Juliano Loureiro • dez. 23, 2022

Compartilhe este artigo:

A crônica é um estilo literário que tenho certeza que você já leu. Falo sem medo de errar.


As crônicas sempre estiveram ao nosso alcance, é um texto com bastante apelo popular, publicado em grandes meios de comunicação, como jornais e revistas. E nem são veículos especializados, os jornais diariamente publicam, as revistas semanais têm um time de escritores. 


Para ser sincero,
os cronistas sempre foram os pilares desses conglomerados editoriais, até sites e portais têm os seus times de escritores.


E o mais legal é que não precisa ser um amante da literatura para ler crônicas. Os brasileiros, amantes do futebol, sempre se deliciaram com os textos emotivos de cronistas, por vezes até narrados em programas esportivos na TV.


Mas afinal,
o que é a crônica e como ela pode ser tão popular? Uma coisa é certa, a sua estrutura facilita muito a leitura, e a sua escrita é como um bate-papo, prazerosa.


Bem, acho que já falei os seus principais aspectos, mas não disse tudo. Então, vem comigo saber um pouco mais sobre esse estilo literário tão popular.


Boa leitura!

O que é crônica?

 A crônica é um estilo literário que está bem próximo ao jornalismo. Há quem diga que a crônica é a ligação entre a literatura e o jornalismo.


E não tem como questionar tal definição, uma vez que
a crônica sempre esteve presente em revistas e jornais. Como já dito, quem nunca leu um texto e nem imaginava se tratar de uma crônica? Inclusive, você, fã de futebol, já deve ter lido inúmeras crônicas esportivas e nem se deu conta.


O que faz a crônica estar tão atrelada ao jornalismo são as características principais da sua narrativa:
textos curtos, temáticas do cotidiano, a sua “história” se desenrola em um curto espaço de tempo.


A crônica é um estilo tão difundido popularmente que só de citar alguns cronistas, a gente tem um estalo e percebe as semelhanças entre suas obras e textos.


Alguns dos mais importantes cronistas brasileiros:



Para concluir a sua conceituação,
crônica vem do grego chronikós (chronos), que significa tempo. Isso diz muito sobre o fato de sua temática ser sempre algo do cotidiano (do período que se escreve) e por ocorrer em um tempo bem limitado.

Características da crônica

Algumas das principais características da crônica já foram citadas, pois é impossível definir crônica sem citar os aspectos da narrativa curta e sobre assuntos cotidianos. Mas agora, vamos detalhar um pouco mais esse gênero.

cta-generos-literarios
cta-generos-literarios

Textos curtos

Como a crônica não visa informar, mas sim entreter e trazer uma reflexão para o leitor, o texto curto prende a atenção mais fácil. Também, outro fator que determina o tamanho da crônica é o fato dela, na maioria, ser publicada em outros meios (jornais, blogs, revistas) e dividir o espaço de publicação.

Temática cotidiana

Os cronistas sempre foram vistos como “pensadores” de sua época e isso tem muito a ver com essa peculiaridade das crônicas: conversar sobre o momento atual, sobre o que está acontecendo ou se passou recentemente e está “em pauta”, nas rodas de conversas.

Percepção pessoal do autor

Parte do gênero narrativo, a crônica possui a presença de um “julgamento” do autor com relação ao tema tratado. A crônica não se prende apenas aos fatos de um acontecimento, ela propõe questionamentos, reflexões e provocações. A crônica sempre tem um traços da percepção de mundo do seu autor.

Uso da linguagem informal

A crônica é basicamente um texto livre, longe das amarras estilísticas de outros gêneros. A linguagem predominante é a informal, quase sempre com jargões, gírias e expressões “contemporâneas”.


Quase sempre se percebe o humor e a ironia nas crônicas (não é uma regra), sempre para se aproximar do leitor. A pessoa que lê a crônica sente-se à vontade nessa “conversa” com o texto.

Poucos personagens

Levando-se em consideração outras características da crônica, como, por exemplo, o fato de ser um texto curto, não é de se esperar que haja muitos personagens nas suas histórias.


Já que o papel principal da crônica é propor uma reflexão, você pode perceber que todos os elementos que a compõem são reduzidos: narrativa, recorte de tempo e personagens. Como já disse, isso garante que o leitor se prenda à mensagem do texto.


Mesmo com algumas diferenças, a crônica possui uma estrutura semelhante a textos de outros gêneros. Podemos afirmar que
a sua estrutura é composta por: 


  1. introdução;
  2. descrição/apresentação do fato cotidiano;
  3. reflexão/crítica.
cta-juliano
cta-juilano

Tipos de crônica

Para estudar a crônica, podemos a dividir em dois principais grupos:



  • Narrativa: crônica simples e linear, sem muitos outros elementos. O objetivo é mostrar a opinião do cronista através de um texto com introdução e desenvolvimento somente. Em sua composição há apenas elementos descritivos e narrativos.
  • Argumentativa: já a crônica argumentativa é composta por apresentação, complicação, clímax e desfecho. Seu objetivo é mostrar um posicionamento a respeito de certo tema ou, ao menos, promover um debate.


Esses tipos de crônicas são os mais estudados, porém há outros - derivados dos grupos maiores - que vale a pena citar:


  • Humorística: a sua estrutura textual não é fixa, porém, como é de se deduzir, a crônica humorística preza pelo humor das situações cotidianas, nos traz momentos cômicos que acabam passando despercebidos. Um mestre da crônica de humor é Millôr Fernandes;
  • crônica lírica: textos onde o que fala mais alto são os sentimentos, as emoções. Uma crônica lírica coloca em evidência todo o sentimentalismo do seu autor ou autora;
  •  jornalística: apesar de ser uma crônica e não uma notícia, o texto baseia-se em algum acontecimento atual, geralmente recente ou muito impactante, para criar uma reflexão sobre o assunto;


Agora que você sabe um pouco mais sobre crônica, compartilhe conosco a sua experiência com o estilo. Você gosta de ler? Qual ou quais seus autores favoritos? Deixe o seu comentário logo abaixo. 


Mas, ainda não vá embora!

Conheça os meus livros

Falamos tanto sobre crônicas que imagino que você já está procurando alguma para colocar na sua lista de leitura. Mas que tal, antes de partir para uma nova leitura, conhecer as obras de quem fala?


Conheça os meus livros já publicados!


São quatro obras, ficarei devendo crônicas no momento, mas você encontrará distopia, ficção científica, poemas e minicontos. Tenho certeza que, pelo menos um deles, fará parte da sua lista de leitura esse ano.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: