Juliano Loureiro • jun. 12, 2023

Compartilhe este artigo:

Em um mundo inundado por informações de todos os tipos, a habilidade de ler com compreensão torna-se uma ferramenta indispensável (e diria que até rara). 


Os livros, como portadores de conhecimento e histórias fascinantes, oferecem experiências únicas para expandir nossos horizontes e mergulhar em mundos desconhecidos. No entanto, a simples passagem dos olhos pelas palavras nem sempre é suficiente para absorver verdadeiramente o conteúdo. 


Ler com entendimento requer habilidades e técnicas que permitem decifrar, analisar e sintetizar o que está escrito nas páginas. 


Por isso,
preparei uma série de dicas valiosas para aprimorar sua capacidade de ler e compreender. Através dessas estratégias, você estará pronto não apenas para absorver o conteúdo, mas também para dialogar com as ideias do autor e aplicar o conhecimento adquirido em sua jornada pessoal. 


Preparado para desvendar os mistérios por trás de uma leitura profunda? Então, boa leitura.

1. Resumos: tática preferida da maioria dos leitores

Essa dica costuma ser infalível e serve para todos os tipos de leitura, seja estudo ou diversão.


À medida que você for avançando, crie um resumo que ajude a recordar o que foi lido até então. E aí, não é um resumo no sentido mais literal, daquele estilo copia e cola algumas partes, mas sim de sua compreensão. Para quem está estudando é ainda melhor para mensurar a capacidade de entendimento.


Alguns aplicativos (pelo menos no Skoob, que utilizo) permitem você salvar o histórico de leitura e adicionar as suas observações, então, por que não ir resumindo?

2. Faça anotações/marcações no próprio livro. Físico ou digital

Alguns anos atrás, esta dica serviria apenas para os leitores de livros impressos. Ah…e antes que comece o debate “ah…não pode rabiscar o livro….escrever no livro? Tá doido?”, calma. Cada um tem o seu hábito de leitura, se o livro é seu, o que faz com ele diz respeito só a você, correto?


Pois bem, às vezes a leitura tá numa dinâmica acelerada, ou exigindo concentração acima de 100% que parar não é uma opção, circule as palavras principais, grife as sentenças mais importantes, marque páginas com post it e, quando tiver mais tranquilo, volte às marcações.


Uma dica é fazer anotações pequenas, para não perder o foco, e retornar depois, as consultando para fazer seus resumos (dica 1).


No Kindle, é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Você pode somente destacar um trecho, como também pode inserir uma “nota”. Fica tudo salvo na nuvem e você pode consultar depois, na própria biblioteca do dispositivo ou enviar tudo para o seu e-mail. Legal demais, não é?

3. Trace um plano de leitura. Organize-se

Ao elaborar um plano de leitura, estamos falando muito mais do que dividir o número de páginas por dias. Mas sim de uma organização do seu dia e do momento somente com o livro.


Estabeleça um horário de leitura, preferencialmente um período do dia que você esteja totalmente “ligado”, sem cansaço mental ou aquela preguiça do despertar. Atenção, não existe a hora certa de ler, se você acha que assimila melhor, tem mais concentração pela manhã ou madrugada, sem problemas.


A escolha do momento de leitura inclui também aquela hora que você consegue se desprender das distrações como celulares, redes sociais, televisão, o vizinho e sua makita etc.


E, claro, você pode estabelecer um limite de páginas lidas por dia/hora. Estabeleça um limite de leitura que não comprometa o esforço mental e a capacidade de compreensão. Por isso, atenção à próxima dica.

4. Leia no seu ritmo. E ele pode sim variar a cada dia

Totalmente complementar à dica anterior, respeitar o seu bem-estar diário é fundamental para o aprendizado com a leitura.


Tentar cumprir o estabelecido é tão importante quanto saber o momento de dar uma pausa. Lembre-se que a leitura é uma atividade individual, então você tem uma certa liberdade para diminuir (ou até aumentar) o ritmo em um dia.


Dormiu mal a noite anterior, acordou com dor de cabeça, enxaqueca.... ninguém consegue ler e compreender em situações adversas.

5. Ler mais de um livro por vez. Sim, acredite

Por mais contraditória que possa parecer essa dica, ela funciona bem e muita gente adota tal prática. Não é uma dica que “logo de cara” você perceba uma diferença, mas vale a experiência. Ah! E é uma das melhores dicas para leituras de estudo.


Ao ler dois, três livros sobre uma mesma temática, automaticamente, você pratica a revisão dos conteúdos. Isso porque os livros têm a sua própria linguagem, os escritores têm formas diferentes de se expressar. 


Então, as leituras se complementam e, consequentemente, você consegue entender e compreender cada um dos livros.


E no caso de leituras por diversão, essa dica funciona?


Acredito que sim. Vamos supor que você está com um livro grande para ler, ou com uma narrativa mais lenta. Alternar as leituras pode dar um “alívio” ao seu cérebro, evita um desgaste. Assim, é capaz de você concluir 2 leituras e com total compreensão do que foi lido!

6. Procure por resenhas. Leia o livro “por fora dele”

A sexta dica tem a vantagem de poder ser utilizada antes ou depois da leitura. Você pode procurar por resenhas antes de começar um livro, para saber mais ou menos o que esperar do seu conteúdo. Obviamente, em caso de leituras por diversão, tenha cuidado com os spoilers.


Mas aí você quer ter certeza do que entendeu? Assistir vídeos ou ler resenhas e reviews dos livros podem servir de parâmetro para a sua compreensão


O ponto que vale ressaltar é as resenhas serem sempre feitas do ponto de vista de quem leu, ou seja, uma compreensão individual. E é aquela conversa de sempre, a leitura é uma experiência exclusiva do leitor, então, nem sempre as percepções serão as mesmas. Salva exceção em casos de estudos, obviamente.

7. Compartilhe a sua leitura

Esta sétima dica pode ser complementar à segunda. Além de fazer suas anotações, que tal compartilhar as suas ideias e percepções do que está lendo? Claro que quanto mais compreensão, mais compartilhamento.


A ideia de passar o conhecimento adiante auxílio o cérebro na assimilação do conteúdo, afinal, você não consegue passar para frente o que não aprendeu ou entendeu. Aliás, existe uma máxima de que a melhor forma de aprender é compartilhando o conhecimento.


Todas essas dicas são sugestões para facilitar a sua assimilação de leitura, não são regras e nem padrões. A leitura é antes de tudo uma experiência particular, cabe você encontrar as melhores maneiras de compreender o que está lendo.


Eu, particularmente, tenho alguns outros truques:


  • Escrever ao mesmo tempo que leio. Para mim, ajuda muito mais na assimilação e memorização do que estou, principalmente, estudando;
  • ler em voz alta. Uso essa tática até mesmo em leituras de hobby. Quando acho que um determinado trecho está muito confuso, leio em voz alta para trabalhar mais de um sentido (visão e audição);
  • nunca interromper uma leitura em meio a um capítulo. Para isso, antes de começar um livro, identifico a sua divisão e deixo sempre alguns “pontos” de parada. Isso me ajuda a não perder “o fio da meada”. Essa dica é bem complementar às dicas 3 e 4.


Espero que com essas 10 dicas, você encontre o seu jeito de ler e entender qualquer livro. Compartilhe com a gente quais truques você utiliza para compreender realmente o que está lendo.

Venha para o YouTube conversar comigo

Ah! E você quer conversar mais sobre leituras, literatura e tudo que envolve o mundo mágico das palavras e livros? Eu tenho um convite especial.


Conheça o meu canal no YouTube e descubra um novo espaço para gente trocar uma ideia. Inscreva-se e não perca nenhum conteúdo, garanto que você vai curtir nossas conversas literárias!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: