Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 20 de setembro de 2021

Compartilhe este artigo:

Publicar um livro não está mais restrito às grandes editoras. Há algum tempo existem empresas, plataformas e ferramentas que permitem  ao autor publicar o seu livro. Mas ainda há confusão quanto às diferentes formas de publicação independente.


O autor pode optar por contratar uma editora ou fazer sozinho todos os processos editoriais. E é justamente sobre este tema que falaremos no texto de hoje. Se pretende escrever e publicar um livro, este conteúdo é para você. Boa leitura!

Primeiro, quais são as semelhanças?

Publicar um livro de forma independente via editoras a autopublicação possuem algumas semelhanças, como:


  • possibilidade de realização da publicação sem depender de uma aprovação prévia de um editor ou agente literário;
  • independência para conduzir as etapas de publicação;
  • liberdade criativa em todas as etapas;
  • controle da distribuição e das vendas;
  • royalties 100% ficam com o autor;
  • necessidade de investimento financeiro prévio.

Principais diferenças entre a autopublicação e a publicação independente via editoras

Apesar das semelhanças, há grandes diferenças entre esses dois tipos de publicações. Abaixo explico quais são, veja:

Execução das etapas de publicação

Quando se publica um livro através de uma editora para autores independentes, toda (ou grande parte) da execução das atividades como revisão textual, diagramação, ISBN e ficha catalográfica é de responsabilidade de editora.


No caso da autopublicação, todas as etapas são executadas pelo autor e/ou profissional freelancer contratado.

Gestão e contratação de pessoas

A editora é uma empresa e possui quadro próprio de funcionários para gerir as atividades. No caso da autopublicação, o autor é responsável por contratar e gerir um possível profissional freelancer ou uma gráfica para impressão dos livros.

Gestão das plataformas de publicação

Quando se contrata uma editora para publicação independente, geralmente é dada ao autor a escolha de quem vai gerir as plataformas de publicação, como o KDP e a Google Play Books. A editora pode realizar todos os procedimentos e informar ao autor como andam as vendas.


Em contrapartida, na autopublicação cabe ao autor cadastrar nas plataformas e publicar o livro. Também cabe a ele acompanhar as vendas e demais métricas.

Parcerias com lojas e livrarias

Grande parte das editoras possuem parcerias com lojas e livrarias para venda de livros, o que pode ser um ótimo caminho para os autores que estão começando no mercado do livro e ainda não tem portas abertas com estes estabelecimentos.


Quando se opta pela autopublicação, o caminho de entrada em lojas e livrarias fica mais restrito e, portanto, cabe ao autor buscar outras formas de vender o seu livro.

Considerações finais

Ambas opções são interessantes para o autor e cabe a ele decidir qual se adequa melhor à sua necessidade de momento. Independente da escolha, é importante que o autor acompanhe de perto, etapa por etapa, para que o resultado seja de acordo com o esperado.


Antes de irmos, gostaria de convidar você para conhecer o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG