Juliano Loureiro • nov. 22, 2020

Compartilhe este artigo:

Existem algumas publicações que transcende o seu tempo e espaço, fazendo com que se tornem clássicos e referência dentro da sua área de abordagem. Essas fazem parte da literatura mundial, justamente livros que romperam barreiras geográficas e até mesmo demagogas. Se tornando extremamente conhecido pela humanidade.


Muitos estudiosos afirmam que o que torna uma obra considerada literatura mundial é
sua circulação além de seu país de origem. O conceito literatura mundial foi utilizado, inicialmente, no século XIX, quando houve uma recepção calorosa de livros estrangeiros na Europa, principalmente aqueles oriundos do mundo oriental.


Hoje em dia, em decorrência da internet, tudo se torna bem mais fácil.
É possível encontrar livros, peças teatrais e até arquivos multimídias de qualquer parte do globo, em poucos cliques. Além da oportunidade de encontrar todo esse material traduzido para o nosso idioma de forma descomplicada. Você já leu, por exemplo, algum romance japonês?


Para aprofundar ainda mais no assunto, apresentarei neste artigo 7 clássicos da literatura mundial. A grande maioria eu aposto que você já ouviu falar ou até mesmo já parou para apreciar. Confira mais logo abaixo:

Quais são os maiores clássicos da literatura mundial?

Veja a lista especial que apresenta obras que marcaram não apenas o seu momento de publicação, mas, também, a história da literatura:

1 - Mocy Dick, 1851 - Herman Melville

moby-dick

Moby Dick, ou A Baleia, considerado um dos maiores romances norte-americanos. O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod.


Com início na costa leste dos Estados Unidos - com sua tripulação multiétnica - rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancar a perna do vingativo capitão Ahab. 


Ao longo de 135 capítulos,
Herman Melville explora com brilhantismo e ironia os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeariano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.

2 - Romeu e Julieta, 1597 - Willian Shakespeare

romeu-e-julieta

Há muito tempo duas famílias banham em sangue as ruas de Verona. Enquanto isso, na penumbra das madrugadas, ardem as brasas de um amor secreto. 


Romeu, filho dos Montéquio, e Julieta, herdeira dos Capuleto, desafiam a rixa familiar e sonham com um impossível futuro, longe da violência e da loucura. Romeu e Julieta é a primeira das grandes tragédias de William Shakespeare.

3 - A Divina Comédia, 1472 - Dante Alighieri

a-divina-comedia

Súmula da cosmovisão de toda uma época, monumento poético de rigor e beleza, obra magna da literatura universal. É fato que a "Comédia" merece esses e muitos outros adjetivos de louvor, incluindo o "divina" que Boccaccio lhe deu já no século XIV. 


Mas também é certo que, como bom clássico, este livro reserva a cada novo leitor a prazerosa surpresa de renascer revigorado, como vem fazendo de geração em geração há quase setecentos anos.


A obra é tão importante na história da humanidade que foi a responsável por fundar a língua italiana como a conhecemos atualmente, além de ser uma das mais importantes do Renascimento.

4 - A Odisseia, século 8 a.C - Homero

odisseia

A Odisseia traça a volta de Odisseu, herói da Guerra de Troia, a sua terra natal, após vinte anos. É considerada a obra ocidental mais importante de todos os tempos. A data da escrita não é certa, acredita-se que o manuscrito tenha sido produzido entre 8a.C. e 9a.C.


A narrativa se divide em três tempos principais: a situação de Penélope e do filho Telêmaco em Ítaca e a viagem de Telêmaco; a narração das suas aventuras passadas (cativo de Calipso, canto das sereias, ciclope e passagem pelo reino dos mortos); regresso de Odisseu a Ítaca e morte dos pretendentes.

5 - O jogo da amarelinha, 1963 - Cortázar

o-jogo-da-amarelinha

A obra apresenta o relato de amor entre um intelectual argentino no exílio, Horácio Oliveira, e uma misteriosa uruguaia, a Maga, ao acaso das ruas e das pontes de Paris, é um marco da literatura do século vinte.


Antes mesmo de publicá-la, Cortázar declarou: "A verdade, a triste ou bela verdade, é que cada vez gosto menos de romances, da arte romanesca tal como é praticada nestes tempos. O que estou escrevendo agora será (se algum dia eu terminar) algo assim como um antirromance, uma tentativa de romper os moldes em que esse gênero está petrificado".

6 - A Metamorfose, 1912 - Franz Kafka

a-metamorfose

Quando Gregor Samsa, certa manhã, acordou de sonhos intranquilos, tudo mudou. Não só em sua vida, mas no mundo.


Ao se encontrar metamorfoseado em um inseto monstruoso, Gregor acompanha as reações de sua família ao perceberem o estranho ser em que ele se tornou. E, enquanto luta para se manter vivo e entender a sua nova realidade, reflete sobre o comportamento de seus pais, de sua irmã e de seu chefe, e de forma ainda mais angustiante, pensa na própria vida até então.


Essa pequena novela, lançada em 1915, revolucionou a literatura e as artes. Agressivamente, acessível e inovadora, tornou-se um dos mais importantes e difundidos textos da história.

7 - Dom Casmurro, 1899 - Machado de Assis

dom-casmurro

Essa é uma das obras mundialmente célebres da literatura brasileira. O romance trata das memórias do narrador-personagem Bento Santiago, o advogado recluso e calado que recebe e adota o apelido mencionado no título da obra. 


Com a sutileza que lhe é própria, Machado de Assis explora as incongruências desse personagem, deixando transparecer sua insegurança e ciúme. As ambiguidades de Bentinho moldam o mais famoso “narrador não confiável” da nossa literatura.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre a literatura mundial? Então, quero fazer um convite para você:


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: