Juliano Loureiro • nov. 24, 2022

Compartilhe este artigo:

Histórias futuristas são desafiantes para os escritores porque exigem dos autores bastante estudo e uma boa dose de criatividade. Por serem histórias inventadas, sendo, geralmente, ficções científicas, muitos escritores se perdem durante o processo de criação.


No texto de hoje, darei 6 dicas importantes para quem quer escrever uma história futurista. Se este assunto te interessa, me siga pelas próximas linhas e boa leitura!

1. Defina qual período se passará a história

A primeira dica é sobre quando se passará a sua história. Futurismo não é somente sobre histórias que se passam milhares de anos à frente da nossa realidade. Uma história que se passa no futuro pode ser 5, 10 anos depois da nossa data atual.


Consequentemente, quão mais longe da nossa linha temporal for esta história, maiores serão os desafios imaginativos. Como serão os seres humanos e seus comportamento, casas, carros, planetas, tecnologia em geral etc.


Histórias futuristas podem se passar tanto em um cenário super tecnológico e repleto de modernidade ou, então, em lugares destruídos e com poucos recursos, características marcantes em histórias pós-apocalípticas.

2. Estude a evolução tecnológica e científica ao longo das últimas décadas

Imaginar como será o nosso futuro é realmente complicado, entretanto, pode-se ficar mais fácil este processo criativo a partir de estudos sobre como foi a nossa evolução tecnológica ao longo das últimas décadas.


Entre o surgimento do aparelho celular, o DynaTec 8000X, em 1984, até o lançamento do primeiro iPhone, 2007, são 23 anos. Vinte e três anos onde tivemos uma revolução na comunicação e formas de produzir e compartilhar conteúdos.


Este salto tecnológico e comportamental continuou e, hoje, em 2022, 15 anos após o surgimento deste primeiro iPhone, o salto tecnológico também foi grande, mas não tão impactante.


Este foi apenas um exemplo de análise que o escritor deve fazer para projetar um futuro, por exemplo, em 2040.

quero-escrever
cta-quero-escrever

3. Anote os grandes Marcos de evolução

A evolução tecnológica e de todos os outros aspectos da sociedade ocorre a todo instante. E dente tantas mudanças, existem alguns marcos como: criação do rádio, da TV, do próprio celular, citado acima, construção do primeiro avião, desenvolvimento de vacinas e remédios etc.


Estudar marcos da evolução humana também ajuda no imaginativo do escritor do que pode ser criado, inventado (ou até erradicado) no futuro planejado.

4. Faça projeções

Com os estudos realizados, é o momento de elaborar alguns rascunhos, ou projeções, de como será  essa história imaginada. Para isso, o escritor precisa estudar outros elementos importantes para escrever um livro, como os fatos de uma narrativa, estruturação da obra etc.


Estas projeções são importantes para não existirem furos na narrativa e para que o livro convença o leitor sobre este futuro imaginado.

5. Assista filmes

Filmes e séries são ótimos para vermos como outros criadores de histórias imaginaram o futuro. Abaixo, deixo uma lista com sugestões de bons filmes que se passam no futuro:


  • O Projeto Adam (2020);
  • Tenet (2020);
  • Projeto Gemini (2019);
  • Interestelar (2014);
  • Perdido em Marte (2015);
  • Akira (1984).
cta-juliano
cta-juliano

6. Leia livros

Os livros, é claro, também são ótimos para inspirar escritores para construir suas próprias histórias. Bem como fiz com os filmes,  sugiro, abaixo, bons livros que se passam no futuro:


  • Planeta dos Macacos (1963);
  • Blade Runner (1968);
  • Duna (1965);
  • Neuromancer (1984);
  • Fundação (1943).

Mais conteúdos no YouTube

Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: