Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 13 de novembro de 2021

Compartilhe este artigo:

Uma das áreas mais importantes da produção de um livro é a revisão textual. Sempre sugiro a contratação de um profissional qualificado para corrigir os erros de escrita, por mais que confiamos em nós mesmos.


O trabalho do revisor textual é mais fácil de entender, ele vai corrigir ortograficamente e gramaticalmente, deixando o texto dentro das normas da nossa língua. Agora, você sabe o que é um copidesque? No texto de hoje, vamos entender mais a fundo essa atividade e como esse profissional pode atuar no mercado. Boa leitura!

O que é o copidesque?

Diferentemente do revisor textual, o copidesque pode reescrever textos, para que ele fique coeso e coerente, e também fazer mudanças mais profundas nele como alterar informações técnicas.

Em que áreas o copidesque pode atuar?

Com a evolução do mercado de trabalho, tornou-se bastante comum alguns profissionais atuarem em mais de uma área dentro da mesma empresa. Também tornou-se comum as pessoas virarem generalistas, sendo responsáveis por resolver diversos problemas, de diversas áreas, que podem aparecer na empresa.


Esse comportamento, que é muito comum em agências de publicidade e empresas do ramo da comunicação em geral, também tornou-se presente nas empresas do mercado editorial. O copidesque, antes era responsável somente pela preparação de um livro, passou a ter o papel de leitor crítico, alterando o texto analisado.


Um copidesque pode atuar em agências de publicidade, nas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais, editoras e outras empresas do ramo literário, como plataformas de  PoD e veículos de comunicação.

Formação técnica necessária para se tornar um copidesque

Não é obrigatório ter uma formação acadêmica para se tornar um copidesque. Porém, Bacharéis em Letras, Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm certa vantagem em relação a quem entra nessa área com outras formações. Quem forma nos cursos citados, durante a faculdade lida com o processo de copidescagem e assim adquirem experiência. 


Apesar de não precisar ter concluído uma faculdade, é claro que é preciso ter domínio da língua portuguesa, o que é pode ser adquirido com a prática e/ou cursando técnicos em produção textual. Ter aperfeiçoamento nos temas de marketing de conteúdo também agrega bastante no desenvolvimento profissional.


Tendo as atribuições citadas acima, o copidesque que tem boa experiência na revisão textual de um blogpost pode, por exemplo, partir para a revisão um livro inteiro.

Outras habilidades desejáveis de um copidesque

Um bom copidesque tem familiaridade com diversas ferramentas de marketing e de produção textual. Saber lidar com o pacote Office, da Microsoft, e com o Workspace, da Google, é essencial. Ambas opções oferecem softwares de criação e edição de textos, além de planilhas e apresentações. O dia a dia do copidesque é baseado no uso desses programas.


Além dos programas de criação textual, pode ser visto como um diferencial a um copidesque, saber usar ferramentas de design, como o InDesign, que pode ser usado para diagramar livros, jornais e revistas. Outro diferencial é saber lidar com o Adobe Acrobat, principalmente para editar PDF's.

Como funciona a contratação de um copidesque

Por ser um profissional que atua em diversas áreas e de demandas pontuais, é mais comum um copidesque ser contratado como um freelancer ou integrar um time para um projeto específico dentro de uma empresa ou editora.


Por fim, é essencial que um copidesque procure sempre se aperfeiçoar nas área de correlatas à nossa língua portuguesa e também de marketing marketing de conteúdo.


Me diz nos comentários o que você achou desse texto e se tem a intenção de trabalhar como um copidesque. Nos vemos no próximo artigo.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG