Juliano Loureiro • set. 13, 2020

Compartilhe este artigo:

Você já ouviu falar no escritor George Orwell? Se esse nome é desconhecido para você, tenho certeza que obras como “1984” ou “A revolução dos bichos” já passaram pelos seus olhares. Acertei?


O motivo não é por menos. Desde o início da sua carreira, o escritor foi extremamente conhecido por tratar de assunto delicados, como a repressão política, de forma
inteligente, perspicaz e bem-humorada. Ressaltando, principalmente, as injustiças sociais acometidas com os menos privilegiados.


Pensando em homenageá-lo,
separei neste artigo 4 das suas maiores obras. Continue a leitura para conhecer um pouco mais do seu legado e, porque não, despertar o interesse para ler uma das obras listadas!

Quem foi George Orwell

Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell, foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica. Apontado como simpatizante da proposta anarquista, o escritor faz uma defesa da auto-gestão ou autonomismo. Por isso, é amado por uns e odiado por outros.


Jornalista, o escritor inglês é conhecido por sua densa crítica ao sistema socialista, através de suas obras como exemplo a Revolução dos Bichos, em que 1945 foi publicado. George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose.


Atualmente, George Orwell
é considerado o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, com obras que causam impacto na sociedade contemporânea.

cta-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

Quais foram as suas principais obras?

Confira abaixo quais foram as principais obra publicadas por Orwell durante a sua vida:

1984

1984

Por mais que seja o primeiro livro dessa lista, foi o último romance escrito por Orwell. Nessa obra, autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. 


Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade.


Foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás e até uma ópera. Mas ganhou renovados holofotes em 1999, quando a produtora holandesa Endemol batizou seu reality show (formato que chegou à TV nos anos 1970), de Big Brother, o mais sinistro personagem do livro.


A inspiração do livro vem dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40 assim, sob a ótica da ficção, o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle, que depois de tanto tempo ainda é muito questionado.

A revolução dos bixos

revolucao-dos-bichos

O livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Esta obra é considerada a de maior importância e populismo do autor George Orwell. O mundo vivia um clima de tensão, separado em dois blocos: o bloco capitalista e o bloco socialista


Apesar de socialista, o autor apresenta nesta obra uma crítica satírica ao regime instituído pela revolução russa na antiga União Soviética, bem como às práticas do ditador Joseph Stálin.


A história se passa numa granja liderada, inicialmente, pelo Sr. Jones. Porém, insatisfeitos com a dominação e exploração e liderados pelo Porco Major, os animais decidem fazer uma revolução. Assim, o inimigo seria aquele que anda sobre duas pernas. 


Os animais se organizam e expulsam Sr. Jones da granja, pois não queriam mais ser tratados como escravos dos humanos. Os porcos passam a liderar a granja, considerando-se os animais mais inteligentes.


A história é considerada atemporal, sendo descrita como um dos melhores livros já publicados na humanidade. Mesmo escrito há décadas atrás, pode ser visualizado na nossa sociedade atual.

Mantenha o Sistema

mantenha-o-sistema

“Mantenha o Sistema”, publicado originalmente em 1936, aborda a subordinação forçada a qual o homem está submetido em relação ao dinheiro. O personagem principal, Gordon Comstock, vive na Inglaterra nutrindo constantemente uma sensação de asco e pavor pelo capitalismo e por tudo o que é dele derivado. 


Essa paranóia para não embarcar no sistema capitalista inicia em sua infância pobre e o persegue até seus trinta anos, época em que encara tudo isso muito mais à sério, o que o leva a não aceitar empregos que paguem bem e a se envolver em situações complicadas por causa da falta de dinheiro.


O livro recebeu uma
adaptação para o cinema intitulada "Keep the Aspidistra Flying" (sem tradução para o português), em 1997, estrelando Richard E. Grant (Gordon Comstock) e Helena Bonham Carter (Rosemary).

Dias de Birmânia

dias-na-birmania

Publicado originalmente em 1934, o primeiro romance de Orwell baseia-se em suas experiências como policial na Birmânia, hoje rebatizada como Mianmar. Um poderoso e implacável retrato do colonialismo britânico.


Durante as suas páginas, vamos acompanhar a saga de John Flory, empregado de uma madeireira inglesa que após 17 anos afastado de sua terra não vê mais aproximação possível com suas origens. 


Entre os funcionários do império, ele é constantemente massacrado por seus pensamentos igualdade e suas amizades com os negros. De fato, tomar partido em nome dos nativos exigia um preço bastante alto a ser pago.


É possível perceber que a obra aborda nas sua páginas a dura realidade que as minorias desprivilegiadas sofrem com injustiças, abusos de poder por parte daqueles que estão no poder para trabalhar para o bem comum.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de George Orwell? O escritor é a representação ideal que lendas não morrem. A sua arte ficará para sempre imortalizada em novos leitores, que levam às suas ideologias para as futuras gerações.


Concordando o não com a postura ideológica, é inegável o impacto de Orwell. Então, se você decidir ler algum dos seus livros após visitar este artigo, não deixe de me falar nos comentários, ok?!
Aproveite a visita e baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro. E agora?” É 100% gratuito!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: