Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 14 de setembro de 2020

Compartilhe este artigo:

Formei em engenharia ambiental em 2011. E, uau, já se passaram nove anos e acontecimentos diversos movimentaram a minha vida de lá pra cá. Trabalhei como bolsista de iniciação científica, analista ambiental em um empresa de consultoria e também como engenheiro gestor de projetos no Pará. Foram bons anos como engenheiro (apesar que não quero nunca mais  vestir uma camisa social, calça jeans e bota).


Em 2015 decidi empreender. Estava extremamente chateado com o mercado. Eu queria fazer as coisas do meu jeito e era sempre "capado". Após uma demissão, vi que meu caminho seria ter meu próprio negócio. Desde 2016 tenho uma empresa, a Friends. Além da felicidade de, enfim, poder trabalhar com algo que eu realmente gostava, a Friends me permitiu expor o meu desejo em escrever.


Ano após ano, fui descobrindo o quão importante a escrita era importante para mim. Sentar na cadeira, ligar o notebook, abrir o Google Docs e começar digitar artigos e pensamentos tornavam meus dias mais felizes. Sou introspectivo e quando estou escrevendo posso em silêncio (e sozinho) posso viajar a lugares que nunca imaginei um dia ir.

Escrever é viajar sem sair do lugar

Minha mente borbulha de ideia mirabolantes, malucas! Quando estou escrevendo, posso viajar a um mundo distópico onde só há um ser humano vivo. Ou, quem sabe, voltar no tempo onde uma garota pretende estudar cinema, é impedida pelos pais e durante essa jornada encontra o amor de sua vida.  E mais! Posso desvendar o mistério em torno do assassinato de um jovem estudante.


A escrita me permite criar. A escrita me permite ser quem eu realmente sou: um cara criativo, cheio de ideia malucas que, muitas das vezes, é mal compreendido.


2020 tem sido desafiador. Praticamente todo o ano permaneci isolado, saindo raras vezes de casa. E essas minhas viagens malucas me ajudaram  muito a lidar com esta adversidade. Criar histórias em minha cabeça me salvou.

cta-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

Para escrever muito, eu leio muito

Redescobri um antigo hobby: leitura. E ela está diretamente relacionada com a escrita. Um não vive sem o outro. São complementares. Como diria Claudinho e Buchecha na música Fico Assim Sem Você:


Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você


Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim, sem você


Ler é pegar carona na viagem de outra pessoa, que é igualmente maravilhoso!


Aqui mesmo no BINGO eu já compartilhei vários textos com dicas para ler e escrever mais. Chega a ser engraçado a relação simbiótica entre leitura e escrita. Quanto mais eu escrevo, mais vontade eu tenho de devorar meus livros. E, enquanto eu  leio, mais sinto vontade de escrever.

Um enorme passo: escrever um livro

Escrever artigos para blog ou textos diversos para a Friends se tornaram insuficientes para mim. Eu me sentia um copo cheio d'água prestes a transbordar. Eu precisava de um copo maior. Desde 2017 eu ensaio escrever o meu primeiro livro. Mas naquela época me faltou disciplina, foco e, principalmente, um objetivo claro. Naquele ano, minha ideia para o livro seria falar sobre empreendedorismo, estratégias de negócios etc. Tudo isso como se fosse um romance. Cheguei a escrever dois capítulos que, particularmente, gostei bastante. Mas faltava algo...


Eu não estava entregue 100% entregue ao projeto. Faltava amor, faltava desejo, faltava ambição. Esses três elementos mágicos são essenciais para um livro sair de forma verdadeira e satisfatória.


Um hiato de três anos.


Somente em 2020 que retomei a escrita do meu livro. Mas nada sobre empreendedorismo e negócios. Eca! Estou muito saturado dessas temáticas. Já vi e vivi muito para me apegar às frases motivacionais e ao mesmo discurso dos influencers digitais que falam sobre o tema. Bom, era hora de trocar de copo e preenchê-lo com minha vontade de escrever histórias de fantasia.

Estudo e disciplina: elementos essenciais

Descobri nessa nova jornada que para escrever um livro é preciso estudar muito e ter disciplina. Comecei a escrever meu primeiro romance de forma "aleatória". E engasguei logo nas primeiras linhas. Vários "comos" me perturbavam: como começar o livro, como escrever um diálogo, como criar uma história interessante etc. Foi então que comecei a pesquisar outro como, o "como escrever um livro?".


BINGO! Descobri que havia inúmeras pessoas ensinando técnicas de escrita. Fiquei aproximadamente três meses estudando muito e criando esboços do meu primeiro livro. Por fim, fiz o curso Escreva o Seu Romance, do autor carioca Raphael Montes. Este curso clareou minhas ideias e pude estruturar o meu livro, do começo ao fim.

A escrita para a vida toda

Mesmo tendo como formação profissional um curso de exatas, que erroneamente é relacionado à pessoas que não gostam de escrever, sinto que escrever muito e bem é algo que quero levar para sempre. Incorporar a escrita na minha rotina foi uma das decisões mais acertadas que tive nos últimos anos.


Que este prazer seja preservado.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG