Juliano Loureiro • abr. 15, 2021

Compartilhe este artigo:

Não, você não leu errado. Por mais estranho que pareça, existem livros que foram inspirados em filmes. O contrário é bem mais comum e temos diversas listas aqui no blog Bingo. A lista de hoje é curiosa e com boas indicações.


Geralmente, quando um filme atinge um surpreendente sucesso nas telonas, procura-se expandir ou replicar essa história em outras mídias. Surgem os quadrinhos, livros e até séries televisivas. Sem mais delongas, confira 5 livros que foram inspirados em filmes. Boa leitura!

Era uma vez em Hollywood (Quentin Tarantino)

era-uma-vez-em-hollywood

Dentro do cinema, o norte-americano Quentin Tarantino é um multitalentos. Além de produtor, é ator, diretor de fotografia, argumentista e crítico. Foi eleito o 19° maior diretor de cinema dos últimos 25 anos segundo o levantamento da Quartz.


Além de Era uma vez em Hollywood, seu último filme, lançado em 2019 e vencedor de duas estatuetas do Oscar de 2020, Tarantino é mundialmente conhecido por TODOS os filmes que produziu. Alguns deles: Kill Bill (2003); Sin City (2005); Bastardos Inglórios (2009); Django Livre (2012) e Os oito odiados (2015). Em suas obras, Tarantino tem como forte característica uma narrativa que foge do padrão de três atos (introdução, desenvolvimento e conclusão), comum nos filmes.


O livro foi inspirado no roteiro do filme e é a aguardada estreia literária do premiado diretor. Em Era uma vez em Hollywood, Rick Dalton, um ator que há algum tempo não consegue um papel de destaque nos cinemas, cogita, como última cartada para sua carreira, o cinema italiano e até aceitar conselhos profissionais de uma respeitada atriz de oito anos de idade.


Seria natural pensar no declínio de Rick como o motor da derrocada de Cliff Booth, seu dublê e melhor amigo, não fosse pelos comentários que correm por Los Angeles, de que Booth pode ter matado sua mulher com um tiro de arpão e escapado da cadeia.  

2001: uma odisseia no espaço (Arthur C. Clarke)

2001-uma-odisseia-no-espaco

Escrito por Arthur C. Clarke, uma dos maiores autores de ficção científica da história, com o intuito de expandir a história de Stanley Kubrick para o cinema, 2001: uma odisseia no espaço, desconserta o leitor e o conduz a um futuro alternativo da história humana.


O filme, lançado em 1968, tem o roteiro coassinado por Clarke. Enquanto trabalhava com Kubrick nos detalhes do roteiro a seu utilizado pelo diretor, Clarke encaminhava, em paralelo, uma versão mais extensa e detalhada da história. É esse texto que o leitor tem em mãos.


A edição brasileira, publicada pela Aleph traz ainda alguns materiais complementares: uma nota de Clarke quando do falecimento de Kubrick (às vésperas da chegada do tão esperado ano de 2001); as traduções dos contos "A Sentinela" e "Encontro com Alvorecer", fundamentais na composição deste clássico; e uma nota do autor escrita em 1999, especialmente para a edição do milênio.

O Labirinto do Fauno (Cornelia Funke e Guillermo del Toro)

o-labirinto-do-fauno

Nos cinemas, O Labirinto do Fauno foi lançado em 2006 e encantou todos com efeitos especiais lindos e uma história contagiante. Foi vencedor de dezenas de prêmios, incluindo 3 Oscar (melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor maquiagem).


A história se passa em 1944, na Espanha, onde a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o Pan fauno, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.


A obra é assinada pelo escritor e cineasta Guillermo Del Toro, roteirista e diretor do filme, e pela escritora e ilustradora Cornelia Funke, best-seller com seus contos de fadas modernos.

A forma da água (Daniel Kraus e Guillermo del Toro)

a-forma-da-agua

Outro filme premiado do cineasta Guillermo Del Toro que saiu do cinema e foi parar nas páginas de um livro. E novamente Del Toro nos entrega uma fantasia mista com contos de fadas e terror.


O filme seguiu o mesmo caminho de O Labirinto do Fauno. Sucesso nas telonas e, depois, um livro para expandir a história. O sucesso se traduz na conquista do Leão de Ouro no Festival de Veneza, recordista de indicações ao Globo de Ouro e 4 Oscar, incluindo melhor filme.


Na história, que no livro ganhou a parceria do escritor Daniel Kraus, Richard Strickland é um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria.


Dezessete meses depois, o homem enfim retorna à pátria, levando consigo o deus Brânquia, o deus de guelras, um homem-peixe que representa para Strickland a selvageria, a insipidez, o calor — o homem que ele próprio se tornou, e quem detesta ser.

Piratas do Cabibe (Rob Kidd)

piratas-do-caribe

Piratas do Caribe foi um fenômeno desde o seu lançamento em 2003. Consolidou Jhonny Depp, interpretando Jack Sparrow, protagonista da série de 6 filmes, como um dos principais nomes do cinema.


Além do sucesso nos cinemas, a franquia se tornou um fenômeno do entretenimento. Parques temáticos na Disney, diversas adaptações teatrais e uma multidão de fãs consumindo todo tipo de produto e assumindo o comportamento de alguns personagens.


A adaptação para as páginas de um livro foi natural e voltada para o público infantojuvenil, maiores consumidores dos filmes. Lançado pela editora Melhoramentos, Piradas do Caribe: Jack Sparrow é uma série de 12 livros e os eventos ocorrem antes das histórias dos filmes. Os livros são sobre Jack Sparrow na adolescência, antes que ele se torne um pirata.


Esta foi a lista com 5 livros que foram inspirados em filmes. Consegue lembrar de mais algum? Me dia aqui nos comentários!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: