre eles? Confira, então, no texto a seguir. Boa leitura!

O que são gêneros literários?

Gêneros literários são conjuntos de textos com a mesma classificação conforme parâmetros da língua portuguesa. Ou seja, são textos com mesmas características, principalmente no que se refere à forma, discurso, contexto dentre outros aspectos formais.

É legal a gente trazer o significado da expressão gênero: a origem da palavra é do latim, “genus” quer dizer origem e “eris” significa nascimento. Então, podemos deduzir que gêneros literários agrupam textos de acordo com fatores que determinam a sua “origem de nascimento”

E aí, você deve estar se perguntando: “onde entra Aristóteles nessa classificação de tipos literários?”.

Quando eles surgiram?

Aproximadamente entre os anos 335 a.C. e 323 a.C.. Foi em Arte Poética, uma obra com alguns dos cadernos de anotações de Aristóteles, que conhecemos a definição de gêneros literários.

Quais são os gêneros literários existentes?

Antes, vamos deixar claro que há alguns autores que classificam os gêneros por épocas: o clássico e o moderno. 

Vocês irão perceber que não há grandes diferenças, apenas alguns desmembramentos de tipos literários, que antes faziam parte de um gênero e que, hoje, é visto como um gênero independente.

Aristóteles observou, na literatura, a existência de 3 gêneros: épico ou narrativo; dramático e lírico.
Vamos, agora, conhecer um pouco sobre cada um deles, suas particularidades, os tipos textuais e exemplos.

Gênero lírico

Quando falamos deste gênero, as pessoas logo associam à poesia. O que não é errado, já que ela é um dos estilos líricos. A poesia expressa o pensamento e as concepções pessoais do autor, em grande parte de maneira metafórica, em forma de versos. 


O gênero destaca-se pelas demonstrações de emoções e sentimentos, narradas em um tom rítmico, quase que cantado. Isso, porque na Grécia antiga, os poemas eram recitados acompanhados pelo som da lira , daí a origem do nome.


Outra característica importante é a presença do eu-lírico , um narrador que participa da história. Por isso, encontra-se no gênero lírico uma subjetividade e escritas em primeira pessoa. 


Além da poesia, são considerados subgêneros líricos: 


 

  • o soneto: poema composto por 14 versos, sendo dois quartetos (estrofes com 4 versos) e dois tercetos (estrofes com 3 versos);
  • ode: poemas comoventes e intelectuais que descrevem o mundo e a natureza com linguagem, estrutura e estilos sofisticados;
  • a sátira: textos, normalmente com temas polêmicos, escritos com ironia e sarcasmo;
  • haicai: de origem japonesa, é um poema composto por apenas 3 versos; 
  • hino: sempre com um arranjo musical, é um texto de exaltação a uma divindade ou país.   

 

cta-ebook-gratuito
cta-ebook-gratuito
Segundo a definição de Aristóteles, o gênero dramático é próprio para a encenação de suas histórias. Por isso, aqui temos o envolvimento da literatura teatral, com os textos em prosa ou verso. 

Uma de suas particularidades narrativas é que as falas (vozes narrativas) são entregues aos personagens; atores que contam as histórias através dos diálogos ou monólogos.

O gênero dramático possui 3 elementos fundamentais: autor, texto e público. 

Os estilos que fazem parte deste gênero são: 
  • a tragédia: a finalidade dessa representação dramática é causar o horror e a piedade do público. Quase sempre narra eventos envolvendo deuses, o destino e a sociedade;
  • a farsa: um estilo cômico, que utiliza de situações do dia a dia e do ambiente familiar para criar situações caricatas;
  • elegia: estilo que enaltece a morte de um personagem principal para retratar a tristeza e a nostalgia. Exemplo clássico é a história de Romeu e Julieta.

Por último, mas não menos importante, inclusive talvez seja o mais conhecido, o gênero épico ou narrativo tem como características principais a presença de um narrador contando uma história real ou imaginária.


O gênero épico é a representação literária mais antiga e o seu nome se refere às histórias envolvendo grandes acontecimentos, incluindo mitológicos e lendários. Assim, fica fácil percebermos uma outra característica deste gênero.


Os textos pertencentes ao estilo tem uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão e são escritos, na sua maioria, em prosa. Os elementos fundamentais de uma narrativa do gênero narrativo são: o narrador, enredo, os personagens, tempo e espaço.


No início do texto, falamos que alguns autores classificam os gêneros em clássico e moderno. Agora, veremos alguns estilos do gênero narrativo que, para esses autores, seriam categorizados como gêneros modernos, porém a concepção é a mesma, sendo ele tido como clássico ou moderno.


 

  • romance: esse estilo traz um enredo denso, com várias tramas. O tempo, o espaço e os personagens são bem definidos em um romance. O romance é um dos estilos por muitos classificado como um gênero literário moderno;
  • conto: normalmente, essa narrativa é construída a partir de eventos e figuras imaginárias, sendo então, considerada uma obra ficcional. A sua narrativa é breve, bem menor que a de um romance. Também é tido como um gênero moderno;
  • novela: é um estilo literário de narrativa breve, não tão curta quanto a um conto, mas menor que um romance. Apresenta algumas tramas, não tantas quanto a um romance, que se entrelaçam. Outro estilo enquadrado como um dos gêneros literários moderno;
  • fábula: estilo textual que parte do mundo imaginário para trazer ensinamento aos leitores. Seus personagens são animais ou objetos e as principais referências são as fábulas infantis;
  • epopéia: apesar de estar no gênero narrativo, trata-se de um poema que narra grandes feitos heróicos;
  • crônica: um dos mais famosos estilos literários, a crônica é marcada pela informalidade. Seus textos, em sua maioria, são relatos de acontecimentos rotineiros, com traços de humor e ironia.

 


Agora que você já conheceu um pouco sobre cada gênero literário, que tal começar uma nova leitura? Eu tenho um convite para uma leitura diferente de tudo que você já viu. 


Que tal ler o primeiro os primeiros capítulos do livro Lucas: a Esperança do Úlitmo!? Você terá a oportunidade de ler a primeira parte desta obra que estou construindo, muito baseado no que estamos compartilhando aqui no blog! 


Clique aqui e baixe, agora, o primeiro capítulo do LUCAS!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: