Juliano Loureiro • dez. 20, 2022

Compartilhe este artigo:

A Copa do Mundo já acabou, o hexa não veio e como nós ficamos? Para afogar nossas mágoas, que tal um bom livro sobre futebol?


Espero que você
não pense que livros futebolísticos são apenas biografias de atletas, porque é um campo muito vasto, é uma temática que vai muito, mas muito além das quatro linhas!


A paixão pelo futebol é algo mundial, obviamente, nós brasileiros somos os mais aficionados, então não faltam leituras sobre o assunto.
Tem táticas, tentativa de explicar o amor pelo time, tem crônicas, histórias e até fofocas de bastidores. E, claro, infelizmente, o que há de mais podre na sociedade, manipulação e jogo de interesses.


Então, enquanto aguardamos o próximo mundial, que tal conhecer algumas obras sobre o maior esporte do mundo?
E, para evitar qualquer “zica”, me apeguei à superstição de Zagallo e escolhi 13 livros para começar.


Apita o juiz. Boa leitura e haja coração!

1. Como o futebol explica o mundo, de Franklin Foer

O futebol é a paixão de milhões de pessoas, é entretenimento, é diversão, é trabalho, mas também tem um caráter social muito importante. E não só no impacto que causa nas pessoas, mas como espelho da sociedade.


Franklin Foer, em sua obra, vai para além das quatro linhas dos estádios para mostrar como o esporte influencia e é influenciado, socialmente falando. Em um ano que discutimos bastante as atitudes e posicionamento dos atletas, a leitura de Foer pode ser bem elucidativa. 


Políticas, influências, poderes, globalização, interesses. Pode parecer até um livro de sociologia, mas é sobre o futebol.

2. Febre de bola, de Nick Hornby

capa-febre-de-bola

Diferentemente da obra de Franklin Foer, Febre de bola é um livro sobre futebol e aquela paixão fervorosa do torcedor. Aqui, no caso, sobre o amor de Nick Hornby pelo seu Arsenal.


O livro, talvez, não seja tão inovador, pois é a história mesmo do autor com o seu time do coração, mas a forma relatada nos faz sentir na história, como se fossemos nós contando a nossa história, com o nosso time do coração.


Nick relata 2 décadas de paixão gunner, como os resultados dos jogos interferiram (e interferem) na vida do torcedor Nick. Mas o autor vai além, nessa história há espaço para relatos de sentimentos e sensações extracampo, como a relação dos cartolas com as torcidas, a violência nos estádios e o surgimento dos hooligans


Como eu já disse, essa história poderia muito bem ser de outros autores torcedores e seus times, mas
Febre de bola foi premiado e, imagino que Nick deve ter ido à loucura, foi incluído no kit especial do sócio torcedor do Arsenal, em 2006.

3. A pirâmide invertida: a história da tática no futebol, de Jonathan Wilson

capa-a-piramide-invertida

Todo torcedor tem um pouco de treinador, já dizia o dito popular futebolístico. Na verdade, todo mundo gosta de opinar, principalmente, na escalação, porque é muito mais simples escolher o jogador que gosta. Mas a tática, essa, era deixada para os ‘especialistas’.


Já tem alguns anos que o esquema tático deixou de ser bicho-papão e também tem ganhado espaço nas rodas de conversa e resenhas esportivas.


Jonathan Wilson é o autor dessa bíblia tática do futebol. E sabe por quê? O seu livro não é um apanhado de regras, esquemas, nem um manual de como jogar.
Em A pirâmide invertida, você tem contextualização, curiosidades e diversas histórias que mostram a (r)evolução tática e técnica do esporte.


E para atiçar mais sua curiosidade, só lendo
A pirâmide invertida você vai saber porque a ESCÓCIA é tão importante para o futebol europeu que até inspirou Pep Guardiola e como a HUNGRIA serviu de apoio para a conquista do primeiro título mundial do Brasil.

3.1 Escola Brasileira de Futebol, de Paulo Vinícius Coelho

A pirâmide invertida é tão influente que gerou frutos no Brasil. Não querendo afirmar que Paulo Vinícius Coelho, o PVC tão conhecido no mundo da bola, tenha copiado Jonathan Wilson - o que não seria demérito.


Escola Brasileira de Futebol tem a mesma premissa de A pirâmide, porém com o recorte nacional. Como os times nacionais e jogadores brasileiros desenvolveram-se ao longo dos anos, tanto no aspecto tático como técnico.


Que o futebol brasileiro ainda é a maior referência no assunto, não restam dúvidas, mas como chegamos a esse patamar?

4. O Barça, de Sandro Moedo

capa-o-barca

O futebol não engrandece somente os profissionais da bola, grandes marcas aproveitam-se da paixão dos torcedores para venderem mais e os clubes deixaram de ser apenas centros esportivos e se tornaram verdadeiras empresas e marcas. E, talvez, uma das maiores marcas de todos os tempos é o Barcelona.


De Johan Cruyff a Pep Guardiola, O Barça de Sandro Moedo conta a história do clube que encanta torcedores (do próprio Barcelona ou não) e da marca que é exemplo de gestão empresarial.


Sandro Moedo não se atém ao aspecto futebolístico, mas traz o que acontece no dia a dia do clube, a filosofia implementada, a gestão corporativa até a construção da imagem do Barça. 


O Barça
não é um livro apenas para torcedores, mas sim para amantes e profissionais do futebol.

5. Jogo sujo: o mundo secreto da FIFA, de Andrew Jennings

capa-jogo-sujo

Como tudo que envolve muito dinheiro e poder, a chance de “maracutaias” é enorme. E no futebol não seria diferente.


Andrew Jennings botou não só o dedo, mas a mão na ferida com Jogo sujo: o mundo secreto da FIFA. O jornalista reuniu histórias suspeitas sobre a entidade máxima do futebol, desde os anos 70.


Há tanta, mas tanta história podre de bastidores, que o livro foi proibido em alguns países. São escândalos envolvendo dirigentes -
alô, Ricardo Teixeira, não fica de fora de nenhum, hein? -, compra de votos para escolha de sede da Copa do Mundo, uso indevido de poderes e influências.

6. Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano

capa-futebol-ao-sol-e-a-sombra

Uma leitura super prazerosa sobre a história do futebol. Bem, o que pode ter de diferente nisso?

Eduardo Galeano é um escritor uruguaio de renome e, em Futebol ao sol e à sombra ele é o narrador das histórias sobre o esporte, é como se ele fosse testemunha viva dos principais acontecimentos futebolísticos.


A sua prosa diverte e ensina para quem não “presenciou ao vivo” alguns dos fatos marcantes do esporte.


Mas não pense que no livro há apenas histórias cronológicas, que é um apanhado de
fatos montando uma linha do tempo do futebol. As crônicas até são cronológicas, mas seus assuntos são dos mais diversos: jogos, torcedores, jogadores, rivalidades e até mesmo sobre morte.


É lógico que não faltariam histórias sobre o futebol brasileiro e eu já adianto que são relatos maravilhosos sobre nossos atletas e estilo de jogo.

Mais livros sobre futebol

Livros sobre futebol não faltam e, como você pode perceber, nem sempre é sobre o jogo em si, mas sobre a relevância do esporte enquanto parte da sociedade. 


É claro, existem também as biografias de jogadores, treinadores e profissionais ligados ao esporte. Para não dizer que deixei passar em branco, vou listar algumas biografias:


  1. Estrela Solitária, de Ruy Castro (história da vida de Garrincha);
  2. Casagrande e seus demônios, de Walter Casagrande e Gilvan Ribeiro;
  3. Diamante Negro, de André Ribeiro (história de Leônidas da Silva);
  4. Guardiola confidencial, de Marti Perarnau;
  5. Barbosa: um gol silencia o Brasil, de Roberto Muylaert;
  6. Ronaldo: Glória e Drama no Futebol Globalizado, de Jorge Caldeira.

Conheça os meus livros

Após se aventurar nos gramados da literatura sobre futebol, quero te fazer um convite para algumas leituras que você pode fazer no seu show do intervalo.


Quero que você conheça os meus livros!


Você encontrará histórias distópicas, sobre controle do tempo, tem poemas e até contos curtinhos para uma leitura despretensiosa, rápida e relaxante.


Conheça o meu trabalho e não se esqueça de compartilhar, nos comentários, a sua experiência com livros futebolísticos!

capa-como-o-futebol-explica-o-mundo

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: