Juliano Loureiro • nov. 13, 2021

Compartilhe este artigo:

Uma das áreas mais importantes da produção de um livro é a revisão textual. Sempre sugiro a contratação de um profissional qualificado para corrigir os erros de escrita, por mais que confiamos em nós mesmos.


O trabalho do revisor textual é mais fácil de entender, ele vai corrigir ortograficamente e gramaticalmente, deixando o texto dentro das normas da nossa língua. Agora, você sabe o que é um copidesque? No texto de hoje, vamos entender mais a fundo essa atividade e como esse profissional pode atuar no mercado. Boa leitura!

O que é o copidesque?

Diferentemente do revisor textual, o copidesque pode reescrever textos, para que ele fique coeso e coerente, e também fazer mudanças mais profundas nele como alterar informações técnicas.

Em que áreas o copidesque pode atuar?

Com a evolução do mercado de trabalho, tornou-se bastante comum alguns profissionais atuarem em mais de uma área dentro da mesma empresa. Também tornou-se comum as pessoas virarem generalistas, sendo responsáveis por resolver diversos problemas, de diversas áreas, que podem aparecer na empresa.


Esse comportamento, que é muito comum em agências de publicidade e empresas do ramo da comunicação em geral, também tornou-se presente nas empresas do mercado editorial. O copidesque, antes era responsável somente pela preparação de um livro, passou a ter o papel de leitor crítico, alterando o texto analisado.


Um copidesque pode atuar em agências de publicidade, nas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais, editoras e outras empresas do ramo literário, como plataformas de  PoD e veículos de comunicação.

Formação técnica necessária para se tornar um copidesque

Não é obrigatório ter uma formação acadêmica para se tornar um copidesque. Porém, Bacharéis em Letras, Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm certa vantagem em relação a quem entra nessa área com outras formações. Quem forma nos cursos citados, durante a faculdade lida com o processo de copidescagem e assim adquirem experiência. 


Apesar de não precisar ter concluído uma faculdade, é claro que é preciso ter domínio da língua portuguesa, o que é pode ser adquirido com a prática e/ou cursando técnicos em produção textual. Ter aperfeiçoamento nos temas de marketing de conteúdo também agrega bastante no desenvolvimento profissional.


Tendo as atribuições citadas acima, o copidesque que tem boa experiência na revisão textual de um blogpost pode, por exemplo, partir para a revisão um livro inteiro.

Outras habilidades desejáveis de um copidesque

Um bom copidesque tem familiaridade com diversas ferramentas de marketing e de produção textual. Saber lidar com o pacote Office, da Microsoft, e com o Workspace, da Google, é essencial. Ambas opções oferecem softwares de criação e edição de textos, além de planilhas e apresentações. O dia a dia do copidesque é baseado no uso desses programas.


Além dos programas de criação textual, pode ser visto como um diferencial a um copidesque, saber usar ferramentas de design, como o InDesign, que pode ser usado para diagramar livros, jornais e revistas. Outro diferencial é saber lidar com o Adobe Acrobat, principalmente para editar PDF's.

Como funciona a contratação de um copidesque

Por ser um profissional que atua em diversas áreas e de demandas pontuais, é mais comum um copidesque ser contratado como um freelancer ou integrar um time para um projeto específico dentro de uma empresa ou editora.


Por fim, é essencial que um copidesque procure sempre se aperfeiçoar nas área de correlatas à nossa língua portuguesa e também de marketing marketing de conteúdo.


Me diz nos comentários o que você achou desse texto e se tem a intenção de trabalhar como um copidesque. Nos vemos no próximo artigo.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: