Juliano Loureiro • dez. 04, 2021

Compartilhe este artigo:

A língua portuguesa é uma das mais ricas, com vocabulário extenso e, cá entre nós, uma das mais, quiçá a mais, bonita. Além de que somente no português brasileiro, temos a palavra ‘saudade’, que nos proporciona belíssimos textos. Mas uma língua tão pomposa, com certeza nos reserva algumas curiosidades.


Este post é uma homenagem a Camões, Machado de Assis, Saramago, Lispector e tantos outros que fizeram da língua portuguesa uma obra de arte. Mas é também um conteúdo para relaxar e descobrir algumas curiosidades da língua portuguesa.


Com tanta riqueza, obviamente algumas coisinhas passariam despercebidas no nosso dia a dia, então para você que ama a nossa língua, delicie-se, agora, com essas curiosidades.

1. A origem da língua portuguesa

Nós já nascemos falando o português, passamos anos e anos estudando na escola as regras gramaticais, o uso da língua e nos preocupamos tanto em “falar bem o português” que, às vezes, não nos importamos com a sua história.


Como este conteúdo não tem um caráter acadêmico, apenas informativo, resumirei a origem do português.


A língua portuguesa é uma língua neolatina, com sua origem no latim vulgar e com uma influência do árabe (curioso, não?). Outra grande influência no português é da língua galega. Como tudo isso aconteceu? Te conto.


Há mais de 2000 anos, na Europa Ocidental, onde temos Portugal e Espanha, o Império Romano conquistou diversos territórios e dominou povos, impondo seus costumes, dentre eles o latim. Mas não era aquele latim pomposo dos poetas, mas sim o latim do povão, digamos assim. E no contato do latim vulgar com as línguas e dialetos dos povos conquistados, nasceram diversos novos dialetos. Esses primeiros, eram chamados de romanços.


Com a queda do Império Romano, os dialetos forma se difundindo pelo território europeu e, no caso, da costa oeste da Península Ibérica, surgiram o catalão, o castelhano e o galego-português, este último que deu origem ao nosso idioma.


O galego-português existiu apenas durante os séculos XII, XIII e XIV, sendo Camões o responsável por uniformizar o idioma português.

2. A primeira gramática portuguesa

E já que estamos falando do nascimento da língua portuguesa, falaremos daquilo que rege o seu uso.


A primeira gramática portuguesa foi escrita em 1536, por Fernão de Oliveira, com o objetivo primordial de perpetuar a língua. 


Foi escrita em um momento em que Portugal buscava firmar a sua autonomia nacional, então, nada mais coerente do que estruturar um sistema linguístico próprio do país, mostrando o quão Portugal estava desenvolvido e empoderado como nação.

cta-quero-escrever
cta-escola-bingo

3. Quantos e quais países falam o Português

Além de Brasil e Portugal, você sabe quais outros países falam a língua portuguesa? No caso, têm o português como língua oficial?


São 9 os países: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


Estima-se que a cada 5 falantes do português, 4 são brasileiros.

4. Plural no meio da palavra

A indicação padrão de plural acontece em 99% das vezes no final da palavra, não é mesmo? Mas você sabia que tem uma palavra no plural e que sua sinalização está no meio da mesma?


O plural da palavra qualquer é quaisquer!


Aposto que você nunca havia pensado nisso!

5. Influência árabe

No primeiro tópico, falei sobre a influência do árabe na língua portuguesa e se você achou estranho e está até agora tentando encontrar alguma palavra árabe em português, trarei alguns termos originados da língua:


Almofada, café, esmeralda, garrafa, mesquita, papagaio, tambor, xerife, arroz, algodão, girafa, divã, berinjela, acelga, alfazema, javali, azul, álgebra, alfaiate, alambique, azeitona, damasco, tamarindo, limão.


Agora, quer uma dica para saber quais palavras portuguesas vieram do árabe? Veja essas dicas, lembrando serem inválidas para todas as palavras, hein?


  1. A maioria dos vocábulos de origem árabe são iniciados por “al”: alambique, alcachofra, alcateia, álcool, aldeia, alecrim, alface, almôndega etc…
  2. Palavras de origem árabe iniciadas com a (as- e az-): açougue (do árabe as-sūq), açude (do árabe as-sudd), armazém (do árabe al-maḫzan), azeitona (do árabe az-zaytūnah), azul (do árabe lāzaward) etc…

6. Qual a maior palavra da língua portuguesa

Eu poderia falar que é arroz, porque vai de a até z, mas brincadeiras à parte, até porque do a até o z são 26 letras. E a maior palavra do português tem 46 letras!


A maior palavra portuguesa é: Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Boa sorte aí para tentar pronunciar ela de primeira!


Essa singela palavrinha é referente à pessoa que sofre da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.

7. Biscoito ou bolacha?

Longe de mim querer tomar partido nessa rivalidade nacional, talvez a maior disputa brasileira. Aqui em Belo Horizonte é biscoito, me parece que em São Paulo é bolacha. Mas linguisticamente falando, as duas palavras estão corretas, existem, mas aí o que se come é com cada um.


Porém, se a gente pode eleger o vencedor, biscoito tem vantagem por ingressar primeiro no dicionário português.

8. Acabar em pizza

Mais uma curiosidade: “linguística gastronômica”. No contexto político, todo mundo sabe o que a expressão “terminar (ou acabar) em pizza” significa, muitos, inclusive, acreditam que a origem tenha sido na política. Mas apesar do significado ser o mesmo desde a sua criação, a expressão tem origem em outra esfera: o futebol!


Em 1960, alguns dirigentes de futebol se reuniram para resolver pendências e alguns problemas do esporte. Contam que foram mais de 14 horas de reunião, quando os cartolas decidiram ir a uma pizzaria e de lá, para suas casas. Dizem que depois disso, os problemas “acabaram”. Será?

cta-juliano
cta-juliano

9. Maçaneta

Você sabe o que é uma maçaneta? Acredito que sim, óbvio. Mas você sabia que o significado real da palavra é o diminutivo de maçã? Isso mesmo, maçaneta é uma maçã pequena.


E essa “coisinha” na sua porta tem esse nome porque, antigamente, as maçanetas eram semelhantes à fruta.

10. Você gosta da fruta da paixão?

Em inglês, passion fruit. Em francês, fruits de la passion. Essa fruta tão amorosa, em português, foi traduzida como: maracujá!


Gostou das curiosidades apresentadas? Você sabe alguma que não foi citada? Conte para gente, nos comentários!

Além de ler, que tal assistir nosso YouTube?

Como forma complementar aos seus estudos sobre literatura e escrita criativa, que tal conheçer o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: