Juliano Loureiro • jun. 15, 2023

Compartilhe este artigo:

Você encararia um livro com mais de mil páginas? Com mil e quinhentas? Tem gente que não cogita nem chegar perto dos livros grandes, achando que suas histórias possam ser maçantes, pouco atrativas. Mas também há leitores que amam encarar os calhamaços.


Mas como é possível ler tantas páginas?
Existe uma fórmula ou método? Tratando-se de literatura, a resposta é única: não.


Mas a gente separou
algumas dicas para você que pretende encarar um desses calhamaços. Obviamente, não são regras e cabe a você adequá-las à sua experiência. Espero que ao final dessa leitura, você sinta-se encorajado a se debruçar por milhares de páginas.


Boa leitura!

1. Respeite o seu tempo

A minha primeira dica é que você faça a leitura respeitando o seu tempo. Apesar de óbvio, livros grandes podem demandar mais tempo - mas nem sempre. Os calhamaços demandam mais atenção, mais memória do leitor, enfim, escolha o desafio quando você se sentir realmente à vontade.


Nunca encare os livros grandes como um ‘inimigo’. É bem diferente de desafio. Acredito que você queira fazer dessa leitura, momentos de prazer, certo? Então a faça quando tiver com horários livres bem definidos, com tranquilidade em casa, no trabalho e/ou estudos.


É o que sempre dizemos: ler por obrigação é a pior decisão que você pode tomar.

2. Evite leituras simultâneas

É difícil dizer como as pessoas devem ler, afinal a leitura é uma experiência individual e ímpar. Mas caso você vá encarar pela primeira vez um calhamaço, dedique-se exclusivamente a ele.


Mais uma vez: acredito que um livro maior terá muito mais personagens, detalhes, acontecimentos e, obviamente, tudo muito importante para o desenrolar da história.


Uma leitura paralela pode acabar te confundindo, além de, principalmente, dividir o seu tempo de leitura. Aí é um risco que se corre, porque a leitura do calhamaço que já poderia ser mais longa, vai se estender ainda mais. Aí pode vir o desânimo e tudo desandar.

3. Fique na sua zona de conforto

Mais uma dica para quem vai encarar o primeiro calhamaço: escolha um gênero ou autor que você curta bastante. Não vá querer encarar centenas de páginas em um estilo que você não goste ou não tenha o costume de ler.


Imagine você passar dias e mais dias lendo mil páginas de uma narrativa que você ache maçante. Ou um gênero que você nunca tenha lido. Com certeza, você terá uma experiência desgastante. É claro que o contrário também pode acontecer, você escolher uma nova leitura e se apaixonar e ‘devorar’ o livro, mas opte pelo que será mais certo!

4. Faça anotações e marcações

Se você não confia na sua memória ou acha que ela ainda não está pronta para ler mil páginas, tenha em mãos um bloco de anotações, post it, canetas marca texto, ou qualquer material para fazer registros.


Anote os nomes dos personagens que vão aparecendo, faça conexões entre eles e fatos, anote também os locais e fatos que você ache que serão relevantes ao decorrer da leitura. 


Tudo isso são dicas para que você não se perca na grande aventura que são os calhamaços. Agora, se você confia na sua memória, pode deixar de lado, mas confia, em algum momento você vai precisar consultar suas “anotações”, mesmo as mentais.

5. Estabeleça metas plausíveis

Para vencer o desafio de encarar um calhamaço, você pode se preparar para vencer pequenas batalhas diariamente, ou semanalmente, como preferir. Estipule uma meta de leitura diária, para que você mantenha uma cadência e continue empenhado para chegar ao final do livro.


Mas não se oriente apenas pela quantidade de páginas, faça um cronograma que seja fácil de ser cumprido.
Que tal umas 20 páginas por dia? Ou 1 capítulo por semana ou a cada 2 dias? O importante é que você estabeleça metas que você possa cumprir e saborear este cumprimento. De pequenas em pequenas ‘vitórias’, você termina a leitura de um calhamaço.

6. Leia todo dia (se possível)

Em complemento à dica anterior, que tal estabelecer uma meta diária? Manter-se engajado é muito importante para evitar possíveis desânimos. Então, reforçando essas duas dicas, nem que sejam 5 páginas por dia, já é melhor que nada.

7. Busque referências em outros canais (cuidado com spoilers)

É bem comum que os livros grandes tenham histórias que demorem chegar ao ápice e isso pode gerar uma frustração. Uma dica para você saber se vale a pena continuar a leitura é buscar por resenhas, críticas ou até mesmo vídeos de influencers literários sobre a obra escolhida.


Quem sabe, ao saber um pouco mais sobre o livro, ler a experiência de outras pessoas com a obra, não te estimule ainda mais? É uma estratégia válida, afinal, imagine você brigar com um livro por 500 páginas e depois desistir? Só tome cuidado para não pegar
spoilers e acabar com a graça da leitura.


Essa dica também é boa para você assimilar melhor a história. Às vezes você já passou por centenas de páginas e isso pode ajudar você a refrescar a memória.

8. Faça um diário de leitura ou compartilhe com outras pessoas

Mais uma dica para te manter engajado. Que tal fazer um diário da sua leitura, para ajudar a fixar os fatos e detalhes? Acredito que quando a gente lê e logo depois escrevemos aquilo que acabamos de ler, à nossa maneira, assimilamos melhor a história.


Faça esse diário de leitura em um caderninho ou em aplicativos, como o
Skoob, por exemplo. E já que falamos de app, uma boa maneira de nos manter engajado é compartilhar a leitura com outras pessoas ou até mesmo nas redes sociais. Ao compartilhar, você pode atrair algumas interações e até mesmo troca de experiências literárias.


Quem sabe, numa dessas interações você não encontre alguém que tope o mesmo desafio de ler um calhamaço com você?

9. Participe ou crie uma leitura coletiva

Muitos canais e perfis literários nas redes sociais criam as famosas leituras coletivas. E isso é excelente para motivação e engajamento. Essas leituras coletivas seguem um cronograma, tipo: ler até o capítulo X até dia 10. E aí, os membros do grupo se encontram para conversar sobre o livro até determinado ponto.


Caso você não encontre nenhum grupo que irá fazer a leitura coletiva do calhamaço que pretende ler, crie o seu próprio clube de leitura. Chame os amigos que tenham interesse, compartilhe nas redes sociais o seu interesse em fazer e aí é só montar o cronograma. Lembre-se das metas plausíveis, hein?

10. Por fim, abandone

Se com todas essas dicas, a leitura não emplacar, simplesmente abandone o livro. É realmente o melhor a fazer, porque, às vezes, não era o momento daquele livro. E brigar contra algo que não está fluindo, vai ser pior para você. 


Às vezes, o livro é bom, mas você tá com a vida tão corrida que não está conseguindo curtir os momentos de lazer. Então, o melhor a se fazer é deixar o calhamaço de lado. Fazer as coisas que te agradam e, futuramente, quando se sentir confortável, retomar/iniciar a leitura.


Quando a gente briga para terminar uma leitura, a gente não lê o livro de verdade. A gente não consegue assimilar a história e seus detalhes, o que era para ser momentos de prazer torna-se mais uma obrigação. Definitivamente, esse não é o propósito da leitura.


E não tenha vergonha, muita gente tenta uma, duas vezes até concluir seus primeiros calhamaços. Só com o tempo a gente adquire as artimanhas para uma leitura mais densa.

Conheça os meus livros (não, não tem calhamaços. Por enquanto)

Após essas dicas, tenho certeza que você já está se enchendo de coragem para encarar uns calhamaços de 900 páginas ou até mais. Mas antes de se aventurar, quero fazer um convite para desfrutar um pouco da literatura nacional e independente.


Conheça os meus livros e acrescente à sua lista de leitura. São 4 livros publicados e tem para todos os gostos. Tem distopia young adult, tem ficção científica, tem minicontos e até uma seleção de frases para nos fazer pensar!


E tem o meu
mais novo lançamento: Terraço. Um conto sobre sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico. Confira e adquira já os seus livros!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 10 mai., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: