Juliano Loureiro • nov. 21, 2022

Compartilhe este artigo:

Você, profissional do livro, seja escritor, editor ou aspirante ao mercado literário, com certeza deseja ficar por dentro das novidades e tendências, certo? Aí, conhecer o PublishNews é fundamental.


Há quem diga que os mercados com um nicho muito específico ou não tão popular no Brasil sofrem com falta e a descentralização de informações. 


Então, pensando nisso, pensando em nossa bolha literária, resolvi
apresentar o portal especializado na indústria do livro. E o melhor de tudo: feito aqui, no Brasil, para nós brasileiros.

O que é o PublishNews e qual sua história?

Muito provavelmente, você conhece a história de algum site, blog, podcast ou grupo de amigos que se reuniram para falar sobre um assunto que dominam e não encontraram na internet quem reunisse tudo sobre o tema.


O PublishNews foi a resposta para alguns amigos de (e do) livro que queriam se manter informados sobre o que acontecia no Brasil e no mundo, acerca do mercado literário.


Porém, há um diferencial nesta história. O início do PublishNews não foi como a maioria dos portais.


No dia 20 de julho de 2001, foi lançada a primeira newsletter PublishNews, criada por Carlo Carrenho. E este e-mail chegou à caixa de entrada de 30 pessoas. Interessante saber que, desde então, a newsletter não falhou um dia sequer.


A necessidade de um canal de comunicação sobre o mercado literário era tão latente que o crescimento de “uma simples newsletter” impressiona. Para você ter ideia, veja só os primeiros números do PublishNews:


  • em 2008, já eram mais de 5.500 assinantes;
  • no ano de 2011, esse número ultrapassou a barreira dos 11 mil assinantes.


No início, a maioria dos assinantes era de profissionais que trabalhavam com livros, tanto no mercado editorial quanto no livreiro.


Já hoje, há uma diversidade de público, com jornalistas e assessores de imprensa que precisam se manter informados e até mesmo se pautarem. Outro público marcante é o escolar, com universidades, escolas, bibliotecas e até mesmo órgãos do governo, como secretarias de educação.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Quando surgiu o site PublishNews?

Com um crescimento exponencial, ficaria inviável atender os desejos do público leitor em apenas e-mails semanais. Era preciso algo maior.


O site/portal PublishNews nasceu, então, em 2009, após 8 anos. Como contado no próprio site,
começou com uma simples expansão das mensagens da newsletter, era o “Leia Mais” ao final de cada chamada.


Com o site criado, foi possível detalhar mais cada notícia publicada, criar colunas, galerias de foto e até um blog.


Mas o crescimento não parou por aí. Já em 2010, a tradicional lista de mais vendidos publicada pelo PublishNews passou por uma reformulação e trouxe, por exemplo, o ranking mundial e o ranking de vendas no Brasil.


O PublishNews preza tanto pelo conteúdo e pela transparência que publica os números que são apurados. E como diferencial, ainda divulga rankings semanais, mensais, anuais, tanto de livros, como de editores.


Bem, você pode achar que tudo isso, lá em 2010, já seria satisfatório, mas não para a equipe do PublishNews.


Em 2015, segundo eles próprios, foi lançado o portal de verdade, o "black site", com tecnologia de ponta, um design responsivo, balcão de empregos e uma lista de mais vendidos mais ágil.


Ah! E não vai achando que com tudo isso a newsletter foi abandonada.
Você pode assiná-la aqui.


E se você ainda não entendeu a relevância do PublishNews para o mercado, saiba que o portal é parceiro oficial, com um espaço na
FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).


Este ano, a Casa PublishNews debateu assuntos como o futuro da Lei Cortez e do preço do livro no país, a indústria livreira como agente de inclusão e diversidade e as novidades no setor de audiolivros.

O que você encontra no PublishNews

Bem, parecerá chover no molhado, mas realmente tem de tudo no site. E de tudo se entendem notícias, opinião, rankings, entrevistas, vídeos, podcast e até mesmo um balcão de emprego


Se você, mesmo lendo a história do PublishNews, ainda não abriu uma nova aba no seu navegador para conhecê-lo, vou contar, de maneira superficial, o que você encontrará ao abrir o portal.


  • Área indie: espaço dedicado aos lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados;
  • Últimas notícias;
  • Colunas;
  • Mais vendidos: categorizados em “lista geral” e “lista nacional”;
  • PublishNewsTV: entrevistas e reportagens;
  • Podcast;
  • Emprego: você pode, inclusive, divulgar uma vaga;
  • Atualidades;
  • Blog da redação;
  • Entrevistas;
  • Eventos literários;
  • Lançamentos de livros;
  • Livros mais vendidos;
  • Memória;
  • Mercado editorial;
  • Opinião;
  • Prêmios e concursos.
cta-juliano
cta-juliano

Prêmio PublishNews

O Prêmio PublishNews é o primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.


Em 2021, foram 5 categorias:


  1. Mais vendidos de ficção (1°, 2° e 3° lugar);
  2. Mais vendidos de não-ficção (1°, 2° e 3° lugar);
  3. Mais vendidos de infantojuvenis (1°, 2° e 3° lugar);
  4. Mais vendidos de negócios (1°, 2° e 3° lugar);
  5. Mais vendidos de autoajuda (1°, 2° e 3° lugar).


E mais alguns prêmios especiais:


  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano;
  • Prêmio de Editora do Ano;
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano;
  • Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial;
  • Prêmio Metabooks - Livraria que melhor utilizou metadados em 2021;
  • Prêmio Metabooks - Editora que melhor utilizou metadados em 2021.


Os ganhadores do ano passado foram:


Ficção:


  1. Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior;
  2. A garota do lago (Faro Editorial), de Charlie Donlea;
  3. Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid.


Não ficção


  1. Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkila Estés;
  2. Mindset (Objetiva / Grupo Companhia das Letras), de Carol Dweck;
  3. Escravidão - Vol. 2 (Globo Livros), de Laurentino Gomes.


Autoajuda


  1. Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill;
  2. A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown;
  3. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson.


Infantojuvenil


  1. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston;
  2. Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart;
  3. Box Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling.


Negócios


  1. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira;
  2. Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques;
  3. Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro.


Mais informações sobre o prêmio, você
confere aqui.

Mais conteúdos literários no YouTube

É inquestionável a relevância do PublishNews para o nosso mercado literário. O portal é uma enorme fonte de conhecimento e curiosidades, se você ainda não o conhece, está perdendo um tempo precioso.


Agora, além do PublishNews,
quero apresentar outro canal de informação sobre livros, mercado, tecnologia, enfim, de tudo um pouco.


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: